Governo garante que aumentos no IMI serão em média só de 10%

portugal.gov.pt

Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, nega a subida abrupta nos valores do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Após o anúncio de que a factura podia ter aumentos de 500%, o elemento do governo assegura que os valores são “muito mais baixos”.

Em entrevista à Rádio Renascença, Paulo Núncio refere que os anunciados aumentos de 500% são “claramente desproporcionados”, frisando que os valores rondarão em média um acréscimo de 10%.

“Os números que têm sido apresentados na comunicação social não fazem nenhum sentido”, atira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, realçando que os valores são “muitíssimo diferentes e muito mais baixos dos que têm sido referidos”.

Paulo Núncio destaca também nesta entrevista que a isenção do IMI abrange “350 mil famílias de menores recursos deixarão de pagar este imposto de forma permanente”. “Estão abrangidas famílias do primeiro escalão do IRS [rendimentos até sete mil euros] e que tenham casas avaliadas até 66 mil euros”, explica o governante na Renascença.

O secretário de Estado afiança também que “há ainda um milhão de famílias com baixos rendimentos – enquadradas no 1º escalão do IRS, ou seja, com rendimentos até sete mil euros – que beneficiam de uma cláusula de salvaguarda especial, não podendo ver o imposto crescer mais de 75 euros por ano”.

Para calcular o valor que terá que pagar, consulte o Valor Patrimonial Tributário do seu imóvel na secção “Dados de Avaliação” presente na caderneta predial através do Portal das Finanças (Património > Imóveis > Património Predial > Caderneta) e multiplique-o pela taxa de IMI no seu concelho.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu particularmente não posso acreditar neste sujeito pois enviei-lhe uma carta à cerca de 2 anos e ele até agora não me respondeu. Anda muito ocupada a pensar como nos há-de roubar. É isso que eles sabem fazer. Veja-se: todos os ministérios funcionam mal, excepto o das finanças pois como cobradores eles são exímios. Vivemos num tempo em que os nossos des (governantes) são uma casta de medíocres.

  2. há certos governantes que deviam ter vergonha, mas não tem; um cidadão comum desvia porque tem um salário de miséria!. Porque é obrigado para poder face á vida.
    Mas o verdadeiro ladrão usa colarinho branco e faz parte da lista vipe do fisco, como o resto da sua comandita do governo começando pelo seus superiores.
    Este secretário de Estado que está ligado ás finanças devia estar na prisão, este senhor anda a roubar os portugueses até não poder mais, é ele que dá ordem da lista vipe; tem toda colaboração da ministra das finanças do Primeiro ministro e ainda do Aníbal Cavaco.
    Isto é um Governo de Palhaços e de corruptos.

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …