Governo em “estado de alerta” com “Coletes Amarelos” portugueses

Sebastien Nogier / EPA

Protesto dos “Coletes Amarelos” no sul de França

O Governo está em “estado de alerta” com a manifestação da próxima sexta-feira, sob o lema “Vamos Parar Portugal” e inspirada nos “Coletes Amarelos” franceses.

Ao Público, um membro do Governo admitiu a sua preocupação com a possibilidade de os protestos desta sexta-feira virem a ter uma adesão significativa, nomeadamente na sequência dos protestos dos “Coletes Amarelos” franceses e com a consequente resposta de Emmanuel Macron.

Na prática, o Governo português receia que o facto de o Presidente francês ter cedido a algumas reivindicações dos manifestantes, como aumentar em 100 euros o salário mínimo, possa, eventualmente, levar os portugueses a acharem que vale a pena sair à rua e protestarem, devido ao exemplo do Governo francês que cedeu sob pressão.

Além disso, o Governo teme que a manifestação (independente dos partidos) seja infiltrada por movimentos extremistas e por criminosos comuns e que estes provoquem desacatos, destruição e pilhagens.

As forças policiais têm revelado nos últimos dias algumas informações sobre medidas de segurança que serão adotadas na próxima sexta-feira, um dia de manifestações que a PSP acredita ser “de grande dimensão”.

Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), adiantou que todas as folgas e créditos horários dos agentes foram suspensos no dia 21, de forma a conseguir ter espalhado por todo país um efetivo de cerca de 20 mil agentes.

“Vamos ter manifestações de grande dimensão em todo o país e mandam as regras do bom senso ter pessoal operacional”, disse à Lusa o porta-voz da Direção Nacional da PSP, intendente Alexandre Coimbra, na passada sexta-feira.

Esta segunda-feira, a direção nacional da PSP emitiu um comunicado em que adianta estar a preparar um “dispositivo adequado” para sexta-feira, e no qual apela ao respeito pela lei. Além disso, lembra aos promotores das manifestações que “têm de comunicar aos presidentes das câmaras municipais, por escrito e com a antecedência mínima de dois dias úteis, a intenção de realizar a manifestação”.

A PSP apela ainda “a todos os cidadãos que decidam exercer o seu direito de manifestação, que o façam de forma pacífica e em respeito pela lei”.

No apelo inicial do protesto “Vamos Parar Portugal”, os promotores pedem manifestações sem violência, “de forma humana e civilizada” e com “respeito, sem xenofobia e racismo”.

“Somos um dos países que recebe menos e paga mais imposto etc, etc e ficamos caladinhos como sempre. Temos países a receber o dobro de nós, assim que existe algo que não agrade, reclamam, exigem, protestam até serem ouvidos. E nós portugueses? Chega, vamos dizer basta ao aumento de combustíveis, portagens e tudo o resto que está mal”, refere a convocatória inicial.

“Percebam uma coisa, isto não é nenhuma manifestação. Isso já se fazem 200 por ano e nada. Isto é um bloqueio! Protesto! Revolta do povo unido até o povo ser ouvido! Não somos nenhum partido político, nem algo do género. Apenas somos o povo português, que quer um país mais justo”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Espero que seja seja um sucesso; Portugal bem precisa de um abanão nesta sórdida oligarquia de interesses que se encontra instalada de forma sistémica.
    E pelo menos 20 mil vão estar na rua, os gajos do cassetete lolololol

    • Ummm, estive a colher mais informação sobre o assunto e parece que quem está por detrás disto são grupelhos de extrema-direita, totalmente o oposto do movimento iniciado em França. Numa das páginas do evento, entretanto apagada, teciam elogios a Bolsonaro, Salazar, propunham o aumento do IVA para a cultura (estilo general sul-americano que assim que ouvia falar em cultura ia logo buscar a espingarda), assim como outras coisas sem sentido e irrealizáveis. Cuidado portanto, não nos deixemos ser instrumentalizados por algo que não é bem aquilo que parece.

  2. O governo que não ganhou eleições com ministros do governo socialista que levou o pais a banca rota.. Governa.se…nós povo continuamos a pagar ainda impostos maiores do que no tempo da troika…Exemplo. Iva na eletricidade 6% para 23% Quando é revertido..a troika já não CA está…. Ha muitos motivos para protestar

RESPONDER

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …