Governo espera receber 9 mil milhões de euros dos bancos até 2020

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Programa de Estabilidade apresentado pelo governo prevê uma devolução de valores na ordem dos 9 mil milhões de euros, em garantias prestadas pelo Estado aos Bancos, até 2020.

Só do ex-BPN, o Ministério das Finanças conta receber “um total de 2705 milhões de euros dos dois fundos que gerem os activos problemáticos” da instituição”, revela o Dinheiro Vivo.

Já neste ano de 2016, as contas públicas contam com a devolução de 356 milhões daqueles dois Fundos, de acordo com a mesma fonte.

No caso do Novo Banco (que tem uma garantia do Estado de 3500 milhões), o governo conta com “o reembolso de mil milhões durante 2016” e o resto “até Fevereiro de 2017”, destaca ainda a publicação.

A dívida garantida pelo Estado ao Novo Banco, BPI, CGD, BES e BCP ascendia, no final do ano passado, a 6300 milhões de euros. Além do Novo Banco, as restantes instituições financeiras também vão ressarcir os cofres públicos na totalidade das garantias prestadas até 2020.

Esse é, pelo menos, o plano, conforme se estipula no Programa de Estabilidade, e, caso seja cumprido, será uma ajuda essencial para o equilíbrio das contas de Mário Centeno, ministro das Finanças.

O Dinheiro Vivo apurou que o Estado injectou no ex-BPN, em outros Bancos, em empresas públicas e nas Regiões Autónomas um total de 22,8 mil milhões de euros, até ao final de 2015.

Daqui a cinco anos, conforme estipula o Programa de Estabilidade, o Estado espera ter a haver apenas 9.597 milhões de euros, ou seja, uma redução de 42% – significativa, mas ainda assim arriscada para as contas públicas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo só prevendo a recuperação de menos de 50% do dinheiro “despejado” nestes bancos o Governo ainda receia que os bancos não paguem esta pequena parte prevista.
    Será que a Justiça Tributária não consegue penhorar nada a estes prevaricadores?Nem metê-los “MESMO” na cadeia?É que mais de 10 anos a fazer de conta que os estão a julgar é já tempo a mais e o “circo” tem de acabar.

RESPONDER

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …