Governo espera receber 9 mil milhões de euros dos bancos até 2020

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Programa de Estabilidade apresentado pelo governo prevê uma devolução de valores na ordem dos 9 mil milhões de euros, em garantias prestadas pelo Estado aos Bancos, até 2020.

Só do ex-BPN, o Ministério das Finanças conta receber “um total de 2705 milhões de euros dos dois fundos que gerem os activos problemáticos” da instituição”, revela o Dinheiro Vivo.

Já neste ano de 2016, as contas públicas contam com a devolução de 356 milhões daqueles dois Fundos, de acordo com a mesma fonte.

No caso do Novo Banco (que tem uma garantia do Estado de 3500 milhões), o governo conta com “o reembolso de mil milhões durante 2016” e o resto “até Fevereiro de 2017”, destaca ainda a publicação.

A dívida garantida pelo Estado ao Novo Banco, BPI, CGD, BES e BCP ascendia, no final do ano passado, a 6300 milhões de euros. Além do Novo Banco, as restantes instituições financeiras também vão ressarcir os cofres públicos na totalidade das garantias prestadas até 2020.

Esse é, pelo menos, o plano, conforme se estipula no Programa de Estabilidade, e, caso seja cumprido, será uma ajuda essencial para o equilíbrio das contas de Mário Centeno, ministro das Finanças.

O Dinheiro Vivo apurou que o Estado injectou no ex-BPN, em outros Bancos, em empresas públicas e nas Regiões Autónomas um total de 22,8 mil milhões de euros, até ao final de 2015.

Daqui a cinco anos, conforme estipula o Programa de Estabilidade, o Estado espera ter a haver apenas 9.597 milhões de euros, ou seja, uma redução de 42% – significativa, mas ainda assim arriscada para as contas públicas.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo só prevendo a recuperação de menos de 50% do dinheiro “despejado” nestes bancos o Governo ainda receia que os bancos não paguem esta pequena parte prevista.
    Será que a Justiça Tributária não consegue penhorar nada a estes prevaricadores?Nem metê-los “MESMO” na cadeia?É que mais de 10 anos a fazer de conta que os estão a julgar é já tempo a mais e o “circo” tem de acabar.

RESPONDER

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …