Governo ordena “encerramento compulsivo” do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria

José Sena Goulão / Lusa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Manuel Heitor

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, determinou o “encerramento compulsivo” do Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria, instituição privada detida pelo grupo Lusófona, que deverá fechar portas até ao fim do ano letivo de 2021/2022.

De acordo com o ECO, esta decisão – publicada esta segunda-feira em Diário da República – “determina o encerramento compulsivo do ISLA – Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria”, após “avaliação institucional gravemente negativa” que “constitui causa de encerramento compulsivo de instituições de ensino superior”.

“Na sequência do processo de avaliação institucional desenvolvido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)”, em dezembro, foi “determinada a sua não acreditação, em concordância com a recomendação e a fundamentação da Comissão de Avaliação Externa que avaliou a instituição”, lê-se no despacho.

Assim, foi “interposta providência cautelar” que acabou por ter “um efeito gerador de suspensão” do “encerramento compulsivo” do ISLA, decisão considerada “improcedente” pela justiça. Agora foi determinado o encerramento no próximo ano letivo, possibilitando “aos estudantes atualmente inscritos a conclusão dos respetivos ciclos de estudo”.

“Deve ser desenvolvida uma ação conjunta entre a Direção-Geral do Ensino Superior e a Inspeção-Geral da Educação e Ciência para acompanhamento das medidas de organização e conservação da documentação fundamental do ISLA”, visando também “verificar as eventuais condições de manutenção daquela documentação por parte da entidade instituidora”, conclui o despacho.

O ISLA tinha em dezembro uma centena de alunos e um corpo docente com 30 elementos, segundo o Região de Leiria.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …

Do gesto altruísta à "bomba" que deixaria Scholes orgulhoso. Bruno Fernandes brilha na Champions

Bruno Fernandes esteve em destaque ao serviço do Manchester United em noite de Liga dos Campeões. O português marcou um golaço e teve oportunidade de fazer o hat-trick, mas ofereceu o penálti. Num grupo H ainda …

Sucessivos adiamentos e conversas de backstage entre PS e PCP. As medidas encalhadas vão hoje à prova de fogo

As negociações entre PS e PCP continuam, mesmo enquanto decorrem as votações do Orçamento do Estado para 2021. Os ex-parceiros de geringonça estão a adiar sistematicamente a votação de algumas propostas desde sexta-feira - mas …

Inspeção atrasa viagem do FC Porto para Marselha. FC Porto culpa o Estado

Uma inspeção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na zona VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, atrasou em uma hora a viagem da equipa do FC Porto para Marselha, onde vai jogar …

É impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos em poucos meses

O presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos alerta que é impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos até 31 de março. O Parlamento aprovou duas propostas para criar mais 400 camas …

De Wuhan a Santa Maria da Feira. Crise não abala a Louis Vuitton que reforça aposta no "made in Portugal"

A marca de luxo Louis Vuitton reforçou o seu investimento em Portugal, com a abertura de mais uma fábrica para a produção de componentes de sapatos em Santa Maria da Feira. A empresa mantém a …

Piqué deve parar entre quatro e cinco meses. Koeman revelou extensão da lesão a treinador adversário

Gerard Piqué deverá ficar afastado dos relvados durante quatro a cinco meses, depois de ter sofrido uma entorse de grau 3 no ligamento lateral interno do joelho direito e uma rotura parcial do ligamento cruzado …