/

Governo do Líbano demite-se em bloco

Wael Hamzeh / EPA

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan.

Falando aos jornalistas após uma reunião do executivo, Hamad Hassan disse que todo os membros do Governo apresentaram a demissão.

Hamad Hassan acrescentou que Diab vai dirigir-se ao Palácio Presidencial para “entregar a resignação, em nome de todos os ministros”. Trata-se, tal como refere o semanário Expresso, de uma demissão em bloco do Executivo libanês.

A agência Associated Press, citada pelo mesmo jornal, recorda que o gabinete de ministros tinha agendada uma reunião na tarde desta segunda-feira e os rumores de que o Governo poderia abdicar em massa já circulavam na noite de domingo.

Os rumores são agora por ser confirmados: os ministros vão continuar a exercer funções em cargos interinos, até uma solução definitiva (através de eleições) ser alcançada.

A ministra da Informação libanesa, Manal Abdel Samad, e o ministro do Ambiente, Damianos Kattar, foram os primeiros a pedir demissão do Executivo, ainda este domingo, antes de ser anunciada a demissão em bloco do Governo.

A demissão do executivo está relacionada com as explosões no passado dia 4 no porto de Beirute, que provocaram pelo menos 158 mortos e cerca de 6.000 feridos, e ainda na sequência das acusações de corrupção que levaram a uma crise económica sem precedentes e também à má gestão da pandemia de covid-19.

A explosão que, segundo o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, aconteceu num armazém onde estavam 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas sem medidas “cautelares”, criou uma cratera com 43 metros de profundidade, segundo avaliações feitas por especialistas franceses em pirotecnia enviados para o local.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.