Ministério do Ambiente vai depositar lamas do Tejo em área protegida

Paulo Cunha / Lusa

O Ministério do Ambiente vai tomar posse de um terreno numa área protegida para depositar lamas do rio Tejo e pagar uma indemnização de mais de 37 mil euros à proprietária.

O Ministério do Ambiente vai mesmo tomar posse de um terreno na área protegida do Monumento Natural das Portas de Ródão para depositar e tratar as lamas que vão ser retiradas do fundo do Tejo, na megaoperação da limpeza do rio, avança o Público.

Após uma falhada tentativa de acordo com a dona deste antigo terreno, em Vila Velha de Ródão, o Ministério do Ambiente vai ter de lhe pagar uma indemnização de mais de 37 mil euros e repor integralmente as condições da área ocupada – cerca de um hectare – assim que a limpeza termine.

A requisição deste terreno já tinha luz verde, depois de o Conselho de Ministros ter declarado que a sua utilização era de interesse publico e nacional. A requisição oficiosa foi publicada em Diário da República na passada quinta-feira e segure-se agora a notificação da proprietária e a tomada de posse do terreno para que a operação de limpeza avance.

Segundo a tutela, os trabalhos devem começar já na segunda quinzena de abril com a montagem do estaleiro, iniciando-se a remoção das lamas um mês depois.

O ministério encara esta solução como uma “via alternativa”, depois de ter saído “frustrada a tentativa de acordo” com a proprietária. As conversações iniciaram em fevereiro, altura em que Raquel Batista Lopes, filha da dona do terreno de cinco hectares, contestou a ocupação, afirmando ao Público que se impõe a “preservação ambiental“.

A posição de Raquel Batista Lopes vai assim ao encontro das críticas já feitas pelas associações ambientalistas Quercus e Zero.

O Monumento Natural das Portas de Rodão foi classificado em 2009. No seu decreto regulamentar lê-se que, dentro dos limites desta área protegida, não pode haver alterações “da morfologia do solo e do coberto vegetal”, estando igualmente proibida a “deposição ou vazamento de resíduos”.

A engenheira florestal enviou cartas a várias autoridades do Ambiente a denunciar aquilo que classifica como o “culminar de uma postura de privilégio das indústrias de celulose”. Raquel Lopes defende que as lamas deviam ser colocadas num terreno fora da área protegida, nomeadamente em propriedades das empresas de celulose.

A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) não é da mesma opinião, já que considera o terreno em causa “ideal” por ser afastado das habitações e garantir as condições operacionais necessárias.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo que tecnicos temos neste pais e que governo é este que se permita a este tipo de arrogancia. Uma area considerada protegida, não me venham dizer que é o unico local de Portugal onde podem colocar as lamas.
    O que vai acontecer… coocam lá as lamas e vão ficar por lá para sempre. Expliquem-me como se eu fosse muito parvo, qual é a necessidade de se estar a criar uma solução provisória, não teria cabimento estar a resolver tudo agora, com um pouco de planeamento e vontade seria possivel. Qual é o intresse disto tudo, para já estou a ver 3 custos desnecessários. Haja paciencia

  2. Parece-me que isto não passará de propaganda. É só o que esta geringonça sabe fazer. Não se esqueçam de depositar também lama do kù!!!

  3. E que tal resolverem o problema na fonte? Fecharem as Celuloses até estas estarem devidamente licenciadas? Onde estão as associações ambientalistas, pan e vá lá os verdes ao lado do Guardião do Tejo? Este ministro já devia ter sido demitido há muito…não passa de um lobista! Não está a salvaguardar os interesses de todos nós, só está interessado em limpar a m**da que as celuloses fazem!

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …