Governo cria estágios para desempregados maiores de 30 anos

portugal.gov

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares

Vem aí um novo programa de estágios para desempregados de longa duração com mais de 30 anos de idade. A medida está a ser preparada pelo governo e já acolhe as críticas das centrais sindicais.

Esta nova bolsa de estágios destina-se a candidatos com mais de 30 anos que estejam desempregados há mais de um ano.

Este programa, denominado “Reativar”, de acordo com a imprensa desta terça-feira, propõe estágios de seis meses com uma bolsa de remuneração entre os 419 e os 692 euros brutos, subsídio de alimentação e, nalgumas circunstâncias, ainda subsídio de transporte.

Os candidatos podem também ser emigrantes de volta a Portugal, caso estejam inscritos nos centros de emprego de outros países.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai comparticipa 65% do valor da bolsa, ficando o restante a cargo das empresas. Mas, em determinadas situações, essa comparticipação pode subir, nomeadamente quando os estagiários tenham mais de 45 anos, estejam desempregados há mais de dois anos ou sejam vítimas de violência doméstica. Nestes casos, o IEFP suporta 80% dos custos.

A comparticipação do IEFP pode ainda aumentar caso as empresas onde se realizem os estágios tenham menos de 12 empregados e estejam a candidadatar-se, pela primeira vez, a uma bolsa de estágios.

A medida governamental em preparação merece já a crítica das centrais sindicais.

Pela parte da CGTP, Arménio Carlos diz na TSF que esta bolsa de estágios “só serve para manipular números em ano de eleições”. O sindicalista refere ainda que o programa vai motivar as empresas a terem “empregados de seis meses em vez de trabalhadores permanentes”.

Na UGT, Luís Correia considera que “a medida é pontual e não resolve o problema de fundo”, cita a TSF.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu pensava que o estagio era dirigido a quem tendo uma formação profissional ou academica, necessitasse de ter alguma experiencia para ingressar no mercado de trabalho.
    Isto cheira-me dar estagio a um desempregado de longa duração é dar-lhe certificação para continuar desempregado por muito mais tempo,e apesar de não gostar do Arménio, sou obrigado a dar-lhe razão

  2. Mais uma medida para conquistar votos em ano de eleições, apresentar resultados falsos afirmando que o desemprego desceu vertiginosamente durante o seu mandato, sendo uma medida que em nada vai melhorar a vida dos portugueses. Haverá, eventualmente, algum aproveitamento por parte de algumas empresas que conseguirão, quase a custo zero, trabalho de profissionais muitas das vezes com formação superior, que no final do dito estágio ficarão novamente desempregados, a ganhar zero e com uma frustração 6 vezes maior do que antes…

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …