Governo quer creches e jardins de infância em quartéis para ter mais mulheres militares

Paulo Novais / Lusa

O objetivo do Ministério da Defesa é aumentar o número de militares nas Forças Armadas, incluindo mulheres. Para isso, uma das medidas propostas passa pela criação, até 2021, de creches nas unidades militares.

O Ministério da Defesa está a ponderar incluir no conjunto de medidas do Plano Setorial para a Igualdade da Defesa Nacional (2019-2021) a criação de creches e jardins de infância em unidades militares, serviços centrais e ramos das Forças Armadas.

Segundo a edição desta quarta-feira do jornal Público, o objetivo é aumentar o número de militares nas Forças Armadas, incluindo mulheres.

O gabinete de João Gomes Cravinho explicou ao diário que “os organismos envolvidos estão a avaliar como a irão implementar” esta normal, que tem “subjacente a ideia de criação de espaços de apoio à infância que contribuam para a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar”.

No documento que contem as propostas do ministro para o plano rumo à igualdade no setor consta a criação de “creches e jardins de infância, serviços de apoio à monoparentalidade, salas de estar equipadas com entretenimento para crianças, ocupação de tempos livres, entre outros”.

De acordo com os números facultados pelo Governo, há 20% de mulheres no total de militares, civis e militarizados das Forças Armadas, havendo uma maior discrepância entre  pessoal militares do que entre o pessoal civil. Enquanto que entre os civis há 58% de mulheres e 42% de homens, no plano militar a percentagem de mulheres cai para 12%.

Além desta, o Plano Setorial para a Igualdade da Defesa Nacional inclui mais 29 medidas, propondo-se, por exemplo, a criação da figura de Gender Advisor no Estado-Maior-General das Forças Armadas e nos três ramos militares, ou a utilização de linguagem não discriminatória nos documentos oficiais.

No entanto, esta não é uma intenção nova do titular da pasta da Defesa. No passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, João Gomes Cravinho tocou neste mesmo assunto num encontro com militares.

“Sabemos que a vida militar tem especificidades e condicionantes, mas sabemos também que podemos ir bem mais longe do que tem sido feito até agora. Vamos também melhorar as infraestruturas de apoio à parentalidade, entre outras. Estas são questões que são particularmente valorizadas pelas mulheres, devido às tradições da nossa sociedade, mas elas são aqui pensadas para homens e mulheres de igual forma”, afirmou na altura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …