Governo convoca reunião de emergência com os seus administradores da TAP

António Cotrim / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, substitui Pedro Marques

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai reunir-se esta sexta-feira com representantes do Estado no conselho de administração da TAP, escreve o Jornal de Negócios esta sexta-feira. 

De acordo com o diário de economia, em causa está a distribuição de prémios a um grupo de trabalhadores da transportadora área num ano que somou 118 milhões de euros em prejuízos. O Executivo liderado por António Costa não viu a iniciativa com bons olhos, apontando que os administradores da companhia não respeitaram o dever de informação.

O Governo e representantes do Estado no Conselho de Administração da TAP “tomaram conhecimento desta decisão, já consumada com o processamento dos salários referentes ao mês de maio, pela comunicação social”. O procedimento por parte da Comissão Executiva da TAP “constitui uma quebra da relação de confiança entre a Comissão Executiva e o maior acionista da TAP, o Estado português”, apontou a tutela.

O Executivo disse mesm que este caso levou a uma “quebra da relação de confiança entre a Comissão Executiva e o maior acionista da TAP, o Estado português”.

O Governo solicitou a convocatória, com carácter de urgência, de uma reunião do conselho de administração para esclarecer a situação, que foi agendada para hoje.

Os administradores da TAP designados pelo Estado são Miguel Frasquilho (chairman), António Gomes Menezes, Ana Pinho, Bernardo Trindade, Diogo Lacerda Machado e Esmeralda Dourado, segundo escreve o jornal Observador.

Também a oposição mostrou-se descontente com a iniciativa da TAP. O líder social-democrata, Rui Rio, acusou o Governo de querer enganar os portugueses e de fingir a sua indignação quanto ao caos dos prémios na TAP. “O Governo engana os portugueses ao propaganda que está indignado com a atribuição de ‘prémios por prejuízos’ na TAP. Bem sabe que, na indevida altura, abdicou da gestão da empresa. Deu a carne e ficou com os ossos”, escreveu o presidente do PSD no Twitter.

Por sua vez, o Partido Comunista Português considera os prémios “injustos” e “um exemplo da gestão privada da TAP”. O deputado Bruno Dias diz que a gestão privada “continua a prejudicar a companhia aérea nacional que se mantém de enorme importância para o país, a criar riqueza e a ter importância estratégica, apesar dos números publicados”.

Tal como noticiado esta quinta-feira, a TAP decidiu atribuir prémios a 180 trabalhadores, no valor de 1,17 milhões de euros. Dois quadros de topo receberam 110 mil euros. Segundo a companhia, o bónus faz parte de um “programa de mérito”.

A TAP, recorde-sem é detida a 50% pelo Estado português, através da Parpública — mas, por não ultrapassar os 50%, a TAP não pertence ao setor público empresarial do Estado. Sobram 45% da Atlantic Gateway e outros 5% na posse dos funcionários da empresa.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …

Mais três mortes e 291 novos casos de covid-19. Incidência e R(t) subiram

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 291 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 291 novos …

O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell

Morreu com covid-19 o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell

O ex-secretário de Estado do ex-Presidente George W. Bush morreu, aos 84 anos, devido a "complicações de covid-19", anunciou a família, esta segunda-feira. "O general Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e presidente da …

Facebook quer criar 10.000 novos empregos na UE nos próximos cinco anos

Projeto que a gigante norte-americana quer criar em solo europeu consiste num metauniverso, um espaço virtual que permite a reunião de pessoas que não estão juntas fisicamente, com recurso a realidade virtual e aumentada. O Facebook …