Governo comprou software para controlar o SIRESP em 2015 mas nunca o usou

Nuno André Ferreira / Lusa

Helicóptero Kamov Ka-32A-11BC da frota da Protecção Civil no combate a um incêndio

“Software” que permitia monitorização em tempo real da cobertura da rede pela Proteção Civil por estar nas mãos do Ministério da Administração Interna.

A 11 de agosto, a Autoridade Nacional de Proteção Civi (ANPC) dirigia um ofício ao então secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, no qual pedia que as licenças de cliente Traces fossem “entregues de imediato ao seu proprietário, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, para melhor monitorização e resposta do SIRESP”.

Segundo o Público, apesar de o software Traces ter sido adquirido pelo Governo em 2015, este nunca chegou a ser utilizado pelo principal cliente e comprador, a ANPC, por não lhe ter sido entregue pela Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) a licença de utilização.

O uso deste software “habilitaria o comandante das operações de socorro de qualquer teatro de operações a ter informação fidedigna acerca da cobertura da rede SIRESP e de outra redes convencionais na zona”, permitindo, por exemplo, a escolha do local do posto de comando”, informa Joaquim Leitão, à data presidente da ANPC.

Em resposta ao jornal, a ANPC confirma que o Traces “nunca foi utilizado” e que “até à presente data, as referidas licenças não se encontram na ANPC”.

De acordo com Joaquim Leitão, terão sido as críticas feitas à Proteção Civil, aquando do incêndio de Pedrógão Grande, que motivaram o pedido feito em Agosto para que as licenças devidas fossem entregues àquela autoridade, já que há “decisões operacionais nos teatros de operações” que “têm de ser em cada um dos momentos sustentadas tecnicamente”.

Foi essa valência que levou a ANPC a comprar a aplicação, que consiste em “mapas de cobertura e é destinada a reforçar o serviço da rede SIRESP em situações de emergência”, como se pode ler no contrato de compra do sistema, em maio de 2015.

O software custou 200 mil euros e sete meses depois da sua compra (em maio de 2015), já com o atual Governo em funções, foi assinado o ato de entrega do produto, que viria acompanhado de duas licenças de utilização: uma para a ANPC, outra para a SGMAI. Mas as duas licenças terão ficado nesta última entidade.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Para quê? Como era p/ vigiar o funcionamento dos “amigos” do Costa do Siresp não interessava. Assim ardeu o país, morreram pessoas, destruíram a zona Norte e CEntro e fica tudo como dantes, nesta terra e INERCIOS e de LORPAS.

    • O senhor (ou senhora) tem a noção que a trapalhada acima descrita, foi ainda na altura do Governo Passos/Portas, não tem? Gostava de sabewr então o que raio é que tem o Costa a ver com isto…

  2. Não pode ter sido por intenção, terá sido um desleixo, um processo deixado para acção em “melhores dias”. CULPADO (s) ???
    Já agora, seria interessante saber em que medida este “software” poderia ter contribuído para evitr ou minimizar os ENORMES danos de 2017,

  3. Com tanta noticia para comentar, como o caso da Legionella , em que já morreram duas pessoas, não há comentários fala-se no Siresp já temos comentários. Tenho lido os comentários que aqui são feitos e lamento que em pleno século XXI ainda haja pessoas com mentalidade da pré história são piores que os burros que usam umas pálas nos olhos para só olharem numa direção.
    Desde já aviso que não respondo a provocações, não percam tempo a responder. Tenho direito á minha opinião
    Tenho dito

  4. Como a compra deve ter sido feita pelo anterior governo o actual assim que o recebeu meteu-o na gaveta não viesse ele contaminado com alguma ideia mais avançada!.

    • Boa vaca voadora! Que maneira tão inteligente de ver (?) as coisas. O governo anterior faz merd… Pois, claro; está visto! Foi tudo culpa do governo… seguinte! Uma filosofia muito à frente “senhor” (ou “senhora”) vaca voadora.

      • Pois neste caso a sua filosofia é que é muito mais avançada, se se compra software para melhorar as condições de um serviço que já existe e se decide metê-lo na gaveta é muito mais proveitoso para o país quer em dinheiro atirado ao vento quer em melhoramento das condições de comunicação, bem visto da sua parte!.

        • Metê-lo na gaveta? tem toda a razão! O PS terá metido na gaveta, mas… o PSD/CDS também!!! Mal visto da visto pela sua parte.

  5. Eh pá… Afinal não é só o PS que faz merd… Não é só o PS que tem as mãos sujas de sangue com as mortes nos incêndios… Não é só o PS que desperdiça os dinheiro dos contribuintes… Ao menos o PS não se pôs a vender ao desbarato empresas a interesses estrangeiros…

    • Deixem-se de partidarismos…
      Não tem a ver com PS, PSD, CDS, PCP, BE ou quem quer que lá esteja.
      O que interessa é espremer o mais possível a teta do estado para os próprios bolsos, como aquele que em poucos anos “enviou” para a própria empresa contratos de consultoria por ajuste directo num total de 8 milhões…

      A culpa é nossa que votamos neles.

RESPONDER

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …