Governo chinês proíbe notícias sobre os maus resultados no Rio 2016

Esteban Biba / EPA

Sun Yang, medalha de ouro nos 200m livres do Rio 2016

Autoridades chinesas exigiram aos media que foquem mais o espírito patriótico dos atletas do que as suas derrotas, num ano em que a China está a ter uma das piores prestações de sempre nos Jogos Olímpicos.

Os órgãos de censura da China ordenaram aos meios de comunicação do país que não publiquem mais notícias sobre os maus resultados dos seus atletas durante a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, avança a agência Efe.

As autoridades chinesas enviaram uma diretiva aos “media” chineses e publicaram a mesma ordem no site do Ministério que tutela a comunicação social.

“Não informem sobre as derrotas dos atletas olímpicos, informem mais sobre o seu espírito patriótico“, refere a nota.

Esta ordem acontece nos últimos dias do evento desportivo, num ano em que a delegação chinesa teve um dos piores resultados de sempre mas também em que alguns dos atletas não pareceram estar muito preocupados com a rigidez do regime e mostraram a sua personalidade.

Caso disso foi a nadadora Fu Yuanhui, de 20 anos, que se tornou uma das atletas “queridinhas” dos Jogos graças à sua boa disposição e honestidade.

A atleta chinesa deu nas vistas depois de mostrar a sua alegria contagiante ao saber que tinha ganho uma medalha de bronze nos 100 metros costas.

Posteriormente, abriu o debate sobre um dos temas mais tabu no desporto, ao dizer que a prova não lhe tinha corrido bem porque estava menstruada.

“Não acho que tenha nadado muito bem hoje. Sinto que desapontei as minhas colegas de equipa”, disse ao canal de televisão da China, CCTV, pouco depois da prova dos 4×100 metros estafetas.

A minha menstruação veio ontem e sinto-me especialmente cansada. Mas isso não é desculpa, eu não nadei bem o suficiente”, reconheceu.

Enquanto as vitórias passavam despercebidas entre a delegação chinesa, outros episódios mereceram o destaque da imprensa nacional e mundial como, por exemplo, o pedido de casamento feito pelo atleta Qin Kai à sua namorada He Zi quando esta recebia uma medalha.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …