Governo chinês proíbe notícias sobre os maus resultados no Rio 2016

Esteban Biba / EPA

Sun Yang, medalha de ouro nos 200m livres do Rio 2016

Autoridades chinesas exigiram aos media que foquem mais o espírito patriótico dos atletas do que as suas derrotas, num ano em que a China está a ter uma das piores prestações de sempre nos Jogos Olímpicos.

Os órgãos de censura da China ordenaram aos meios de comunicação do país que não publiquem mais notícias sobre os maus resultados dos seus atletas durante a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, avança a agência Efe.

As autoridades chinesas enviaram uma diretiva aos “media” chineses e publicaram a mesma ordem no site do Ministério que tutela a comunicação social.

“Não informem sobre as derrotas dos atletas olímpicos, informem mais sobre o seu espírito patriótico“, refere a nota.

Esta ordem acontece nos últimos dias do evento desportivo, num ano em que a delegação chinesa teve um dos piores resultados de sempre mas também em que alguns dos atletas não pareceram estar muito preocupados com a rigidez do regime e mostraram a sua personalidade.

Caso disso foi a nadadora Fu Yuanhui, de 20 anos, que se tornou uma das atletas “queridinhas” dos Jogos graças à sua boa disposição e honestidade.

A atleta chinesa deu nas vistas depois de mostrar a sua alegria contagiante ao saber que tinha ganho uma medalha de bronze nos 100 metros costas.

Posteriormente, abriu o debate sobre um dos temas mais tabu no desporto, ao dizer que a prova não lhe tinha corrido bem porque estava menstruada.

“Não acho que tenha nadado muito bem hoje. Sinto que desapontei as minhas colegas de equipa”, disse ao canal de televisão da China, CCTV, pouco depois da prova dos 4×100 metros estafetas.

A minha menstruação veio ontem e sinto-me especialmente cansada. Mas isso não é desculpa, eu não nadei bem o suficiente”, reconheceu.

Enquanto as vitórias passavam despercebidas entre a delegação chinesa, outros episódios mereceram o destaque da imprensa nacional e mundial como, por exemplo, o pedido de casamento feito pelo atleta Qin Kai à sua namorada He Zi quando esta recebia uma medalha.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …