China fecha 40% das suas fábricas para voltar a ver as estrelas

zebrapares / Flickr

Poluição em Pequim

A China está a fechar todas as fábricas que violem os padrões de emissão de poluição. Dezenas de milhares de fábricas foram fechadas, num enorme esforço do país para enfrentar os seus catastróficos problemas de poluição.

Cerca de 40% das fábricas da China foram temporariamente encerradas por inspectores de segurança, e os responsáveis por mais de 80.000 fábricas terão que responder por infracções penais relativas a violações dos limites de emissões no ano passado.

A campanha de um mês coincide com o anúncio feito a semana passada, durante o Congresso do Partido Comunista, do plano de reduzir a concentração de partículas perigosas, chamadas PM2.5, dos 47 microgramas por metro cúbico em 2016 para os 35 microgramas até 2035.

“Será muito difícil atingir este objectivo, e precisamos de fazer mais esforços para o alcançar”, afirma o ministro chinês da Protecção Ambiental, Li Ganjie. Os esforços actuais da China para combater a poluição doméstica tiveram início em 2013, quando a nação anunciou 10 medidas para limpar o ar do país, incluindo a redução das emissões de indústrias altamente poluentes em 30% até ao fim de 2017.

Para ajudar a atingir estes objectivos, a China aumentou as inspecções em fábricas e centrais eléctricas nos últimos dois anos, em várias províncias, para garantir que milhares de empresas não violem as leis de emissões.

“Esses inspetores vão às fábricas para inspeções surpresa”, diz o consultor da cadeia de suprimentos Gary Huang, da 80/20 Sourcing. “Eles estão instituindo multas diárias, e, nos casos mais graves, aplicação criminal. As pessoas estão sendo colocadas na prisão”.

Estas acções – que podem acarretar o risco de prejudicar o forte crescimento económico da China, apesar de o governo desmentir – não resultarão apenas em céus mais azuis. Ao reprimir os poluidores, a China espera ter também água mais limpa, uma vasta gama de benefícios ecológicos – e claro, respirar com mais facilidade.

“Para as áreas que sofreram danos ecológicos, os gestores e quadros de topo das empresas serão responsabilizados”, garante o vice-diretor do Escritório do Grupo Líder Central de Assuntos Financeiros e Econômicos do Partido Comunista, Yang Weimin. “O nosso povo poderá ver novamente as estrelas à noite e ouvir os pássaros cantar”.

Em invernos anteriores, as autoridades municipais foram instruídas a encerrar as empresas algumas semanas de cada vez, mas com as metas de 2017 a poucos meses de distância, a China está a fechar os poluidores a uma taxa que Li chama de “sem precedentes”.

“Estas campanhas especiais não são únicas. São um teste a mecanismos de longo prazo”, anunciou Li. “Elas provaram ser eficazes, vamos continuar com estas medidas”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem sido a lei do vale tudo, tomaram no entanto uma boa medida que não era permitido mais do que um filho por casal, parece já terem desistido mas a humanidade terá que se convencer que estamos a ser demais no planeta e que só com um controlo da natalidade se conseguirá inverter a situação além de encontrar cada vez mais formas para evitar a poluição.

RESPONDER

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …