China fecha 40% das suas fábricas para voltar a ver as estrelas

zebrapares / Flickr

Poluição em Pequim

A China está a fechar todas as fábricas que violem os padrões de emissão de poluição. Dezenas de milhares de fábricas foram fechadas, num enorme esforço do país para enfrentar os seus catastróficos problemas de poluição.

Cerca de 40% das fábricas da China foram temporariamente encerradas por inspectores de segurança, e os responsáveis por mais de 80.000 fábricas terão que responder por infracções penais relativas a violações dos limites de emissões no ano passado.

A campanha de um mês coincide com o anúncio feito a semana passada, durante o Congresso do Partido Comunista, do plano de reduzir a concentração de partículas perigosas, chamadas PM2.5, dos 47 microgramas por metro cúbico em 2016 para os 35 microgramas até 2035.

“Será muito difícil atingir este objectivo, e precisamos de fazer mais esforços para o alcançar”, afirma o ministro chinês da Protecção Ambiental, Li Ganjie. Os esforços actuais da China para combater a poluição doméstica tiveram início em 2013, quando a nação anunciou 10 medidas para limpar o ar do país, incluindo a redução das emissões de indústrias altamente poluentes em 30% até ao fim de 2017.

Para ajudar a atingir estes objectivos, a China aumentou as inspecções em fábricas e centrais eléctricas nos últimos dois anos, em várias províncias, para garantir que milhares de empresas não violem as leis de emissões.

“Esses inspetores vão às fábricas para inspeções surpresa”, diz o consultor da cadeia de suprimentos Gary Huang, da 80/20 Sourcing. “Eles estão instituindo multas diárias, e, nos casos mais graves, aplicação criminal. As pessoas estão sendo colocadas na prisão”.

Estas acções – que podem acarretar o risco de prejudicar o forte crescimento económico da China, apesar de o governo desmentir – não resultarão apenas em céus mais azuis. Ao reprimir os poluidores, a China espera ter também água mais limpa, uma vasta gama de benefícios ecológicos – e claro, respirar com mais facilidade.

“Para as áreas que sofreram danos ecológicos, os gestores e quadros de topo das empresas serão responsabilizados”, garante o vice-diretor do Escritório do Grupo Líder Central de Assuntos Financeiros e Econômicos do Partido Comunista, Yang Weimin. “O nosso povo poderá ver novamente as estrelas à noite e ouvir os pássaros cantar”.

Em invernos anteriores, as autoridades municipais foram instruídas a encerrar as empresas algumas semanas de cada vez, mas com as metas de 2017 a poucos meses de distância, a China está a fechar os poluidores a uma taxa que Li chama de “sem precedentes”.

“Estas campanhas especiais não são únicas. São um teste a mecanismos de longo prazo”, anunciou Li. “Elas provaram ser eficazes, vamos continuar com estas medidas”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem sido a lei do vale tudo, tomaram no entanto uma boa medida que não era permitido mais do que um filho por casal, parece já terem desistido mas a humanidade terá que se convencer que estamos a ser demais no planeta e que só com um controlo da natalidade se conseguirá inverter a situação além de encontrar cada vez mais formas para evitar a poluição.

RESPONDER

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …