China fecha 40% das suas fábricas para voltar a ver as estrelas

zebrapares / Flickr

Poluição em Pequim

A China está a fechar todas as fábricas que violem os padrões de emissão de poluição. Dezenas de milhares de fábricas foram fechadas, num enorme esforço do país para enfrentar os seus catastróficos problemas de poluição.

Cerca de 40% das fábricas da China foram temporariamente encerradas por inspectores de segurança, e os responsáveis por mais de 80.000 fábricas terão que responder por infracções penais relativas a violações dos limites de emissões no ano passado.

A campanha de um mês coincide com o anúncio feito a semana passada, durante o Congresso do Partido Comunista, do plano de reduzir a concentração de partículas perigosas, chamadas PM2.5, dos 47 microgramas por metro cúbico em 2016 para os 35 microgramas até 2035.

“Será muito difícil atingir este objectivo, e precisamos de fazer mais esforços para o alcançar”, afirma o ministro chinês da Protecção Ambiental, Li Ganjie. Os esforços actuais da China para combater a poluição doméstica tiveram início em 2013, quando a nação anunciou 10 medidas para limpar o ar do país, incluindo a redução das emissões de indústrias altamente poluentes em 30% até ao fim de 2017.

Para ajudar a atingir estes objectivos, a China aumentou as inspecções em fábricas e centrais eléctricas nos últimos dois anos, em várias províncias, para garantir que milhares de empresas não violem as leis de emissões.

“Esses inspetores vão às fábricas para inspeções surpresa”, diz o consultor da cadeia de suprimentos Gary Huang, da 80/20 Sourcing. “Eles estão instituindo multas diárias, e, nos casos mais graves, aplicação criminal. As pessoas estão sendo colocadas na prisão”.

Estas acções – que podem acarretar o risco de prejudicar o forte crescimento económico da China, apesar de o governo desmentir – não resultarão apenas em céus mais azuis. Ao reprimir os poluidores, a China espera ter também água mais limpa, uma vasta gama de benefícios ecológicos – e claro, respirar com mais facilidade.

“Para as áreas que sofreram danos ecológicos, os gestores e quadros de topo das empresas serão responsabilizados”, garante o vice-diretor do Escritório do Grupo Líder Central de Assuntos Financeiros e Econômicos do Partido Comunista, Yang Weimin. “O nosso povo poderá ver novamente as estrelas à noite e ouvir os pássaros cantar”.

Em invernos anteriores, as autoridades municipais foram instruídas a encerrar as empresas algumas semanas de cada vez, mas com as metas de 2017 a poucos meses de distância, a China está a fechar os poluidores a uma taxa que Li chama de “sem precedentes”.

“Estas campanhas especiais não são únicas. São um teste a mecanismos de longo prazo”, anunciou Li. “Elas provaram ser eficazes, vamos continuar com estas medidas”.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem sido a lei do vale tudo, tomaram no entanto uma boa medida que não era permitido mais do que um filho por casal, parece já terem desistido mas a humanidade terá que se convencer que estamos a ser demais no planeta e que só com um controlo da natalidade se conseguirá inverter a situação além de encontrar cada vez mais formas para evitar a poluição.

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …