Governo canadiano pede a trabalhadores temporários para saírem do país

Stefan Ogrisek / Flickr

Baixa de Toronto, Canadá

Baixa de Toronto, Canadá

O governo canadiano assegurou esta sexta-feira que não vai permitir que os trabalhadores ilegais fiquem no país depois de os seus contratos de quatro anos terem expirado.

“Para que não haja nenhum erro, não vamos tolerar pessoas que fiquem em situação ilegal. Não é uma opção desrespeitar as nossas leis de imigração, vamos lidar com os infratores com rapidez e de forma justa”, anunciou o governo federal em comunicado.

Numa nota assinada pelos ministros Chris Alexander, da Cidadania e Imigração, e Pierre Poilievre, do Emprego e Desenvolvimento Social, os governantes reagiam assim a notícias avançadas pela imprensa canadiana, que davam conta de que milhares de trabalhadores estrangeiros temporários teriam de abandonar o país dado os seus vistos de trabalho terem expirado na quarta-feira.

Segundo aquele documento, tanto os patrões como os trabalhadores tinham conhecimento, desde 2011, do prazo de quatro anos de contrato, quando a alteração das regras de imigração foi anunciada.

“Os empregadores tiveram quatro anos para encontrar empregados alternativos. Da mesma forma, os trabalhadores temporários estrangeiros tiveram quatro anos para seguir caminhos para a residência permanente”, sublinharam.

O governo canadiano esclarece ainda que o Programa de Trabalhadores Temporários Estrangeiros tem esse mesmo objetivo de ser “temporário”, e que os canadianos “esperam ter prioridade nas primeiras vagas disponíveis para os trabalhos”.

“Os canadianos são acolhedores e generosos, mas precisamos garantir que os estamos a colocar em primeiro, lutando contra o potencial abuso do nosso sistema de imigração”, esclareceram.

As autoridades não revelaram o numero de emigrantes que terão de sair do país, mas alguns grupos de advogados avançaram com mais de 70 mil trabalhadores, cerca de 10 mil só na província de Alberta.

No entanto, os ministros aconselham os trabalhadores temporários a candidatarem-se ao estatuto da residência permanente, através dos programas “Express Entry” e de nomeação provincial.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …