Governo canadiano pede a trabalhadores temporários para saírem do país

Stefan Ogrisek / Flickr

Baixa de Toronto, Canadá

Baixa de Toronto, Canadá

O governo canadiano assegurou esta sexta-feira que não vai permitir que os trabalhadores ilegais fiquem no país depois de os seus contratos de quatro anos terem expirado.

“Para que não haja nenhum erro, não vamos tolerar pessoas que fiquem em situação ilegal. Não é uma opção desrespeitar as nossas leis de imigração, vamos lidar com os infratores com rapidez e de forma justa”, anunciou o governo federal em comunicado.

Numa nota assinada pelos ministros Chris Alexander, da Cidadania e Imigração, e Pierre Poilievre, do Emprego e Desenvolvimento Social, os governantes reagiam assim a notícias avançadas pela imprensa canadiana, que davam conta de que milhares de trabalhadores estrangeiros temporários teriam de abandonar o país dado os seus vistos de trabalho terem expirado na quarta-feira.

Segundo aquele documento, tanto os patrões como os trabalhadores tinham conhecimento, desde 2011, do prazo de quatro anos de contrato, quando a alteração das regras de imigração foi anunciada.

“Os empregadores tiveram quatro anos para encontrar empregados alternativos. Da mesma forma, os trabalhadores temporários estrangeiros tiveram quatro anos para seguir caminhos para a residência permanente”, sublinharam.

O governo canadiano esclarece ainda que o Programa de Trabalhadores Temporários Estrangeiros tem esse mesmo objetivo de ser “temporário”, e que os canadianos “esperam ter prioridade nas primeiras vagas disponíveis para os trabalhos”.

“Os canadianos são acolhedores e generosos, mas precisamos garantir que os estamos a colocar em primeiro, lutando contra o potencial abuso do nosso sistema de imigração”, esclareceram.

As autoridades não revelaram o numero de emigrantes que terão de sair do país, mas alguns grupos de advogados avançaram com mais de 70 mil trabalhadores, cerca de 10 mil só na província de Alberta.

No entanto, os ministros aconselham os trabalhadores temporários a candidatarem-se ao estatuto da residência permanente, através dos programas “Express Entry” e de nomeação provincial.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …