Governo britânico obriga as pessoas a beber água para confirmar que não é ácido

O Governo britânico aceitou as novas medidas de segurança nos tribunais, devido ao aumento do número de ataques com ácido ou outras substâncias corrosivas.

O público em geral, juízes, jornalistas e advogados são obrigados a beber das suas garrafas de água antes de entrar nos tribunais do Reino Unido para mostrar que as embalagens não contêm nenhuma substância corrosiva, relata o Daily Mail.

A medida foi anunciada pelo Ministério da Justiça após vários pedidos de acção urgente, como parte das novas normas de segurança nos tribunais do país, devido ao aumento de ataques com ácido.

“Uma família chegou ao tribunal com uma criança que parecia ter 3 ou 4 anos de idade e tinha um copo com água. Tivemos que pedir aos pais para beberem um pouco da água para confirmar que não era ácido”, disse um segurança do Tribunal de Cardiff.

“Mantemos os nossos procedimentos de segurança constantemente sob revisão, e vamos tomar medidas sempre que acharmos apropriado”, destacou.

Para além disso, foram criadas novas regras que permitem uma sentença de prisão perpétua para criminosos que realizem ataques com ácido ou outra substância corrosiva.

Em 2016 ocorreram 431 ataques com substâncias corrosivas no Reino Unido e 282 em 2017, relata Reuters.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para onde vamos a caminhar? Prisão perpétua para os infractores parece ser para já uma reacção justa e há altura das consequências, por cá só daqui a dez mil anos teremos tal lei!.

  2. Temos que admitir que levar uma criança de 3-4 anos para um tribunal é, no mínimo, altamente suspeito. Ninguém no seu juízo esperaria menos de um oficial de segurança.

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …