/

Demissão de ministro. Governo britânico investiga acesso a imagens de gabinetes do Estado

1

number10gov / Flickr

Ex-ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock

O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou este sábado a sua demissão. O Governo britânico vai investigar a fuga de informação.

Matt Hancock demitiu-se este sábado, depois de o The Sun ter publicado imagens de um vídeo captado por uma câmara de segurança, colocada no gabinete do ministro da Saúde, nas quais o ex-governante surge a beijar a sua conselheira, Gina Coladangelo.

No dia em que o vídeo foi gravado, a 6 de maio, as regras de combate à pandemia de covid-19 no Reino Unido exigiam um distanciamento físico entre pessoas de diferentes agregados familiares.

A proximidade do antigo ministro e da sua conselheira levaram várias figuras do Partido Conservador a exigir a demissão de Hancock.

“Nós, que fizemos as regras, temos que as cumprir e é por isso que tenho que me demitir”, disse, num vídeo divulgado no Twitter. “A última coisa que quero é que a minha vida privada retire a atenção” dos esforços para acabar com a covid-19, afirmou Hancock na carta de demissão que endereçou ao primeiro-ministro, Boris Johnson.

O Expresso avança agora que o Governo britânico vai investigar a fuga de informação que levou à demissão do ministro da Saúde.

Brandon Lewis, ministro para a Irlanda do Norte, assegurou à BBC que foi aberta uma investigação, que se prende com o facto de as imagens serem do circuito interno de segurança de um edifício governamental. “Temos de nos preocupar com o facto de alguém ter conseguido obter uma gravação do interior de um prédio do Governo”, justificou.

O facto de a fonte do The Sun ter a possibilidade de gravar dentro do edifício do Governo, ou ter acesso às imagens gravadas, preocupa o membro do gabinete de Boris Johnson, mas não é a única preocupação.

A própria existência de câmaras dentro dos gabinetes governamentais é outro problema, já que Matt Hancock não sabia que estava a ser filmado.

Jeremy Hunt, antecessor de Hancock como ministro da Saúde e presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, afirmou, em declarações à BBC, que é “absolutamente” necessário haver uma revisão da segurança em Whitehall.

É totalmente inaceitável, do ponto de vista da segurança, que os ministros sejam filmados dentro dos seus próprios escritórios sem o seu conhecimento e, portanto, haverá questões que as nossas agências de inteligência vão querer examinar com muito, muito cuidado”, disse.

“Mas também há outra questão: os ministros precisam de ter determinadas conversas privadas e reuniões com altos funcionários para debater diversos assuntos (…) e precisam de saber que essas conversas permanecerão privadas“, acrescentou.

Questionado se a divulgação das imagens foi uma violação da Lei de Segredos Oficiais e se a polícia deveria estar envolvida, Hunt respondeu que “possivelmente” seria, mas acrescentou que os denunciantes devem ser protegidos.

Downing Street já revelou que Sajid Javid, de 51 anos, é o sucessor de Matt Hancock.

O ex-ministro britânico das Finanças e Interior assume o cargo num momento em que se regista um aumento de casos de covid-19 no Reino Unido, devido à disseminação da variante Delta.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. Os funcionários que são responsáveis pela vigilância devem ter cedido as imagens e por isso deve ter recebido uma grande maquia. Num país onde existe um jornal como o The Sun que está sempre á procura de escândalos e que deve pagar bem por eles.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.