Governo arrisca pagar pelo menos 3 indemnizações na Caixa

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

Houve três administradores executivos da CGD que não renunciaram ao cargo juntamente com António Domingues. A liberdade para escolher a nova equipa pode ficar limitada, mas para demitir os gestores terão que ser pagas indemnizações. O ex-ministro Paulo Macedo já terá sido contactado para liderar a instituição.

A renúncia de António Domingues e outros seis administradores da Caixa Geral de Depósitos não dá direito a nenhuma compensação salarial e, de acordo com o Correio da Manhã, os gestores não querem invocar possíveis falhas contratuais. A equipa demissionária cumpre funções até o fim do ano, mas quem fica tem mandato até 2019.

A RTP avança que o Governo já contactou Paulo Macedo para substituir António Domingues como presidente da Caixa, enquanto o Jornal Económico acrescenta que se trata de uma sugestão do governador do Banco de Portugal.

No entanto, o facto de três administradores executivos da CGD – Tiago Ravara Marques, João Tudela Martins e Pedro Leitão – não terem apresentado demissão e pretenderem ficar pode pesar na decisão do novo presidente, em especial se este fizer questão de escolher a própria equipa, como fez António Domingues.

Os administradores que não se demitiram só podem sair se forem despedidos, o que implica indemnizações significativas.

A saída de António Domingues, que acumulava os cargos de presidente não executivo e presidente executivo – chairman e CEO – permitirá também dividir as funções, uma exigência do Banco Central Europeu. Rui Vilar, vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e administrador não-executivo que não se demitiu com os restantes administradores do banco público, é o nome mais falado para este cargo de chairman, de acordo com a RTP.

Segundo fontes do Jornal Económico, Nuno Amado terá sido “convidado informalmente” mas não aceitou. Outro nome falado no mercado é o de José Félix Morgado, presidente do Montepio Geral.

António Costa só deverá anunciar o nome do novo presidente da Caixa depois de este estar aprovado pelo Mecanismo Único de Supervisão, ao contrário do que aconteceu depois da escolha de Domingues.

Até ao fim do ano a CGD estará em gestão corrente.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pagar?? A propósito de quê, já agora?
    Segundo li foram estes senhores que se demitiram, além disso já vieram dizer que não reclamam nada do Estado… Lá está o pasquim CM a querer meter veneno e armar confusão.

RESPONDER

Número de mortos por coronavírus continua a aumentar. Pico do surto deverá acontecer em 10 dias

O mais recente balanço de infetados com coronavírus na China continental aproxima-se dos seis mil, enquanto o vírus SARS infetou 5.237 pessoas. Número de mortos continua a subir e está nos 132. Só na China continental, …

Polícia Marítima intercetou embarcação com 11 imigrantes ilegais em Olhão

A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde. Segundo …

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …