Governo arrisca pagar pelo menos 3 indemnizações na Caixa

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

Houve três administradores executivos da CGD que não renunciaram ao cargo juntamente com António Domingues. A liberdade para escolher a nova equipa pode ficar limitada, mas para demitir os gestores terão que ser pagas indemnizações. O ex-ministro Paulo Macedo já terá sido contactado para liderar a instituição.

A renúncia de António Domingues e outros seis administradores da Caixa Geral de Depósitos não dá direito a nenhuma compensação salarial e, de acordo com o Correio da Manhã, os gestores não querem invocar possíveis falhas contratuais. A equipa demissionária cumpre funções até o fim do ano, mas quem fica tem mandato até 2019.

A RTP avança que o Governo já contactou Paulo Macedo para substituir António Domingues como presidente da Caixa, enquanto o Jornal Económico acrescenta que se trata de uma sugestão do governador do Banco de Portugal.

No entanto, o facto de três administradores executivos da CGD – Tiago Ravara Marques, João Tudela Martins e Pedro Leitão – não terem apresentado demissão e pretenderem ficar pode pesar na decisão do novo presidente, em especial se este fizer questão de escolher a própria equipa, como fez António Domingues.

Os administradores que não se demitiram só podem sair se forem despedidos, o que implica indemnizações significativas.

A saída de António Domingues, que acumulava os cargos de presidente não executivo e presidente executivo – chairman e CEO – permitirá também dividir as funções, uma exigência do Banco Central Europeu. Rui Vilar, vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e administrador não-executivo que não se demitiu com os restantes administradores do banco público, é o nome mais falado para este cargo de chairman, de acordo com a RTP.

Segundo fontes do Jornal Económico, Nuno Amado terá sido “convidado informalmente” mas não aceitou. Outro nome falado no mercado é o de José Félix Morgado, presidente do Montepio Geral.

António Costa só deverá anunciar o nome do novo presidente da Caixa depois de este estar aprovado pelo Mecanismo Único de Supervisão, ao contrário do que aconteceu depois da escolha de Domingues.

Até ao fim do ano a CGD estará em gestão corrente.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pagar?? A propósito de quê, já agora?
    Segundo li foram estes senhores que se demitiram, além disso já vieram dizer que não reclamam nada do Estado… Lá está o pasquim CM a querer meter veneno e armar confusão.

RESPONDER

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …