Eldorado fiscal. Governo admite taxar reformados estrangeiros

O Governo admite vir a taxar reformados estrangeiros que vivem em Portugal, avançou o semanário Expresso, dando conta que o dossiê voltou ao Conselho de Ministros no encontro deste sábado.

Os reformados estrangeiros que estão em Portugal ao abrigo do regime referido beneficiam de uma dupla isenção de IRS: não pagam imposto cá, porque o Estado os isenta, nem pagam imposto no país que lhes paga a pensão devido aos tratados em vigor entre países.

De acordo com o jornal Expresso, está a ser discutida a possibilidade de criar uma taxa mínima de 15% a 20% sobre os rendimentos dos reformados estrangeiros, sujeitando-os a um mínimo de imposto.

Este valor poderia permitir ao Governo taxar os reformados estrangeiros com um número ainda assim atrativo (na Suécia estas taxas rondam os 25%) e em pé de igualdade com os trabalhadores que beneficiam deste regime (pagam um IRS de 20%).

A medida traria ainda uma terceira vantagem: e desincentivaria outros países a pedirem a renegociação dos acordos de dupla tributação, perigando por completo o regime.

O Bloco de Esquerda, recorde-se, chegou a exigir ao Governo o fim desta isenção no âmbito da elaboração do Orçamento de Estado para 2020.

Este mesmo programa tem causado algum embaraço diplomático a Portugal: Suécia e Finlândia já criticaram este programa, obrigando Portugal a alterar os acordos em vigor com estes dois países, apesar do acordo com Estocolmo ainda precisar de ser ratificado.

No final de 2018 mais de 27.000 pessoas beneficiavam do eldorado fiscal.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • era bem feita que os pensionistas estrangeiros fugissem para o estrangeiro e assim deixavam de comprar fosse o que fosse neste pais, os pensionistas trabalharam toda vida e pagaram pesados impostos nos seus paises e e injusto os pensionistas ainda terem de pagar impostos aos impostores quando os politicos ao fim de parasitarem poucos anos tem direito a ricas pensoes

  1. Por questões constitucionais a tributação teria que ser sempre igual. É uma afronta esta medida aos portugueses de existir regimes especiais para estrangeiros.

    Até parece que é dificil atrair reformados estrangeiros? Portugal = Segurança, Sol, Boa Comida, etc…
    Só mesmo a mediocridade da nossa classe politica que dá aquilo que podia vender. Mas é facil dar aquilo que não é nosso… era colocar estes artistas no sector privado e era falência por todos os lados.

    Não me custa a creditar que um dia também havera um diploma com o “agreement” de todos os partidos a isentar os parlamentares de tributação. VERGONHA!

  2. Continuem a criar impostos…
    O pouco que estes pensionistas trazem, irá parar a Espanha. Vão todos para as canárias… Os ‘nuestros hermanos’ estão-se a ca*ar para quem pede o fim desta “injustiça” e ficam com as vantagens.
    E nós vamos ficar a chuchar no dedo…

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …