Empresas e Governo já admitem salário mínimo acima dos 600 euros

Nuno Fox / Lusa

António Costa, Vieira da Silva e Miguel Cabrita

O compromisso era avançar até 600 euros brutos mensais em 1 de janeiro de 2019, mas Miguel Cabrita disse que esse valor não está fechado, abrindo assim a porta ao salário mínimo acima dos 600 euros no ano que vem.

O salário mínimo nacional pode sofrer um aumento já a partir do próximo ano, admite o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, durante a apresentação do Relatório sobre Emprego e Formação de 2017, esta terça-feira.

De acordo com o Diário de Notícias, o compromisso que consta no programa do Governo é avança até 600 euros brutos mensais em 1 de janeiro de 2019, mas Miguel Cabrita disse que esse valor ainda não está fechado.

Isto significa que a retribuição mínima mensal garantida (RMMG) pode subir mais do que 20 euros face aos 580 euros atualmente em vigor, desde que sejam garantidas condições de concertação entre os parceiros sociais e condições económicas que suportem um aumento mais ambicioso.

“Temos a noção de que em Portugal a subida do salário mínimo que tem sido possível fazer tem sido muito importante. Significa mais rendimento para as pessoas, diminuição das desigualdades, diminuição do número de trabalhadores pobres e o facto de ser feita numa base de previsibilidade tem sido muito importante para os agentes económicos”, explicou o secretário de Estado do Emprego.

Miguel Cabrita adiantou ainda que durante o próximo mês de julho o Governo vai “apresentar na concertação mais um relatório de análise do salário mínimo nacional”. “O debate vamos tê-lo a seu tempo, que é no final do ano, nessa altura veremos qual é o equilíbrio possível.”

No final de 2017, havia 669,9 mil pessoas a ganhar o salário mínimo nacional, cerca de 20% dos trabalhadores por conta de outrem, adiantou o Ministério do Trabalho.

António Saraiva relançou o debate público sobe o salário mínimo nacional esta semana. Ao Jornal de Negócios, o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal disse que podia “haver uma surpresa e não ficarmos confinados aos 600 euros”, e adiatou ainda que “os salários podem e devem subir, mas indexados à produtividade e ao crescimento”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …