Governo dá mais quatro dias para empresas e independentes pagarem IVA

O Governo decidiu adiar a data-limite, pelo que as empresas e os trabalhadores independentes vão ter mais quatro dias para pagar o IVA ao Estado.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, que escreve que o Governo decidiu dar às empresas e trabalhadores independentes mais quatro dias para entregarem o IVA ao Estado. O prazo limite estava fixado em 25 de fevereiro, mas foi alargado até 1 de março.

A extensão do prazo foi decidida através de um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. O adiamento abrange os contribuintes no regime trimestral (volume de negócios anual abaixo de 650 mil euros) e no regime mensal (volume de negócios acima de 650 mil euros).

As declarações periódicas do IVA a entregar em fevereiro poderão ser submetidas até dia 24 “sem quaisquer acréscimos ou penalidades” para ambos os regimes. O valor do IVA a pagamento no primeiro semestre de 2021 pode ser pago em três ou seis prestações mensais.

O diário questionou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, na semana passada, sobre se, além do plano de flexibilização dos pagamentos do IVA, o Governo estava a prever algum adiamento adicional do IVA a entregar em fevereiro.

O gabinete do secretário de Estado respondeu que o atual plano de flexibilização é possível para os trabalhadores independentes e as empresas, “independentemente de eventuais restrições à atividade”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …