/

Gorduras trans em alimentos poderão ser proibidas nos EUA

 

NCI / NIH

foto: NCI / NIH

foto: NCI / NIH

A Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, revelou esta quinta-feira que as gorduras trans não devem, de forma geral, ser consideradas seguras para uso em alimentos. Tal poderá resultar na proibição do uso de gorduras trans em produtos alimentares.

As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formada por ácidos gordos, saturados ou insaturados, com configuração de isómero cis, contém ácidos gordos insaturados na configuração de isómero trans . É formada por um processo de hidrogenação, que pode ser natural ou artificial.

As gorduras trans são consideradas um dos principais factores que podem levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, ao elevar o nível de lipoproteína LDL, o chamado ‘mau colesterol’.

Segundo a FDA, a medida está a ser tomada para proteger a saúde pública. As empresas do ramo alimentar têm agora 60 dias para comentar a proposta.

Margaret A. Hamburg, comissária da U.S. FDA (foto: FDA)

Margaret A. Hamburg, comissária da U.S. FDA (foto: FDA)

“Embora o consumo de gorduras trans artificiais tenha diminuído nas últimas duas décadas nos Estados Unidos, o consumo actual ainda representa um risco significativo para a saúde pública”, afirmou Margaret A. Hamburg, a comissária da FDA.

“A decisão da FDA é um passo importante para proteger os cidadãos dos possíveis perigos da gordura trans.” Segundo Margaret Hamburg, uma redução ainda maior do consumo desta gordura pode evitar 20 mil casos de ataque cardíaco e 7 mil mortes causadas todos os anos por doenças cardíacas.

ZAP / MA / Agência Estado / Dow Jones Newswires.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.