Gorduras trans em alimentos poderão ser proibidas nos EUA

 

NCI / NIH

foto: NCI / NIH

foto: NCI / NIH

A Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, revelou esta quinta-feira que as gorduras trans não devem, de forma geral, ser consideradas seguras para uso em alimentos. Tal poderá resultar na proibição do uso de gorduras trans em produtos alimentares.

As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formada por ácidos gordos, saturados ou insaturados, com configuração de isómero cis, contém ácidos gordos insaturados na configuração de isómero trans . É formada por um processo de hidrogenação, que pode ser natural ou artificial.

As gorduras trans são consideradas um dos principais factores que podem levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, ao elevar o nível de lipoproteína LDL, o chamado ‘mau colesterol’.

Segundo a FDA, a medida está a ser tomada para proteger a saúde pública. As empresas do ramo alimentar têm agora 60 dias para comentar a proposta.

Margaret A. Hamburg, comissária da U.S. FDA (foto: FDA)

Margaret A. Hamburg, comissária da U.S. FDA (foto: FDA)

“Embora o consumo de gorduras trans artificiais tenha diminuído nas últimas duas décadas nos Estados Unidos, o consumo actual ainda representa um risco significativo para a saúde pública”, afirmou Margaret A. Hamburg, a comissária da FDA.

“A decisão da FDA é um passo importante para proteger os cidadãos dos possíveis perigos da gordura trans.” Segundo Margaret Hamburg, uma redução ainda maior do consumo desta gordura pode evitar 20 mil casos de ataque cardíaco e 7 mil mortes causadas todos os anos por doenças cardíacas.

ZAP / MA / Agência Estado / Dow Jones Newswires.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …