Google vai lançar telemóvel em blocos

(dr) Project Ara

Project Ara: Protótipo

Project Ara: Protótipo

A venda da divisão de dispositivos móveis da Motorola não foi o ponto final do Google no campo dos smartphones. A empresa planeia lançar, já em janeiro de 2015, um novo conceito de smartphone, que pode ser personalizado com módulos com diferentes funções.

Mesmo desfazendo-se da Motorola, que iniciou as pesquisas para o novo aparelho, o Google continuou a investigação na área, que se materializou no Projeto Ara.

O ARA é um “esqueleto” modular a que diferentes peças são ligadas. Ecrã, processador, memória, sensores, baterias, câmaras, tudo no aparelho pode ser adicionado ou substituído.

A principal vantagem é o fim da obsolescência forçada, pois em vez de descartar totalmente um aparelho, o utilizador pode simplesmente trocar as peças que deseja melhorar.

Se o écra se  parte por acidente, em vez de depender da assistência técnica, o próprio utilizador pode trocar a parte danificada sem esforço.

A ideia da modularidade nos telemóveis não é nova. Em fevereiro, o designer holandês Dave Hakkens lançou a ideia do Phonebloks, o te.le.mó.vel do futuro, em cujos conceitos o Ara parece ter-se baseado.

Mas a grande revolução do Ara é o carácter aberto dos standards. Assim como nos PCs, que têm diferentes fabricantes de memória, HDs, monitores e processadores, o Ara permitirá que as empresas ofereçam componentes individuais.

Com o módulo básico a custar cerca de 50 dólares (40 euros), o Google aponta directamente nos mercados emergentes, para substituir os feature phones com smartphones de baixo custo. O Ara poderá trazer um avanço sem precedentes na adocção de tecnologia pelas nações mais pobres.

Claro que o aparelho será abraçado de imediato pela comunidade de entusiastas por tecnologia, que poderão fazer os seus próprios aparelhos à medida e até trocar peças entre si.

Além dos componentes básicos, o Ara também aceitará diferentes sensores, como biométricos, de frequência cardíaca, etc.

E até mesmo sensores mais “exóticos”, como medidores de glicemia ou espectrógrafos poderiam ser facilmente adicionados ao Ara.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Ara:

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …