/

Google vai lançar telemóvel em blocos

(dr) Project Ara

Project Ara: Protótipo

Project Ara: Protótipo

A venda da divisão de dispositivos móveis da Motorola não foi o ponto final do Google no campo dos smartphones. A empresa planeia lançar, já em janeiro de 2015, um novo conceito de smartphone, que pode ser personalizado com módulos com diferentes funções.

Mesmo desfazendo-se da Motorola, que iniciou as pesquisas para o novo aparelho, o Google continuou a investigação na área, que se materializou no Projeto Ara.

O ARA é um “esqueleto” modular a que diferentes peças são ligadas. Ecrã, processador, memória, sensores, baterias, câmaras, tudo no aparelho pode ser adicionado ou substituído.

A principal vantagem é o fim da obsolescência forçada, pois em vez de descartar totalmente um aparelho, o utilizador pode simplesmente trocar as peças que deseja melhorar.

Se o écra se  parte por acidente, em vez de depender da assistência técnica, o próprio utilizador pode trocar a parte danificada sem esforço.

A ideia da modularidade nos telemóveis não é nova. Em fevereiro, o designer holandês Dave Hakkens lançou a ideia do Phonebloks, o te.le.mó.vel do futuro, em cujos conceitos o Ara parece ter-se baseado.

Mas a grande revolução do Ara é o carácter aberto dos standards. Assim como nos PCs, que têm diferentes fabricantes de memória, HDs, monitores e processadores, o Ara permitirá que as empresas ofereçam componentes individuais.

Com o módulo básico a custar cerca de 50 dólares (40 euros), o Google aponta directamente nos mercados emergentes, para substituir os feature phones com smartphones de baixo custo. O Ara poderá trazer um avanço sem precedentes na adocção de tecnologia pelas nações mais pobres.

Claro que o aparelho será abraçado de imediato pela comunidade de entusiastas por tecnologia, que poderão fazer os seus próprios aparelhos à medida e até trocar peças entre si.

Além dos componentes básicos, o Ara também aceitará diferentes sensores, como biométricos, de frequência cardíaca, etc.

E até mesmo sensores mais “exóticos”, como medidores de glicemia ou espectrógrafos poderiam ser facilmente adicionados ao Ara.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Ara:

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.