Google vai lançar telemóvel em blocos

(dr) Project Ara

Project Ara: Protótipo

Project Ara: Protótipo

A venda da divisão de dispositivos móveis da Motorola não foi o ponto final do Google no campo dos smartphones. A empresa planeia lançar, já em janeiro de 2015, um novo conceito de smartphone, que pode ser personalizado com módulos com diferentes funções.

Mesmo desfazendo-se da Motorola, que iniciou as pesquisas para o novo aparelho, o Google continuou a investigação na área, que se materializou no Projeto Ara.

O ARA é um “esqueleto” modular a que diferentes peças são ligadas. Ecrã, processador, memória, sensores, baterias, câmaras, tudo no aparelho pode ser adicionado ou substituído.

A principal vantagem é o fim da obsolescência forçada, pois em vez de descartar totalmente um aparelho, o utilizador pode simplesmente trocar as peças que deseja melhorar.

Se o écra se  parte por acidente, em vez de depender da assistência técnica, o próprio utilizador pode trocar a parte danificada sem esforço.

A ideia da modularidade nos telemóveis não é nova. Em fevereiro, o designer holandês Dave Hakkens lançou a ideia do Phonebloks, o te.le.mó.vel do futuro, em cujos conceitos o Ara parece ter-se baseado.

Mas a grande revolução do Ara é o carácter aberto dos standards. Assim como nos PCs, que têm diferentes fabricantes de memória, HDs, monitores e processadores, o Ara permitirá que as empresas ofereçam componentes individuais.

Com o módulo básico a custar cerca de 50 dólares (40 euros), o Google aponta directamente nos mercados emergentes, para substituir os feature phones com smartphones de baixo custo. O Ara poderá trazer um avanço sem precedentes na adocção de tecnologia pelas nações mais pobres.

Claro que o aparelho será abraçado de imediato pela comunidade de entusiastas por tecnologia, que poderão fazer os seus próprios aparelhos à medida e até trocar peças entre si.

Além dos componentes básicos, o Ara também aceitará diferentes sensores, como biométricos, de frequência cardíaca, etc.

E até mesmo sensores mais “exóticos”, como medidores de glicemia ou espectrógrafos poderiam ser facilmente adicionados ao Ara.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Ara:

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes não esconde que gostava de jogar em Inglaterra (mas não é ele que manda)

Bruno Fernandes continua sem esconder que gostaria de jogar em Inglaterra, mas quem decide o seu valor e quando sai é o Sporting. Antes da partida para os Estados Unidos, onde o clube leonino irá defrontar …

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …

Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem "varrer o Afeganistão da face da terra"

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos. Após os …

Aos 16 anos, jovem prodígio rejeita oferta do Barcelona e parte para o PSG

Xavi Simons, jogador dos iniciados do Barcelona, anunciou esta terça-feira nas redes sociais que vai deixar a equipa. De acordo com o Mundo Desportivo, o futuro do jogador é o Paris Saint-Germain. Xavi Simons, jogador dos …

ISCEM não é o único. Há mais 5 politécnicos privados que vão ter de fechar portas

Além da Escola Superior de Comunicação Empresarial, há mais cinco instituições privadas que vão fechar no próximo ano letivo por não terem o aval da Agência de Acreditação do Ensino Superior. Além do encerramento do ISCEM, …

EUA. Depois de 20 anos preso, ADN prova inocência de homem condenado por homicídio e violação

Depois de ter estado 20 anos preso pela violação e assassínio de Angie Dodge, Christopher Tapp foi considerado inocente de todas as acusações. As novas técnicas de análise de ADN e os novos conhecimentos de …

Controlinveste de Joaquim Oliveira falida e com dívida de 750 milhões de euros

A Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, está falida, somando dívidas de 750 milhões de euros para 153 mil euros em ativos, avança o Jornal Económico.  De acordo com o diário de economia, que cita o relatório …

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …

Maria Luís Albuquerque fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da …

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …