Google vai lançar telemóvel em blocos

(dr) Project Ara

Project Ara: Protótipo

Project Ara: Protótipo

A venda da divisão de dispositivos móveis da Motorola não foi o ponto final do Google no campo dos smartphones. A empresa planeia lançar, já em janeiro de 2015, um novo conceito de smartphone, que pode ser personalizado com módulos com diferentes funções.

Mesmo desfazendo-se da Motorola, que iniciou as pesquisas para o novo aparelho, o Google continuou a investigação na área, que se materializou no Projeto Ara.

O ARA é um “esqueleto” modular a que diferentes peças são ligadas. Ecrã, processador, memória, sensores, baterias, câmaras, tudo no aparelho pode ser adicionado ou substituído.

A principal vantagem é o fim da obsolescência forçada, pois em vez de descartar totalmente um aparelho, o utilizador pode simplesmente trocar as peças que deseja melhorar.

Se o écra se  parte por acidente, em vez de depender da assistência técnica, o próprio utilizador pode trocar a parte danificada sem esforço.

A ideia da modularidade nos telemóveis não é nova. Em fevereiro, o designer holandês Dave Hakkens lançou a ideia do Phonebloks, o te.le.mó.vel do futuro, em cujos conceitos o Ara parece ter-se baseado.

Mas a grande revolução do Ara é o carácter aberto dos standards. Assim como nos PCs, que têm diferentes fabricantes de memória, HDs, monitores e processadores, o Ara permitirá que as empresas ofereçam componentes individuais.

Com o módulo básico a custar cerca de 50 dólares (40 euros), o Google aponta directamente nos mercados emergentes, para substituir os feature phones com smartphones de baixo custo. O Ara poderá trazer um avanço sem precedentes na adocção de tecnologia pelas nações mais pobres.

Claro que o aparelho será abraçado de imediato pela comunidade de entusiastas por tecnologia, que poderão fazer os seus próprios aparelhos à medida e até trocar peças entre si.

Além dos componentes básicos, o Ara também aceitará diferentes sensores, como biométricos, de frequência cardíaca, etc.

E até mesmo sensores mais “exóticos”, como medidores de glicemia ou espectrógrafos poderiam ser facilmente adicionados ao Ara.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Ara:

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …