Google vai distribuir internet “5G” com drones solares

Google Titan

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan - empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan – empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

Para além do seu Project Loon com balões, o Google está também a desenvolver um sistema de distribuição de internet pelo ar, usando drones solares com velocidades “5G”.

Não é segredo que o Google trabalha em formas de levar a internet a todo o mundo, especialmente a todos os locais que ainda não têm infraestruturas e onde esse acesso é inexistente ou muitíssimo limitado.

O Project Loon, com os seus balões, é aquele que tem tido maior mediatismo, mas não se pense que o Google não explora outras opções mais convencionais – se assim se pode dizer.

No Project Skybender, o Google troca a maior imprevisibilidade dos balões pelo voo controlado de drones solares, que poderiam manter-se no ar de forma contínua durante meses.

Os drones estarão equipados com sistemas de comunicação “millimeter wave”, na gama dos 28GHz, que permitem velocidades de vários gigabits – 40 vezes superiores às dos actuais sistemas LTE/4G.

O problema com estas frequências é que têm um alcance bastante inferior às das frequências usadas pelo 4G, o que complica o processo de distribuição.

É nesse aspecto que o Google estará a trabalhar neste momento, usando antenas phase-array que permitam “focar” as transmissões).

Balões, drones, satélites… parece que o Google não quer deixar estar presente em todos os campos, para estar preparado para todas as eventualidades.

Uma coisa parece certa; no dia que algum operador decidir começar a bloquear os serviços do Google e eles ficarem “fartos”, terão a capacidade de literalmente “passar por cima” deles e fazer chegar a internet aos utilizadores.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma noticia sem qualquer cabimento. É obvio que a Google nunca conseguiria autorizacao das diferentes entitates de aviacao para colocar drones nos ceus… Dinheiro desperdicado em ideias completamente parvas.

RESPONDER

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …