Google vai distribuir internet “5G” com drones solares

Google Titan

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan - empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan – empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

Para além do seu Project Loon com balões, o Google está também a desenvolver um sistema de distribuição de internet pelo ar, usando drones solares com velocidades “5G”.

Não é segredo que o Google trabalha em formas de levar a internet a todo o mundo, especialmente a todos os locais que ainda não têm infraestruturas e onde esse acesso é inexistente ou muitíssimo limitado.

O Project Loon, com os seus balões, é aquele que tem tido maior mediatismo, mas não se pense que o Google não explora outras opções mais convencionais – se assim se pode dizer.

No Project Skybender, o Google troca a maior imprevisibilidade dos balões pelo voo controlado de drones solares, que poderiam manter-se no ar de forma contínua durante meses.

Os drones estarão equipados com sistemas de comunicação “millimeter wave”, na gama dos 28GHz, que permitem velocidades de vários gigabits – 40 vezes superiores às dos actuais sistemas LTE/4G.

O problema com estas frequências é que têm um alcance bastante inferior às das frequências usadas pelo 4G, o que complica o processo de distribuição.

É nesse aspecto que o Google estará a trabalhar neste momento, usando antenas phase-array que permitam “focar” as transmissões).

Balões, drones, satélites… parece que o Google não quer deixar estar presente em todos os campos, para estar preparado para todas as eventualidades.

Uma coisa parece certa; no dia que algum operador decidir começar a bloquear os serviços do Google e eles ficarem “fartos”, terão a capacidade de literalmente “passar por cima” deles e fazer chegar a internet aos utilizadores.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma noticia sem qualquer cabimento. É obvio que a Google nunca conseguiria autorizacao das diferentes entitates de aviacao para colocar drones nos ceus… Dinheiro desperdicado em ideias completamente parvas.

RESPONDER

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …