Google vai distribuir internet “5G” com drones solares

Google Titan

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan - empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan – empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

Para além do seu Project Loon com balões, o Google está também a desenvolver um sistema de distribuição de internet pelo ar, usando drones solares com velocidades “5G”.

Não é segredo que o Google trabalha em formas de levar a internet a todo o mundo, especialmente a todos os locais que ainda não têm infraestruturas e onde esse acesso é inexistente ou muitíssimo limitado.

O Project Loon, com os seus balões, é aquele que tem tido maior mediatismo, mas não se pense que o Google não explora outras opções mais convencionais – se assim se pode dizer.

No Project Skybender, o Google troca a maior imprevisibilidade dos balões pelo voo controlado de drones solares, que poderiam manter-se no ar de forma contínua durante meses.

Os drones estarão equipados com sistemas de comunicação “millimeter wave”, na gama dos 28GHz, que permitem velocidades de vários gigabits – 40 vezes superiores às dos actuais sistemas LTE/4G.

O problema com estas frequências é que têm um alcance bastante inferior às das frequências usadas pelo 4G, o que complica o processo de distribuição.

É nesse aspecto que o Google estará a trabalhar neste momento, usando antenas phase-array que permitam “focar” as transmissões).

Balões, drones, satélites… parece que o Google não quer deixar estar presente em todos os campos, para estar preparado para todas as eventualidades.

Uma coisa parece certa; no dia que algum operador decidir começar a bloquear os serviços do Google e eles ficarem “fartos”, terão a capacidade de literalmente “passar por cima” deles e fazer chegar a internet aos utilizadores.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma noticia sem qualquer cabimento. É obvio que a Google nunca conseguiria autorizacao das diferentes entitates de aviacao para colocar drones nos ceus… Dinheiro desperdicado em ideias completamente parvas.

RESPONDER

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …

China detém o professor Xu Zhangrun, principal crítico do presidente Xi Jinping

A polícia chinesa deteve Xu Zhangrun, professor e ensaísta da Universidade Tsinghua, silenciando assim uma das últimas vozes nos círculos inteletuais da China que criticam abertamente a liderança do Presidente Xi Jinping. A prisão de Xu Zhangrun, …