Google vai distribuir internet “5G” com drones solares

Google Titan

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan - empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan – empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

Para além do seu Project Loon com balões, o Google está também a desenvolver um sistema de distribuição de internet pelo ar, usando drones solares com velocidades “5G”.

Não é segredo que o Google trabalha em formas de levar a internet a todo o mundo, especialmente a todos os locais que ainda não têm infraestruturas e onde esse acesso é inexistente ou muitíssimo limitado.

O Project Loon, com os seus balões, é aquele que tem tido maior mediatismo, mas não se pense que o Google não explora outras opções mais convencionais – se assim se pode dizer.

No Project Skybender, o Google troca a maior imprevisibilidade dos balões pelo voo controlado de drones solares, que poderiam manter-se no ar de forma contínua durante meses.

Os drones estarão equipados com sistemas de comunicação “millimeter wave”, na gama dos 28GHz, que permitem velocidades de vários gigabits – 40 vezes superiores às dos actuais sistemas LTE/4G.

O problema com estas frequências é que têm um alcance bastante inferior às das frequências usadas pelo 4G, o que complica o processo de distribuição.

É nesse aspecto que o Google estará a trabalhar neste momento, usando antenas phase-array que permitam “focar” as transmissões).

Balões, drones, satélites… parece que o Google não quer deixar estar presente em todos os campos, para estar preparado para todas as eventualidades.

Uma coisa parece certa; no dia que algum operador decidir começar a bloquear os serviços do Google e eles ficarem “fartos”, terão a capacidade de literalmente “passar por cima” deles e fazer chegar a internet aos utilizadores.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma noticia sem qualquer cabimento. É obvio que a Google nunca conseguiria autorizacao das diferentes entitates de aviacao para colocar drones nos ceus… Dinheiro desperdicado em ideias completamente parvas.

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …