/

Google vai distribuir internet “5G” com drones solares

1

Google Titan

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan - empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

O Project Skybender está a testar drones solares, com 50m de envergadura, desenvolvidos pela Google Titan – empresa formada após a aquisição da startup Titan Aerospace em 2014

Para além do seu Project Loon com balões, o Google está também a desenvolver um sistema de distribuição de internet pelo ar, usando drones solares com velocidades “5G”.

Não é segredo que o Google trabalha em formas de levar a internet a todo o mundo, especialmente a todos os locais que ainda não têm infraestruturas e onde esse acesso é inexistente ou muitíssimo limitado.

O Project Loon, com os seus balões, é aquele que tem tido maior mediatismo, mas não se pense que o Google não explora outras opções mais convencionais – se assim se pode dizer.

No Project Skybender, o Google troca a maior imprevisibilidade dos balões pelo voo controlado de drones solares, que poderiam manter-se no ar de forma contínua durante meses.

Os drones estarão equipados com sistemas de comunicação “millimeter wave”, na gama dos 28GHz, que permitem velocidades de vários gigabits – 40 vezes superiores às dos actuais sistemas LTE/4G.

O problema com estas frequências é que têm um alcance bastante inferior às das frequências usadas pelo 4G, o que complica o processo de distribuição.

É nesse aspecto que o Google estará a trabalhar neste momento, usando antenas phase-array que permitam “focar” as transmissões).

Balões, drones, satélites… parece que o Google não quer deixar estar presente em todos os campos, para estar preparado para todas as eventualidades.

Uma coisa parece certa; no dia que algum operador decidir começar a bloquear os serviços do Google e eles ficarem “fartos”, terão a capacidade de literalmente “passar por cima” deles e fazer chegar a internet aos utilizadores.

Aberto até de Madrugada

1 Comment

  1. Mais uma noticia sem qualquer cabimento. É obvio que a Google nunca conseguiria autorizacao das diferentes entitates de aviacao para colocar drones nos ceus… Dinheiro desperdicado em ideias completamente parvas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.