Google cria centro para mil programadores de Android em Portugal

Nuno Veiga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa ladeado pelo vice-presidente para os assuntos globais da Google, Kent Walker (E) e do secretário de estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias

Kent Walker, vice-presidente da Google, anunciou a intenção de implantar em Portugal uma unidade de formação e desenvolvimento do Android, o sistema operativo da multinacional tecnológica.

Kent Walker, vice-presidente para os assuntos globais da Google, anunciou esta terça-feira, na presença do primeiro-ministro, António Costa, a instalação em Portugal de uma unidade para formação e desenvolvimento do sistema operativo Android.

O anúncio feito pelo responsável máximo da “diplomacia” da Google foi transmitido no final de uma visita de Costa à sede desta multinacional tecnológica norte-americana, em Mountain View, região de Silicon Valley, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

O projeto piloto do novo centro português da Google, em Oeiras, vai arrancar já no final deste ano, através de um concurso aberto para o preenchimento de mil vagas destinadas a formação e posterior desenvolvimento de produtos tecnológicos no sistema operativo Android.

O primeiro-ministro português, por sua vez, salientou que a multinacional Google fez recentemente em Portugal “um investimento muito importante, tendo já criado 500 postos de trabalho”.

“Agora, o anúncio da criação desta academia piloto para o desenvolvimento de aplicações com base na tecnologia Android é extremamente importante. A indústria das aplicações é algo que vale milhões e milhões de dólares ou euros no mercado global”, justificou Costa.

A perspetiva da unidade portuguesa desenvolver estas aplicações Android “é obviamente uma grande notícia” para Portugal, disse.

“Desejo que este projeto piloto tenha sucesso e que se possa desenvolver a partir de Portugal uma nova capacidade em termos de inovação em matéria de aplicações. Será a primeira vez que a Google o fará na Europa e espero que não seja a última em Portugal”, afirmou o líder do executivo.

Este passo dado pela Google “dará uma grande centralidade a Portugal como país líder no desenvolvimento de tecnologias”, sobretudo no contexto do mercado europeu, considerou António Costa.

Perante os jornalistas, o “vice” da Google disse ainda que manteve “uma conversa séria e muito construtiva com os membros do Governo português”. “A nossa apreciação é que Portugal é um dos países líderes da economia digital na Europa. Queremos continuar a apoiar os esforços do Governo português para desenvolver a digitalização da sua economia”, afirmou Walker.

Além de António Costa, estiveram na sede da Google o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Durante a visita à Google, o primeiro-ministro também se encontrou com 15 jovens que trabalham na multinacional em Mountain View. No final, António Costa e os membros da comitiva do Governo português tiraram com eles uma foto de família.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais duas baixas por covid-19. Benfica desfalcado para jogo com o Braga

Depois de Waldschmidt, Gilberto, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Grimaldo, também Otamendi e Nuno Tavares estão infetados com covid-19 e, consequentemente, fora do jogo com o Sporting de Braga. O surto de covid-19 no SL Benfica deixou …

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …