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Google rastreia compras offline dos utilizadores com ajuda da Mastercard

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O Google e a Mastercard teriam um acordo secreto que permitia à gigante norte-americana e aos seus patrocinadores rastrear as vendas offline em lojas físicas de mais de 2 mil milhões utilizadores do cartão de crédito e débito Mastercard.

De acordo com o Bloomberg News, que avançou a notícia esta sexta-feira, o Google terá pago milhões de dólares para conseguir obter dados da Mastercard. As empresas teriam uma espécie de sociedade, na qual terão acordado a divisão de uma parte dos lucros, segundo fontes próximas do acordo.

Os porta-vozes das empresas recusaram prestar declarações, mas o acordo terá estado em vigor apenas nos Estados Unidos, aponta a Bloomberg.

A confirmar-se as suspeitas, mais de 2 mil milhões de utilizadores do Mastercard tiveram as suas compras rastreadas.

Segundo fontes locais, citadas pela agência brasileira Ansa, o Google terá comprado bases da Mastercard para que os seus patrocinadores conseguissem perceber se alguma campanha publicitária online resultava em vendas diretas em lojas físicas de forma a maximizar os anúncios e direcionar ações comerciais.

Uma vez mais a privacidades dos consumidores volta a debate. “As pessoas não esperam que os produtos comprados em lojas físicas estejam associados aos produtos comprados online. Os consumidores não têm muitas informações sobre isso nem sobre os os direitos”, considerou Christine Bannan, do Centro de Privacidade e Informação Eletrónica.

No ano passado, a Google anunciou um novo serviço, o Stores Sales Measurement”, dando conta que a empresa tinha acedido a “cerca de  70%” dos cartões de crédito e débito norte-americanos a partir dos seus parceiros, sem nunca mencioná-los.

ZAP //

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