Google encobre processo de scanning de e-mails pessoais

TD / Jason Brunson / USN

-

A Google, que enfrenta um processo judicial por acesso ilegal a comunicações privadas, submeteu um pedido a um tribunal público para que fossem omitidos registos da audiência que continham informações acerca do mecanismo mediante o qual a empresa extrai informação pessoal dos e-mails dos seus utilizadores.

A multinacional tecnológica norte-americana pediu à juíza distrital Lucy H. Koh que eliminasse informação sensível referente ao seu programa de scanning de e-mails dos registos da audiência, para que os dados não sejam revelados ao público.

Sean Rommel, advogado de acusação, diz que a revelação mais relevante da sessão judicial de 27 de fevereiro foi a da existência do Content Onebox, um programa informático através do qual a Google examinava o conteúdo dos e-mails privados dos seus utilizadores. Recorrendo aos dados recolhidos, a empresa cria perfis dos utilizadores e elabora estratégias de publicidade direcionada.

Este pedido da Google surge numa altura em que uma série de requerimentos foram submetidos à juíza Koh, nomeadamente por parte do New York Times, da National Public Radio e do Washington Post, para que fossem trazidos à luz do dia mais documentos que a Google omitiu, sob alegações de conterem informação confidencial.

Rommel disse ainda que em 2010 a Google alterou o seu software de scanning Content Onebox, para que o programa não lesse apenas e-mails em arquivo mas também escrutinasse correio eletrónico por abrir, extraindo informação antes que o utilizador tivesse oportunidade de ler a mensagem.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.