Google compra World Lens, app que faz traduções de sinais e cartazes em tempo real

 

A tecnológica norte-americana Google anunciou este sábado a compra da startup Quest Visual, especializada no uso de ‘smartphones’ para traduzir em tempo real sinais, cartazes e outras palavras escritas, responsável pelo desenvolvimento da app World Lens.

Disponível para Android, iPhone e Google Glass, o “Word Lens” traduz palavras impressas de uma língua para outra, usando apenas a câmara do seu telemóvel, em tempo real, sem necessidade de ligação à Internet.

A Quest Visual e a tecnologia incorporada na aplicação Word Lens farão parte de uma equipa da Google dedicada a desenvolver funcionalidades e serviços de tradução.

As condições do contrato não foram reveladas e a Google recusou-se a fazer comentários.

“Com a Word Lens vimos o início do que é possível fazer-se quando aproveitamos o poder dos dispositivos móveis para vermos o mundo na nossa língua”, refere a Quest Visual num texto publicado no blogue da empresa.

A Word Lens usa as câmaras dos ‘smartphones’ para “ler” palavras numa língua, traduzindo-as para outra quase instantaneamente, sem ser necessário estar ligado a nenhuma rede.

A app em si é gratuita, mas o dicionário de cada língua tem um custo médio de 4.99€ – um preço algo elevado, mesmo considerando a inegável utilidade do conceito.

Quer experimentar? Está disponível para download aqui: iTunes, Google Play

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? A Ciência pode responder em breve

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? Uma equipa de investigadores propõe uma experiência que pode resolver essa questão espinhosa de uma vez por todas. Já alguma vez esteve em mais de um sítio …

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …