Afinal, a Google cedeu dados de bloggers ao Benfica

Steven Governo / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Benfica chegou a acordo com a Google para a obtenção da identidade dos autores de blogues que divulgaram emails roubados ao clube. Os encarnados terão desistido da acção contra a gigante tecnológica.

O Jornal de Notícias tinha reportado que a justiça norte-americana arquivou as queixas apresentadas pelo Benfica contra empresas tecnológicas, entre as quais a Google, no âmbito do chamado caso dos emails, rejeitando assim entregar os nomes dos bloggers envolvidos.

Mas o Correio da Manhã (CM) avança que o Benfica desistiu da queixa contra a Google, depois de ter chegado a acordo com a gigante norte-americana e de esta se ter predisposto a facultar ao clube os dados dos autores dos blogues que divulgaram os emails roubados.

O Benfica já estará na posse da identificação dos autores dos blogues ‘O Artista do Dia’, o ‘Mister do Café’ e o ‘Estado da Nação’, que estarão “alegadamente ligados ao Sporting e ao FC Porto”, segundo o CM.

As pessoas por trás destes blogues vão, agora, ser alvo de acções cíveis e criminais movidas pelo Benfica, frisa o mesmo jornal.

O acordo assinado entre o Benfica e a Google determina, ainda, que no caso de serem publicados novos dados confidenciais do clube, estes sejam “de imediato apagados”.

Por apurar está o autor ou autores do blogue ‘Mercado de Benfica’ que está alojado na plataforma WordPress. O CM nota que também neste caso, o Benfica pretende “obter a identidade do autor”, chegando a acordo com a empresa.

O chamado caso dos emails envolve suspeitas de corrupção e já levou à constituição como arguido de Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica. Também a SAD do Benfica já foi constituída arguida no chamado processo e-Toupeira.

Os emails foram inicialmente divulgados pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, no Porto Canal. Ele já foi constituído arguido num inquérito que resultou do processo judicial principal, no âmbito das circunstâncias de obtenção dos emails.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Conversa para boi dormir!
    Só engole quem quer!
    A GOOGLE ia “abrir” as pernas ao toupeiral, sem ordem judicial!!
    Hilariante!

    • A voz dos inocentes.
      Estas tricas entre clubes são de inspiração espartana.
      Não é grave fazer-se as coisas. O que é grave é ser-se apanhado.
      Há uns mais hábeis do que outros…

  2. Se cedeu os dados sem ordem judicial, pode incorrer as coimas gigantescas associadas à proteção de dados, a não ser que tenham alguma clausula genérica de interpretação duvidosa nos termos e condições, que os possa ilibar numa situação dessas.

  3. É uma história muito bem contada, não haja dúvidas. O Benfica é poderosíssimo, quer a nível nacional quer internacional; é uma multinacional que actua em diversos mercados e não há quem não o conheça, logo, qualquer acção, ainda para mais sendo jurídica, e, este tendo competência e poder económico para “empregar” os melhores advogados – sem ter a necessidade de comprar os juízes – é temida (eu teria medo; parece que a Google também…), até porque a Google tem a obrigação e consegue saber quem publica o quê e o teor do que é publicado, se é informação sensível e confidencial, ou mera publicidade! O que é de facto uma mais valia é que aqueles que cometeram os crimes, se vejam como inocentados, com total direito – e dever – de criminalizar “os bufos” que os expõem. Porque de uma perspectiva mais que justa e lógica, quem tiver em casa pessoas falecidas (que morreram naturalmente devido à idade ou à saúde, ou falta dela, ou foram assassinadas, ou até, que tenham bens alheios surrupiados) ai daquele que o exponha, que o denuncie; dentro das minhas portas e no meu espaço a lei sou eu, posso fazer o que bem quiser e ter o que bem me apetecer que sou inocente; criminoso é aquele que vai fazer queixinhas, o delator, o bufo, a testemunha que denúncia a minha justiça corrupta. Só mesmo neste país chamado Portugal conseguimos assistir a “circus” bem montados com palhaços profissionais! Ahahah-ah-e-ah!

  4. A um homem que rouba, posso denunciá-lo anonimamente, atravez de FACTOS que comprovam o seu mau exercício. Mas não posso devassar temas relacionados com a sua intimidade. Não posso divulgar telefones das suas amantes, nem posso divulgar fotos das suas cuecas sujas, só pelo facto de possuir esses objetos. Burro é quem só pensa e diz o que lhe convém.

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …