Google aposta em carros autónomos em 5 anos, especialistas duvidam

Harman

Conceito artístico de um sistema de entretenimento Harman montado num XchangE - um Tesla Model S autónomo modificado pela Rinspeed

Conceito artístico de um sistema de entretenimento Harman montado num XchangE – um Tesla Model S autónomo modificado pela Rinspeed

A evolução dos carros autónomos está a acontecer em dois caminhos diferentes: o das fabricantes de automóveis e o da Google. As marcas automóveis acreditam que a total automação da condução é algo que acontecerá progressivamente, mas a Google discorda.

A Audi, a Mercedes-Benz, a Tesla e a General Motors são alguns dos nomes da indústria automóvel que têm investido em projetos de Investigação e Desenvolvimento para levar os seus carros até ao próximo estágio da evolução tecnológica.

Estes investimentos traduzem-se em sistemas de navegação inteligente, travagem automática, ferramentas de conectividade avançada e parqueamento automático.

Do outro lado da moeda, a Google, conduzindo testes exaustivos, quer, a curto prazo, tornar estes veículos uma realidade.

O líder da unidade de carros autónomos da empresa de Menlo Park, Chris Urmson, está confiante de que um veículo que não exija qualquer intervenção por parte do condutor (que, com estes novos carros, passará também a denominar-se como “passageiro”) poderá começar a ser produzido em massa já em 2020.

No entanto, e de acordo com a Reuters, Raj Rajkumar, um dos pioneiros da condução autónoma na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh (EUA), afirma que os carros autónomos surgirão pouco a pouco e que os humanos terão de tomar as rédeas do veículo por mais alguns anos.

Consta que a Tesla, sob a direção executiva do excêntrico Elon Musk, quer oferecer, até ao fim do ano, um sistema de piloto automático que permita ao condutor ceder o controlo do carro, mantendo este uma velocidade constante numa autoestrada.

Este sistema está já a ser testado por um conjunto limitado de clientes da Tesla.

Apesar da sua visão, Urmson, a par de muitos outros especialistas da área da condução autónoma, receiam que o condutor não esteja disposto a abdicar do controlo do carro por longas distâncias.

stanfordcis / Flickr

O carro autónomo da Google: centenas de milhares de quilómetros, apenas 7 acidentes, zero vítimas.

Outra questão que se coloca, e que é de extrema importância para a segurança do condutor e passageiros, prende-se com a passagem de condução automática para condução manual em situações de emergência.

Um estudo da autoridade reguladora das autoestradas norte-americanas revelou que os condutores demoravam uma média de 17 segundos a assumir o controlo manual após o sistema do carros ter emitido um alerta de perigo.

Diz a agência noticiosa que este tempo foi reduzido para poucos segundos quando alertas sonoros e visuais eram acompanhados por um mecanismo inserido no assento que dava um ligeiro toque no condutor.

Contudo, este sistema nem sempre se provou eficaz, tendo em conta que, estando num carro autónomo, o condutor distrai-se com outras atividades que reduzem a rapidez da sua resposta.

Com tantas pontas soltas, será que os carros autónomos passarão de ficção-científica a realidade já nos próximos anos?

Talvez sim, talvez não.

Facto é que todos os computadores (sim, porque estes carros altamente tecnológicos serão autênticos computadores com rodas) estão vulneráveis a falhas e a perigos externos, independentemente das camadas de segurança com que abafemos os sistemas.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. eu acredito que aos poucos vamos começar vê-los. Tal como o skype e outros apps permitem fazer video-conferencias como sonhavamos nos filmes de ficção cientifica.Sem dar por isso, toda a ficção vai-se tornando realidade…

RESPONDER

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …