/

Golpe com cartão SIM. Hackers terão roubado 100 milhões em criptomoedas a celebridades

Oito homens suspeitos de roubar mais de 100 milhões de dólares em criptomoedas de influencers da Internet, estrelas do desporto e músicos foram presos esta terça-feira após uma investigação de um ano por várias autoridades policiais.

O grupo cibercriminoso foi desmantelado esta semana depois de os membros terem atacado “milhares” de vítimas nos Estados Unidos no ano passado através de ataques de “troca de SIM”, que são usados para se infiltrar em aplicações ou contas online, abusando o número de telefone de um smartphone.

Segundo a revista Newsweek, a agência europeia de aplicação da lei Europol disse que a investigação, que foi lançada na primavera passada, descobriu uma rede de cerca de uma dúzia de criminosos coordenados.

Num esquema de “troca de SIM”, os criminosos podem intercetar informações confidenciais, assumindo o número de telefone da vítima associado ao cartão SIM do seu dispositivo. Os hackers desativam o cartão SIM e transferem o seu número para um novo controlado por um membro da quadrilha.

Especialistas dizem que o processo de troca é geralmente feito por um hacker que se faz passar pelo proprietário e entra em contacto com a operadora para solicitar a mudança. Também é auxiliado por ataques de phishing para obter informações pessoais.

Depois de ter controlo sobre o número, os hackers podem alterar as senhas das aplciaçõese receber os códigos necessários para redefinir as credenciais da conta. Depois de alterar os códigos, os criminosos têm acesso a bancos, e-mail e redes sociais.

“Isso permitiu que roubassem dinheiro, criptomoedas e informações pessoais, incluindo contactos sincronizados com contas online. Também sequestraram contas de redes sociais para publicar conteúdo e enviar mensagens disfarçadas de vítima”, segundo a Europol.

As identidades das vítimas não foram divulgadas. A Europol disse que mais membros da gangue foram detidos recentemente em Malta e na Bélgica. A agência de polícia pediu a qualquer pessoa preocupada com este tipo de ataque que não vinculasse o seu número de telefone a contas online.

A National Crime Agency (NCA), que liderou a investigação do lado britânico sobre os ataques, disse que os homens presos tinham entre 18 e 26 anos e foram detidos em Inglaterra e na Escócia. Tal como a Europol, não revelou a identidade de suspeitos ou vítimas.

“A troca de Sims requer uma organização significativa por uma rede de criminosos cibernéticos, em que cada um comete vários tipos de criminalidade para alcançar o resultado desejado”, disse Paul Creffield, chefe de operações da Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos da NCA. “Esta rede tinha como alvo várias vítimas nos EUA e regularmente atacava aqueles que acreditavam que seriam alvos lucrativos, como estrelas do desporto e músicos famosos”.

“Nesse caso, os presos enfrentam processo por crimes sob a Lei de Uso Indevido de Computadores, bem como fraude e lavagem de dinheiro, bem como extradição para os EUA para processo. Além de causar muita angústia e perturbação, sabemos que roubaram muito somas das suas vítimas, das suas contas bancárias ou carteiras de bitcoin. ”

Ataques de troca de SIM já existem há anos. Um dos incidentes mais notáveis ocorreu em 2019, quando o perfil do CEO do Twitter, Jack Dorsey, escreveu uma série de calúnias raciais e mensagens anti-semitas. Os hackers aparentemente conseguiram fazer com que uma operadora transferisse o número de Dorsey para um dispositivo controlado por eles.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.