Golpe com cartão SIM. Hackers terão roubado 100 milhões em criptomoedas a celebridades

Oito homens suspeitos de roubar mais de 100 milhões de dólares em criptomoedas de influencers da Internet, estrelas do desporto e músicos foram presos esta terça-feira após uma investigação de um ano por várias autoridades policiais.

O grupo cibercriminoso foi desmantelado esta semana depois de os membros terem atacado “milhares” de vítimas nos Estados Unidos no ano passado através de ataques de “troca de SIM”, que são usados para se infiltrar em aplicações ou contas online, abusando o número de telefone de um smartphone.

Segundo a revista Newsweek, a agência europeia de aplicação da lei Europol disse que a investigação, que foi lançada na primavera passada, descobriu uma rede de cerca de uma dúzia de criminosos coordenados.

Num esquema de “troca de SIM”, os criminosos podem intercetar informações confidenciais, assumindo o número de telefone da vítima associado ao cartão SIM do seu dispositivo. Os hackers desativam o cartão SIM e transferem o seu número para um novo controlado por um membro da quadrilha.

Especialistas dizem que o processo de troca é geralmente feito por um hacker que se faz passar pelo proprietário e entra em contacto com a operadora para solicitar a mudança. Também é auxiliado por ataques de phishing para obter informações pessoais.

Depois de ter controlo sobre o número, os hackers podem alterar as senhas das aplciaçõese receber os códigos necessários para redefinir as credenciais da conta. Depois de alterar os códigos, os criminosos têm acesso a bancos, e-mail e redes sociais.

“Isso permitiu que roubassem dinheiro, criptomoedas e informações pessoais, incluindo contactos sincronizados com contas online. Também sequestraram contas de redes sociais para publicar conteúdo e enviar mensagens disfarçadas de vítima”, segundo a Europol.

As identidades das vítimas não foram divulgadas. A Europol disse que mais membros da gangue foram detidos recentemente em Malta e na Bélgica. A agência de polícia pediu a qualquer pessoa preocupada com este tipo de ataque que não vinculasse o seu número de telefone a contas online.

A National Crime Agency (NCA), que liderou a investigação do lado britânico sobre os ataques, disse que os homens presos tinham entre 18 e 26 anos e foram detidos em Inglaterra e na Escócia. Tal como a Europol, não revelou a identidade de suspeitos ou vítimas.

“A troca de Sims requer uma organização significativa por uma rede de criminosos cibernéticos, em que cada um comete vários tipos de criminalidade para alcançar o resultado desejado”, disse Paul Creffield, chefe de operações da Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos da NCA. “Esta rede tinha como alvo várias vítimas nos EUA e regularmente atacava aqueles que acreditavam que seriam alvos lucrativos, como estrelas do desporto e músicos famosos”.

“Nesse caso, os presos enfrentam processo por crimes sob a Lei de Uso Indevido de Computadores, bem como fraude e lavagem de dinheiro, bem como extradição para os EUA para processo. Além de causar muita angústia e perturbação, sabemos que roubaram muito somas das suas vítimas, das suas contas bancárias ou carteiras de bitcoin. ”

Ataques de troca de SIM já existem há anos. Um dos incidentes mais notáveis ocorreu em 2019, quando o perfil do CEO do Twitter, Jack Dorsey, escreveu uma série de calúnias raciais e mensagens anti-semitas. Os hackers aparentemente conseguiram fazer com que uma operadora transferisse o número de Dorsey para um dispositivo controlado por eles.

  Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …