GNR multou 496 donos de cães em acção de fiscalização

SXC

foto: sxc

foto: sxc

A GNR multou 496 donos de cães e apreendeu cinco animais no decurso de uma acção de fiscalização a proprietários que decorreu em todo o país na terça e quarta-feira, indicou hoje a corporação.

Segundo a GNR, as contra-ordenações foram levantadas a 133 donos de cães de raças potencialmente perigosa e a 363 proprietários de outras raças.

As principais infracções detectadas nos cães potencialmente perigosos foram a falta de registo, licença e de esterilização, licença caducada, alojamento sem condições de segurança e falta de seguro de responsabilidade civil válido, adianta uma nota da Guarda Nacional Republicana.

No que diz respeito às outras raças de cães, a maioria das multas estava relacionada com a falta de licença, de registo, de vacinação antirrábica e de identificação electrónica.

No âmbito da operação, que a GNR denominou “perro”, foram ainda apreendidos cinco cães – quatro pitbull e um rottweiler – cujos proprietários não tinham qualquer documento obrigatório de posse de cão.

A operação de fiscalização a donos de cães, que se realizou em todo o país na terça e quarta-feira, teve especial incidência nas raças consideradas perigosas e potencialmente perigosas.

No total estiveram envolvidos 534 militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da investigação criminal, que fiscalizaram 1.004 animais.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a GNR e a todas as autoridades que educam o povo, pela força – já que de outro modo a coisa não vai.
    Só se perdem as que caem no chão!

  2. Espero que também comecem a multar os donos dos bichinhos que andam por aí a conspurcar tudo o que é sítio. Até mete nojo!

  3. A coleta a apurar reverterá a favor de novos parques de recreio canino apetrechados de WC sem género e com biombos – Após esta 1ª fase pensamos num futuro próximo vir a estabelecer ligação aos parques por ciclovia de tartan – Diria o que ora abdica.

  4. licença, de registo e de identificação electrónica ?
    com que legitimidade um bando de criminosos vem declarar a obrigatoriedade de uma coisa destas. São os mesmos Bois que declaram a obrigatoriedade de um cartão de identificação. Uns ladrões que nem todos reconhecem, portanto é a legitimidade das armas.

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …