GNR que matou jovem é candidato do Chega no Porto

O líder do partido Chega, André Ventura, será cabeça-de-lista por Lisboa nas eleições legislativas de outubro, enquanto o primeiro candidato no Porto vai ser o militar da GNR Hugo Ernano, confirmou este domingo à Lusa fonte daquela força partidária.

Em 2008, Ernano matou um jovem de 13 anos durante uma perseguição a um carro em fuga, após assalto, em Loures. O militar do posto da GNR de Santo Antão do Tojal fez vários disparos para tentar travar uma carrinha que tentava escapar às autoridades após um assalto e acabou por atingir mortalmente um menor que seguia ao lado do condutor.

Alegando sempre que fez os disparos para tentar furar os pneus da carrinha e explicando o tiro mortal com um solavanco, foi condenado, em outubro de 2013, a nove anos de prisão por homicídio e pagamento de uma indemnização de 80 mil euros à família da vítima. Após recursos, o Supremo Tribunal de Justiça acabou por ditar pena suspensa de quatro anos e indemnização de 55 mil euros.



Cerca de 100 pessoas participaram este domingo no segundo e último dia da Convenção Nacional fundadora do Chega, no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, Oeiras, elegendo os primeiros órgãos sociais do partido, ao ratificarem a lista “A”, a única apresentada.

André Ventura foi eleito presidente da Direção Nacional, com 97 votos a favor, três brancos e três nulos, tendo como “vices” Nuno Afonso, Diogo Pacheco de Amorim e José Dias, assim como os adjuntos Lucinda Ribeiro, Salvador Posser de Andrade, Ricardo Regalla, Miguel Tristão da Silveira, Joaquim Chilrito e Gerardo Pedro.

A Mesa da Convenção e do Conselho Nacional do Chega vai ser composta pelo seu presidente, Luís Graça, e os “vices” Karina Marques, Elisa Carvalho e Nelson Dias, ao passo que o Conselho de Jurisdição terá como presidente, Fernanda Marques Lopes, e os “vices” Carlos Monteiro, Madalena Bicho, Daniel Rodrigues e Maria Plácido. Foram ainda eleitos outros 30 elementos e mais 10 suplentes para o Conselho Nacional, encabeçado por João Tilly.

O Chega concorreu pela primeira vez a eleições nas recentes europeias de maio, integrado na coligação Basta, juntamente com o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Portugal Pró-Vida/Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), obtendo a nona posição entre as 17 forças políticas concorrentes, com 1,6% da votação, num total de 49.388 votos.

  // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este GNR , que actuou cumprindo as suas funções, e acabou mal, vai agora meter-se numa situação que não lhe vai trazer nenhum beneficio no meu ver. Mas enfim ele é que sabe onde mete os pés !…….

  2. “GNR que matou jovem”?!
    Menos!… quem matou o cigano adolescente foi o seu pai que o levou para um assalto numa carrinha roubada, não obedeceu às ordens dos militares e ainda os tentou atropelar!!
    .
    De qualquer modo, é triste ver que o Hugo Ernano (que eu sempre apoiei a 100%!) foi no paleio do palerma populista/oportunista do Ventura!…
    A ver vamos…

    • Porque será que André Ventura é um populista oportunista..e sei lá mais o quê???
      Será porque é um Homem corajoso,um Português honrado ..que ama a sua/dele, e minha Pátria?
      Será porque não tem medo de denunciar os políticos corruptos e criminosos …que nos levaram há bancarrota???Tenha vergonha nessa sua cara;se é que a tem!?

  3. Que raio de titulo desta noticia! Quem matou a criança (sim porque era uma criança e não um jovem) foi o pai, que o condenou, quando o meteu na carrinha e o levou para fazer um assalto! E o GNR que estava exercer as suas funções, ainda foi condenado a pena de prisão e a indemnizar os pais (que pelos vistos, o pai, era criminoso). Tenham cuidado com as noticias que transmitem

  4. Não gosto desse André Ventura, muito menos votarei no partido dele. Mas o Hugo Ernano tem todo o meu respeito. Pena ter ido na conversa do tal ventura! Nas ele é que sabe.

RESPONDER

Encontrada explicação para a superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu

Um novo estudo descobriu que as rochas altamente porosas são responsáveis pela superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu. Os cientistas pensavam que a superfície do asteroide Bennu seria como uma praia arenosa, abundante em areia fina …

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …