GNR que matou jovem é candidato do Chega no Porto

O líder do partido Chega, André Ventura, será cabeça-de-lista por Lisboa nas eleições legislativas de outubro, enquanto o primeiro candidato no Porto vai ser o militar da GNR Hugo Ernano, confirmou este domingo à Lusa fonte daquela força partidária.

Em 2008, Ernano matou um jovem de 13 anos durante uma perseguição a um carro em fuga, após assalto, em Loures. O militar do posto da GNR de Santo Antão do Tojal fez vários disparos para tentar travar uma carrinha que tentava escapar às autoridades após um assalto e acabou por atingir mortalmente um menor que seguia ao lado do condutor.

Alegando sempre que fez os disparos para tentar furar os pneus da carrinha e explicando o tiro mortal com um solavanco, foi condenado, em outubro de 2013, a nove anos de prisão por homicídio e pagamento de uma indemnização de 80 mil euros à família da vítima. Após recursos, o Supremo Tribunal de Justiça acabou por ditar pena suspensa de quatro anos e indemnização de 55 mil euros.



Cerca de 100 pessoas participaram este domingo no segundo e último dia da Convenção Nacional fundadora do Chega, no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, Oeiras, elegendo os primeiros órgãos sociais do partido, ao ratificarem a lista “A”, a única apresentada.

André Ventura foi eleito presidente da Direção Nacional, com 97 votos a favor, três brancos e três nulos, tendo como “vices” Nuno Afonso, Diogo Pacheco de Amorim e José Dias, assim como os adjuntos Lucinda Ribeiro, Salvador Posser de Andrade, Ricardo Regalla, Miguel Tristão da Silveira, Joaquim Chilrito e Gerardo Pedro.

A Mesa da Convenção e do Conselho Nacional do Chega vai ser composta pelo seu presidente, Luís Graça, e os “vices” Karina Marques, Elisa Carvalho e Nelson Dias, ao passo que o Conselho de Jurisdição terá como presidente, Fernanda Marques Lopes, e os “vices” Carlos Monteiro, Madalena Bicho, Daniel Rodrigues e Maria Plácido. Foram ainda eleitos outros 30 elementos e mais 10 suplentes para o Conselho Nacional, encabeçado por João Tilly.

O Chega concorreu pela primeira vez a eleições nas recentes europeias de maio, integrado na coligação Basta, juntamente com o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Portugal Pró-Vida/Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), obtendo a nona posição entre as 17 forças políticas concorrentes, com 1,6% da votação, num total de 49.388 votos.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este GNR , que actuou cumprindo as suas funções, e acabou mal, vai agora meter-se numa situação que não lhe vai trazer nenhum beneficio no meu ver. Mas enfim ele é que sabe onde mete os pés !…….

  2. “GNR que matou jovem”?!
    Menos!… quem matou o cigano adolescente foi o seu pai que o levou para um assalto numa carrinha roubada, não obedeceu às ordens dos militares e ainda os tentou atropelar!!
    .
    De qualquer modo, é triste ver que o Hugo Ernano (que eu sempre apoiei a 100%!) foi no paleio do palerma populista/oportunista do Ventura!…
    A ver vamos…

    • Porque será que André Ventura é um populista oportunista..e sei lá mais o quê???
      Será porque é um Homem corajoso,um Português honrado ..que ama a sua/dele, e minha Pátria?
      Será porque não tem medo de denunciar os políticos corruptos e criminosos …que nos levaram há bancarrota???Tenha vergonha nessa sua cara;se é que a tem!?

  3. Que raio de titulo desta noticia! Quem matou a criança (sim porque era uma criança e não um jovem) foi o pai, que o condenou, quando o meteu na carrinha e o levou para fazer um assalto! E o GNR que estava exercer as suas funções, ainda foi condenado a pena de prisão e a indemnizar os pais (que pelos vistos, o pai, era criminoso). Tenham cuidado com as noticias que transmitem

  4. Não gosto desse André Ventura, muito menos votarei no partido dele. Mas o Hugo Ernano tem todo o meu respeito. Pena ter ido na conversa do tal ventura! Nas ele é que sabe.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …