GNR deteve oito falsos inspetores da PJ que faziam assaltos

Oscar in the middle / Flickr

-

A GNR deteve oito pessoas que se faziam passar por inspetores da Polícia Judiciária e falsificavam mandados de busca domiciliária para mais facilmente roubarem ouro e dinheiro.

Segundo a mesma fonte, seis homens e duas mulheres, com idades entre os 30 e 45 anos, alguns com antecedentes criminais por falsificação de documentação e roubo, foram detidos no decorrer de uma operação da GNR na região de Lisboa e Santarém, em colaboração com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Entretanto, a GNR informou, em comunicado, que os detidos são suspeitos da prática de vários roubos qualificados em que se apropriaram de ouro, dinheiro e equipamentos tecnológicos nas zonas de Lisboa e Santarém.

Segundo relata a GNR, os detidos faziam-se passar por inspetores da PJ, simulando o cumprimento de mandados de busca domiciliária emanadas por autoridade judiciária, para roubar as vítimas.

Para a realização dos roubos, os suspeitos recolhiam, na fase inicial, informação sobre as vítimas, designadamente da quantidade e valor dos seus bens.

“Posteriormente, faziam-se passar por inspetores da PJ para entrarem nas residências das vítimas, tendo em sua posse armas de fogo, distintivos policiais, cartões de identificação e mandados de busca falsos. Já no interior, ameaçavam e isolavam os residentes num compartimento da habitação, ao mesmo tempo que roubavam ouro, dinheiro e equipamentos tecnológicos“, descreve a GNR.

Numa só ação, adianta a GNR, os suspeitos chegaram a roubar oito mil euros em dinheiro e mais de 40 mil euros em ouro.

Na operação da GNR, desencadeada na madrugada de hoje, foram recuperados e apreendidos mandados de busca falsos, cartões de identificação da Polícia Judiciária falsos, rádios portáteis, similares ao usados pelas forças policiais, algemas metálicas e plásticas, telemóveis, luvas e gorros, documentos comprovativos de venda dos artigos roubados em lojas de penhores e selo branco.

A operação foi conduzida pela Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção da GNR e envolveu 110 militares, sob a coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Contou ainda com a colaboração do Grupo de Intervenção de Ordem Pública, do Grupo de Intervenção Cinotécnico e dos Comandos Territoriais de Lisboa e Santarém da GNR.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os que hoje foram detidos, não são dos mesmo a quem ontem o governo anunciou bolsas de estudo…? Se os pusessem a trabalhar para pagarem bolsas de estudo se calhar tinha mais nexo…

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …