GM e Fiat Chrysler compram “direito de poluir” à Tesla

A fabricante automóvel Tesla produziu uma receita de 2 mil milhões de dólares a vender créditos de gases com efeitos de estufa. GM e Fiat Chrysler compram estes créditos que lhes permitem não ter de vender tantos veículos elétricos.

Nos Estados Unidos, para encorajar a produção de veículos elétricos, o governo criou os créditos de gases com efeitos de estufa, também conhecidos como créditos de veículos de zero emissões. As empresas ganham estes créditos ao vender carros elétricos. Assim sendo, as fabricantes automóveis que não consigam créditos suficientes têm de pagar uma multa.

Como a Tesla apenas produz carros elétricos, o número de créditos que possui é astronómico. A GM e a Fiat Chrysler aperceberam-se disso e estão a aproveitar o facto de a empresa de Elon Musk não precisar dos créditos, para os comprarem.

Por outras palavras, a GM e a Fiat Chrysler estão a comprar à Tesla o seu “direito de poluir”, permitindo-lhes fabricar e vender carros a combustíveis fósseis e evitarem ter que vender veículos de zero emissões. A informação foi avançada pela Bloomberg esta semana, já que esta estratégia se mantinha em segredo até agora.

No caso da GM, apesar de o grupo conseguir uma boa quantidade de créditos com as vendas do híbrido Chevrolet Volts e do elétrico Bolts, a balança desequilibra-se com a elevada venda de camiões e SUVs. A empresa pretende também poupar créditos caso a política de emissões de gases poluentes fique mais apertada caso um democrata vença as eleições presidenciais de 2020.

O porta-voz da GM, Pat Morrissey, disse que a empresa está a comprar os créditos como uma espécie de seguro para “incertezas regulatórias futuras“. Já Eric Mayne, porta-voz da Fiat Chrysler defende que as exigências de créditos “excedem em muito” a demanda dos americanos por veículos elétricos.

Só no ano passado, a Tesla gerou receitas de 418,6 mil milhões de dólares na venda de créditos, que se prolonga, pelo menos, desde 2011.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …