Globos de Ouro: “Golpada Americana” impõe-se com três galardões

A longa-metragem “Golpada Americana”, que estreia em Portugal a 23 de janeiro, impôs-se na 71ª edição dos Globos de Ouro, na noite de domingo (12) em Hollywood, conquistando três galardões. O também favorito “12 anos escravo” ganhou apenas um prémio, o de melhor drama.

“Golpada Americana” (“American Hustle“, no título original), de David O. Russell, sobre uma operação do FBI nos anos 1970 e 1980, envolvendo corrupção e máfia, triunfou em três categorias: melhor comédia/musical, melhor atriz (Amy Adams) e melhor atriz secundária (Jennifer Lawrence). O longa-metragem “12 anos escravo” de Steve McQueen, sobre a escravatura nos Estados Unidos, conquistou o galardão de melhor drama, apesar de sete nomeações.

O prémio de melhor realizador foi para Alfonso Cuarón (“Gravity”), que bateu O. Russell e McQueen. Matthew McConaughey arrecadou o prémio de melhor ator de drama pelo seu papel em “Dallas Buyers Club”, enquanto Cate Blanchett o de melhor atriz de drama em “Blue Jasmine”, numa cerimónia em que Leonardo DiCaprio foi distinguido o melhor ator na categoria de comédia/musical com “O lobo de Wall Street”.

Em televisão, um triplo empate: “Breaking Bad”, “Behind the Candelabra” e “Brooklyn Nine-Nine” arrecadaram dois Globos de Ouro cada.

Breaking Bad” venceu a categoria de melhor série dramática, numa cerimónia que também distinguiu Bryan Cranston como melhor ator, enquanto “Behind the Candelabra” conquistou o galardão de melhor telefilme/minissérie, distinguindo como melhor ator Michael Douglas.

Menos esperada foi a escolha de “Brooklyn Nine-Nine” como melhor série de comédia, competindo contra sucessos como “A teoria do Big Bang”, “Girls” ou “Uma família muito moderna”, valendo também a Andy Samberg o galardão de melhor actor.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite deste domingo em Los Angeles num evento apresentado por Amy Poehler e Tina Fey:

Cinema:

Melhor drama: “12 anos escravo”

Melhor comédia/musical: “Golpada Americana”

Melhor realizador: Alfonso Cuaron (“Gravity”)

Melhor actor de drama: Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz de drama: Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

Melhor actor de comédia/musical: Leonardo DiCaprio (“O lobo de Wall Street”)

Melhor actriz de comédia/musical: Amy Adams (“Golpada Americana”)

Melhor actor secundário: Jared Leto (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz secundária: Jennifer Lawrence (“Golpada Americana”)

Melhor filme estrangeiro: “The Great Beauty” (Itália)

Melhor filme de animação: “Frozen”

Melhor argumento: Spike Jonze (“Her”)

Melhor banda sonora: Alex Ebert (“All is Lost”)

Melhor música original: “Ordinary Love”de U2 (“Mandela: Long Walk to Freedom”)

Televisão:

Melhor série dramática: “Breaking Bad”

Melhor actor de drama: Bryan Cranston (“Breaking Bad”)

Melhor actriz de drama: Robin Wright (“House of Cards”)

Melhor série de comédia: “Brooklyn Nine-Nine”

Melhor actor de comédia: Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”)

Melhor actriz de comédia: Amy Poehler (“Parks and Recreation”)

Melhor minissérie/telefilme: “Behind the Candelabra”

Melhor actor de minissérie/telefilme: Michael Douglas (“Behind the Candelabra”)

Melhor actriz de /minissérie/telefilme: Elisabeth Moss (“Top of the Lake”)

Melhor actor secundário de série/minissérie/telefilme: Jon Voight (“Ray Donovan”)

Melhor actriz secundária de série/minissérie/telefilme: Jacqueline Bisset (“Dancing Ont the Edge”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Woody Allen

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …