Globos de Ouro: “Golpada Americana” impõe-se com três galardões

A longa-metragem “Golpada Americana”, que estreia em Portugal a 23 de janeiro, impôs-se na 71ª edição dos Globos de Ouro, na noite de domingo (12) em Hollywood, conquistando três galardões. O também favorito “12 anos escravo” ganhou apenas um prémio, o de melhor drama.

“Golpada Americana” (“American Hustle“, no título original), de David O. Russell, sobre uma operação do FBI nos anos 1970 e 1980, envolvendo corrupção e máfia, triunfou em três categorias: melhor comédia/musical, melhor atriz (Amy Adams) e melhor atriz secundária (Jennifer Lawrence). O longa-metragem “12 anos escravo” de Steve McQueen, sobre a escravatura nos Estados Unidos, conquistou o galardão de melhor drama, apesar de sete nomeações.

O prémio de melhor realizador foi para Alfonso Cuarón (“Gravity”), que bateu O. Russell e McQueen. Matthew McConaughey arrecadou o prémio de melhor ator de drama pelo seu papel em “Dallas Buyers Club”, enquanto Cate Blanchett o de melhor atriz de drama em “Blue Jasmine”, numa cerimónia em que Leonardo DiCaprio foi distinguido o melhor ator na categoria de comédia/musical com “O lobo de Wall Street”.

Em televisão, um triplo empate: “Breaking Bad”, “Behind the Candelabra” e “Brooklyn Nine-Nine” arrecadaram dois Globos de Ouro cada.

Breaking Bad” venceu a categoria de melhor série dramática, numa cerimónia que também distinguiu Bryan Cranston como melhor ator, enquanto “Behind the Candelabra” conquistou o galardão de melhor telefilme/minissérie, distinguindo como melhor ator Michael Douglas.

Menos esperada foi a escolha de “Brooklyn Nine-Nine” como melhor série de comédia, competindo contra sucessos como “A teoria do Big Bang”, “Girls” ou “Uma família muito moderna”, valendo também a Andy Samberg o galardão de melhor actor.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite deste domingo em Los Angeles num evento apresentado por Amy Poehler e Tina Fey:

Cinema:

Melhor drama: “12 anos escravo”

Melhor comédia/musical: “Golpada Americana”

Melhor realizador: Alfonso Cuaron (“Gravity”)

Melhor actor de drama: Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz de drama: Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

Melhor actor de comédia/musical: Leonardo DiCaprio (“O lobo de Wall Street”)

Melhor actriz de comédia/musical: Amy Adams (“Golpada Americana”)

Melhor actor secundário: Jared Leto (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz secundária: Jennifer Lawrence (“Golpada Americana”)

Melhor filme estrangeiro: “The Great Beauty” (Itália)

Melhor filme de animação: “Frozen”

Melhor argumento: Spike Jonze (“Her”)

Melhor banda sonora: Alex Ebert (“All is Lost”)

Melhor música original: “Ordinary Love”de U2 (“Mandela: Long Walk to Freedom”)

Televisão:

Melhor série dramática: “Breaking Bad”

Melhor actor de drama: Bryan Cranston (“Breaking Bad”)

Melhor actriz de drama: Robin Wright (“House of Cards”)

Melhor série de comédia: “Brooklyn Nine-Nine”

Melhor actor de comédia: Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”)

Melhor actriz de comédia: Amy Poehler (“Parks and Recreation”)

Melhor minissérie/telefilme: “Behind the Candelabra”

Melhor actor de minissérie/telefilme: Michael Douglas (“Behind the Candelabra”)

Melhor actriz de /minissérie/telefilme: Elisabeth Moss (“Top of the Lake”)

Melhor actor secundário de série/minissérie/telefilme: Jon Voight (“Ray Donovan”)

Melhor actriz secundária de série/minissérie/telefilme: Jacqueline Bisset (“Dancing Ont the Edge”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Woody Allen

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …