Globos de Ouro: “Golpada Americana” impõe-se com três galardões

A longa-metragem “Golpada Americana”, que estreia em Portugal a 23 de janeiro, impôs-se na 71ª edição dos Globos de Ouro, na noite de domingo (12) em Hollywood, conquistando três galardões. O também favorito “12 anos escravo” ganhou apenas um prémio, o de melhor drama.

“Golpada Americana” (“American Hustle“, no título original), de David O. Russell, sobre uma operação do FBI nos anos 1970 e 1980, envolvendo corrupção e máfia, triunfou em três categorias: melhor comédia/musical, melhor atriz (Amy Adams) e melhor atriz secundária (Jennifer Lawrence). O longa-metragem “12 anos escravo” de Steve McQueen, sobre a escravatura nos Estados Unidos, conquistou o galardão de melhor drama, apesar de sete nomeações.

O prémio de melhor realizador foi para Alfonso Cuarón (“Gravity”), que bateu O. Russell e McQueen. Matthew McConaughey arrecadou o prémio de melhor ator de drama pelo seu papel em “Dallas Buyers Club”, enquanto Cate Blanchett o de melhor atriz de drama em “Blue Jasmine”, numa cerimónia em que Leonardo DiCaprio foi distinguido o melhor ator na categoria de comédia/musical com “O lobo de Wall Street”.

Em televisão, um triplo empate: “Breaking Bad”, “Behind the Candelabra” e “Brooklyn Nine-Nine” arrecadaram dois Globos de Ouro cada.

Breaking Bad” venceu a categoria de melhor série dramática, numa cerimónia que também distinguiu Bryan Cranston como melhor ator, enquanto “Behind the Candelabra” conquistou o galardão de melhor telefilme/minissérie, distinguindo como melhor ator Michael Douglas.

Menos esperada foi a escolha de “Brooklyn Nine-Nine” como melhor série de comédia, competindo contra sucessos como “A teoria do Big Bang”, “Girls” ou “Uma família muito moderna”, valendo também a Andy Samberg o galardão de melhor actor.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite deste domingo em Los Angeles num evento apresentado por Amy Poehler e Tina Fey:

Cinema:

Melhor drama: “12 anos escravo”

Melhor comédia/musical: “Golpada Americana”

Melhor realizador: Alfonso Cuaron (“Gravity”)

Melhor actor de drama: Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz de drama: Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

Melhor actor de comédia/musical: Leonardo DiCaprio (“O lobo de Wall Street”)

Melhor actriz de comédia/musical: Amy Adams (“Golpada Americana”)

Melhor actor secundário: Jared Leto (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz secundária: Jennifer Lawrence (“Golpada Americana”)

Melhor filme estrangeiro: “The Great Beauty” (Itália)

Melhor filme de animação: “Frozen”

Melhor argumento: Spike Jonze (“Her”)

Melhor banda sonora: Alex Ebert (“All is Lost”)

Melhor música original: “Ordinary Love”de U2 (“Mandela: Long Walk to Freedom”)

Televisão:

Melhor série dramática: “Breaking Bad”

Melhor actor de drama: Bryan Cranston (“Breaking Bad”)

Melhor actriz de drama: Robin Wright (“House of Cards”)

Melhor série de comédia: “Brooklyn Nine-Nine”

Melhor actor de comédia: Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”)

Melhor actriz de comédia: Amy Poehler (“Parks and Recreation”)

Melhor minissérie/telefilme: “Behind the Candelabra”

Melhor actor de minissérie/telefilme: Michael Douglas (“Behind the Candelabra”)

Melhor actriz de /minissérie/telefilme: Elisabeth Moss (“Top of the Lake”)

Melhor actor secundário de série/minissérie/telefilme: Jon Voight (“Ray Donovan”)

Melhor actriz secundária de série/minissérie/telefilme: Jacqueline Bisset (“Dancing Ont the Edge”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Woody Allen

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …

Do confinamento alargado aos limites nos despedimentos. O que pode mudar com o "novo" estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira ao Parlamento a renovação do estado de emergência em Portugal por novo período de 15 de quinze dias para permitir medidas de contenção da …

Chefe do principal hospital russo responsável por tratar Covid-19 infetado depois de apertar mão a Putin

O chefe do principal hospital de tratamento ao coronavírus de Moscovo, que se reuniu com o Presidente Vladimir Putin há uma semana, divulgou na terça-feira que testou positivo à doença, depois de o Kremlin anunciar …

Contribuintes devem estar “tranquilos” sobre reembolso do IRS

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse que até meio da manhã já foram entregues mais de 270 mil declarações de IRS e afirmou que os portugueses podem “estar tranquilos” relativamente ao reembolso. “Estamos em …

Torneiro de Wimbledon cancelado. É a primeira vez desde a II Guerra Mundial

O torneio de ténis de Wimbledon, o mais antigo ‘Grand Slam' do mundo, foi cancelado pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, devido à pandemia de covid-19, anunciou o All England Club, entidade organizadora …