Globos de Ouro: “Golpada Americana” impõe-se com três galardões

A longa-metragem “Golpada Americana”, que estreia em Portugal a 23 de janeiro, impôs-se na 71ª edição dos Globos de Ouro, na noite de domingo (12) em Hollywood, conquistando três galardões. O também favorito “12 anos escravo” ganhou apenas um prémio, o de melhor drama.

“Golpada Americana” (“American Hustle“, no título original), de David O. Russell, sobre uma operação do FBI nos anos 1970 e 1980, envolvendo corrupção e máfia, triunfou em três categorias: melhor comédia/musical, melhor atriz (Amy Adams) e melhor atriz secundária (Jennifer Lawrence). O longa-metragem “12 anos escravo” de Steve McQueen, sobre a escravatura nos Estados Unidos, conquistou o galardão de melhor drama, apesar de sete nomeações.

O prémio de melhor realizador foi para Alfonso Cuarón (“Gravity”), que bateu O. Russell e McQueen. Matthew McConaughey arrecadou o prémio de melhor ator de drama pelo seu papel em “Dallas Buyers Club”, enquanto Cate Blanchett o de melhor atriz de drama em “Blue Jasmine”, numa cerimónia em que Leonardo DiCaprio foi distinguido o melhor ator na categoria de comédia/musical com “O lobo de Wall Street”.

Em televisão, um triplo empate: “Breaking Bad”, “Behind the Candelabra” e “Brooklyn Nine-Nine” arrecadaram dois Globos de Ouro cada.

Breaking Bad” venceu a categoria de melhor série dramática, numa cerimónia que também distinguiu Bryan Cranston como melhor ator, enquanto “Behind the Candelabra” conquistou o galardão de melhor telefilme/minissérie, distinguindo como melhor ator Michael Douglas.

Menos esperada foi a escolha de “Brooklyn Nine-Nine” como melhor série de comédia, competindo contra sucessos como “A teoria do Big Bang”, “Girls” ou “Uma família muito moderna”, valendo também a Andy Samberg o galardão de melhor actor.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite deste domingo em Los Angeles num evento apresentado por Amy Poehler e Tina Fey:

Cinema:

Melhor drama: “12 anos escravo”

Melhor comédia/musical: “Golpada Americana”

Melhor realizador: Alfonso Cuaron (“Gravity”)

Melhor actor de drama: Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz de drama: Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

Melhor actor de comédia/musical: Leonardo DiCaprio (“O lobo de Wall Street”)

Melhor actriz de comédia/musical: Amy Adams (“Golpada Americana”)

Melhor actor secundário: Jared Leto (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz secundária: Jennifer Lawrence (“Golpada Americana”)

Melhor filme estrangeiro: “The Great Beauty” (Itália)

Melhor filme de animação: “Frozen”

Melhor argumento: Spike Jonze (“Her”)

Melhor banda sonora: Alex Ebert (“All is Lost”)

Melhor música original: “Ordinary Love”de U2 (“Mandela: Long Walk to Freedom”)

Televisão:

Melhor série dramática: “Breaking Bad”

Melhor actor de drama: Bryan Cranston (“Breaking Bad”)

Melhor actriz de drama: Robin Wright (“House of Cards”)

Melhor série de comédia: “Brooklyn Nine-Nine”

Melhor actor de comédia: Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”)

Melhor actriz de comédia: Amy Poehler (“Parks and Recreation”)

Melhor minissérie/telefilme: “Behind the Candelabra”

Melhor actor de minissérie/telefilme: Michael Douglas (“Behind the Candelabra”)

Melhor actriz de /minissérie/telefilme: Elisabeth Moss (“Top of the Lake”)

Melhor actor secundário de série/minissérie/telefilme: Jon Voight (“Ray Donovan”)

Melhor actriz secundária de série/minissérie/telefilme: Jacqueline Bisset (“Dancing Ont the Edge”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Woody Allen

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …