Globos de Ouro: “Golpada Americana” impõe-se com três galardões

A longa-metragem “Golpada Americana”, que estreia em Portugal a 23 de janeiro, impôs-se na 71ª edição dos Globos de Ouro, na noite de domingo (12) em Hollywood, conquistando três galardões. O também favorito “12 anos escravo” ganhou apenas um prémio, o de melhor drama.

“Golpada Americana” (“American Hustle“, no título original), de David O. Russell, sobre uma operação do FBI nos anos 1970 e 1980, envolvendo corrupção e máfia, triunfou em três categorias: melhor comédia/musical, melhor atriz (Amy Adams) e melhor atriz secundária (Jennifer Lawrence). O longa-metragem “12 anos escravo” de Steve McQueen, sobre a escravatura nos Estados Unidos, conquistou o galardão de melhor drama, apesar de sete nomeações.

O prémio de melhor realizador foi para Alfonso Cuarón (“Gravity”), que bateu O. Russell e McQueen. Matthew McConaughey arrecadou o prémio de melhor ator de drama pelo seu papel em “Dallas Buyers Club”, enquanto Cate Blanchett o de melhor atriz de drama em “Blue Jasmine”, numa cerimónia em que Leonardo DiCaprio foi distinguido o melhor ator na categoria de comédia/musical com “O lobo de Wall Street”.

Em televisão, um triplo empate: “Breaking Bad”, “Behind the Candelabra” e “Brooklyn Nine-Nine” arrecadaram dois Globos de Ouro cada.

Breaking Bad” venceu a categoria de melhor série dramática, numa cerimónia que também distinguiu Bryan Cranston como melhor ator, enquanto “Behind the Candelabra” conquistou o galardão de melhor telefilme/minissérie, distinguindo como melhor ator Michael Douglas.

Menos esperada foi a escolha de “Brooklyn Nine-Nine” como melhor série de comédia, competindo contra sucessos como “A teoria do Big Bang”, “Girls” ou “Uma família muito moderna”, valendo também a Andy Samberg o galardão de melhor actor.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite deste domingo em Los Angeles num evento apresentado por Amy Poehler e Tina Fey:

Cinema:

Melhor drama: “12 anos escravo”

Melhor comédia/musical: “Golpada Americana”

Melhor realizador: Alfonso Cuaron (“Gravity”)

Melhor actor de drama: Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz de drama: Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

Melhor actor de comédia/musical: Leonardo DiCaprio (“O lobo de Wall Street”)

Melhor actriz de comédia/musical: Amy Adams (“Golpada Americana”)

Melhor actor secundário: Jared Leto (“Dallas Buyers Club”)

Melhor actriz secundária: Jennifer Lawrence (“Golpada Americana”)

Melhor filme estrangeiro: “The Great Beauty” (Itália)

Melhor filme de animação: “Frozen”

Melhor argumento: Spike Jonze (“Her”)

Melhor banda sonora: Alex Ebert (“All is Lost”)

Melhor música original: “Ordinary Love”de U2 (“Mandela: Long Walk to Freedom”)

Televisão:

Melhor série dramática: “Breaking Bad”

Melhor actor de drama: Bryan Cranston (“Breaking Bad”)

Melhor actriz de drama: Robin Wright (“House of Cards”)

Melhor série de comédia: “Brooklyn Nine-Nine”

Melhor actor de comédia: Andy Samberg (“Brooklyn Nine-Nine”)

Melhor actriz de comédia: Amy Poehler (“Parks and Recreation”)

Melhor minissérie/telefilme: “Behind the Candelabra”

Melhor actor de minissérie/telefilme: Michael Douglas (“Behind the Candelabra”)

Melhor actriz de /minissérie/telefilme: Elisabeth Moss (“Top of the Lake”)

Melhor actor secundário de série/minissérie/telefilme: Jon Voight (“Ray Donovan”)

Melhor actriz secundária de série/minissérie/telefilme: Jacqueline Bisset (“Dancing Ont the Edge”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Woody Allen

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …