Globalia desiste de comprar TAP devido à elevada dívida da empresa

1

Pedro Aragão / Wikimedia

-

A Air Europa, companhia aérea detida pelo grupo espanhol Globalia, desistiu de comprar a TAP, devido à elevada dívida da transportadora portuguesa e à impossibilidade de geri-la com “critérios privados”.

A dívida do Grupo TAP, que inclui a companhia aérea, uma unidade de manutenção e engenharia no Brasil e uma empresa de gestão de carga e bagagens, atingiu os 1.060 milhões de euros em 2014, um valor estável em relação ao ano anterior.

O presidente da Globalia, Juan José Hidalgo, citado esta quarta-feira pela agência espanhola Efe, disse que o grupo “desistiu” da ideia de adquirir a TAP – avaliada em 1.200 milhões de euros – , acrescentando o motivo: “Não se pode comprar uma empresa com tanto endividamento que não possas sanear e gerir tu“.

O processo de privatização da TAP prevê a alienação de ações representativas de até 66% do capital social da TAP SGPS – 61% na modalidade de venda direta de referência, a um ou mais investidores nacionais ou estrangeiros, e 5% por aquisição por parte dos trabalhadores.

Além do grupo espanhol Globalia, têm sido apontados como interessados na compra da TAP o empresário português Miguel Pais do Amaral, o empresário Gérman Efromovich e as companhias brasileiras Azul e Gol.

O grupo espanhol, dono da Air Europa, foi até 2008 sócio da TAP no negócio do handling (assistência em terra nos aeroportos).

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.