Glifosato encontrado em cereais de criança

O herbicida glifosato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos.

O glifosato é um herbicida muito usado para matar ervas daninhas e esteve na origem do cancro terminal de Dewayne Johnson, o jardineiro que será indemnizado em 250 milhões de euros (290 milhões de dólares) pela Monsanto.

Agora, e segundo os testes da Environmental Working Group (EWG), uma organização de saúde pública norte-americana, sabe-se que o glifosato está mais presente na nossa dieta do que imaginávamos. Nos Estados Unidos, descobriu-se que muitos dos cereais para crianças e barras de snack vendidos contém níveis glifosato superiores ao permitido.

De acordo com a revista Sábado, a Environmental Working Group fez testes em 45 alimentos à base de aveia e apenas 2 não tinham glifosato. Além disso, mais de dois terços dos produtos analisados continham níveis preocupantes desta substância, muito superiores ao que esta organização considera seguro que as crianças consumam.

A Quaker Oats, Cheerios e Kellogg’s foram as marcas que apresentaram níveis mais altos destes químicos nos seus produtos. Ken Cook, presidente da EWG, mostrou-se muito surpreendido. “Eu cresci a comer Cheerios e Quaker Oats. Ninguém quer comer para pequeno-almoço uma substância que mata plantas, e ninguém deveria ter de o fazer.”

Muitos ambientalistas defendem que o glifosato, um herbicida comummente usado em muitas plantações dos Estados Unidos e no Reino Unido, causa cancro. Dewayne Johnoson, um jardineiro de 46 anos, foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin, cancro que teve na sua origem o contacto excessivo com este herbicida.

A Quaker respondeu e garantiu que os seus produtos são se qualidade e seguros. “A Quaker não usa glifosato em nenhuma parte por processo de moagem. O glifosato é normalmente usado pelos agricultores antes da colheita”, afirma um porta-voz.

“Quaisquer níveis de glifosato que fiquem são significativamente inferiores ao limite estipulado e bem dentro dos padrões de segurança definidos pela Agência de Proteção Ambiental e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos para que os humanos possam consumi-los”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …