Glifosato encontrado em cereais de criança

O herbicida glifosato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos.

O glifosato é um herbicida muito usado para matar ervas daninhas e esteve na origem do cancro terminal de Dewayne Johnson, o jardineiro que será indemnizado em 250 milhões de euros (290 milhões de dólares) pela Monsanto.

Agora, e segundo os testes da Environmental Working Group (EWG), uma organização de saúde pública norte-americana, sabe-se que o glifosato está mais presente na nossa dieta do que imaginávamos. Nos Estados Unidos, descobriu-se que muitos dos cereais para crianças e barras de snack vendidos contém níveis glifosato superiores ao permitido.

De acordo com a revista Sábado, a Environmental Working Group fez testes em 45 alimentos à base de aveia e apenas 2 não tinham glifosato. Além disso, mais de dois terços dos produtos analisados continham níveis preocupantes desta substância, muito superiores ao que esta organização considera seguro que as crianças consumam.

A Quaker Oats, Cheerios e Kellogg’s foram as marcas que apresentaram níveis mais altos destes químicos nos seus produtos. Ken Cook, presidente da EWG, mostrou-se muito surpreendido. “Eu cresci a comer Cheerios e Quaker Oats. Ninguém quer comer para pequeno-almoço uma substância que mata plantas, e ninguém deveria ter de o fazer.”

Muitos ambientalistas defendem que o glifosato, um herbicida comummente usado em muitas plantações dos Estados Unidos e no Reino Unido, causa cancro. Dewayne Johnoson, um jardineiro de 46 anos, foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin, cancro que teve na sua origem o contacto excessivo com este herbicida.

A Quaker respondeu e garantiu que os seus produtos são se qualidade e seguros. “A Quaker não usa glifosato em nenhuma parte por processo de moagem. O glifosato é normalmente usado pelos agricultores antes da colheita”, afirma um porta-voz.

“Quaisquer níveis de glifosato que fiquem são significativamente inferiores ao limite estipulado e bem dentro dos padrões de segurança definidos pela Agência de Proteção Ambiental e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos para que os humanos possam consumi-los”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …