Glifosato encontrado em cereais de criança

O herbicida glifosato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos.

O glifosato é um herbicida muito usado para matar ervas daninhas e esteve na origem do cancro terminal de Dewayne Johnson, o jardineiro que será indemnizado em 250 milhões de euros (290 milhões de dólares) pela Monsanto.

Agora, e segundo os testes da Environmental Working Group (EWG), uma organização de saúde pública norte-americana, sabe-se que o glifosato está mais presente na nossa dieta do que imaginávamos. Nos Estados Unidos, descobriu-se que muitos dos cereais para crianças e barras de snack vendidos contém níveis glifosato superiores ao permitido.

De acordo com a revista Sábado, a Environmental Working Group fez testes em 45 alimentos à base de aveia e apenas 2 não tinham glifosato. Além disso, mais de dois terços dos produtos analisados continham níveis preocupantes desta substância, muito superiores ao que esta organização considera seguro que as crianças consumam.

A Quaker Oats, Cheerios e Kellogg’s foram as marcas que apresentaram níveis mais altos destes químicos nos seus produtos. Ken Cook, presidente da EWG, mostrou-se muito surpreendido. “Eu cresci a comer Cheerios e Quaker Oats. Ninguém quer comer para pequeno-almoço uma substância que mata plantas, e ninguém deveria ter de o fazer.”

Muitos ambientalistas defendem que o glifosato, um herbicida comummente usado em muitas plantações dos Estados Unidos e no Reino Unido, causa cancro. Dewayne Johnoson, um jardineiro de 46 anos, foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin, cancro que teve na sua origem o contacto excessivo com este herbicida.

A Quaker respondeu e garantiu que os seus produtos são se qualidade e seguros. “A Quaker não usa glifosato em nenhuma parte por processo de moagem. O glifosato é normalmente usado pelos agricultores antes da colheita”, afirma um porta-voz.

“Quaisquer níveis de glifosato que fiquem são significativamente inferiores ao limite estipulado e bem dentro dos padrões de segurança definidos pela Agência de Proteção Ambiental e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos para que os humanos possam consumi-los”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …