“Glaciar do Juízo Final”. Cientistas fazem descoberta alarmante

David Vaughan / ITGC

Uma das frentes do Thwaites, o "glaciar do juizo final".

Uma das frentes do Thwaites, o “glaciar do juizo final”.

Cientistas fizeram uma descoberta alarmantes sobre o chamado “Glaciar do Juízo Final”, na Antártida. Está a derreter rapidamente de formas inesperadas.

O glaciar Thwaites, também conhecido como “Glaciar do Juízo Final”, ganhou este nome devido ao elevado risco de colapso e ameaça ao nível do mar.

Os cientistas estão preocupados com a subida do nível do mar que acompanharia o potencial desaparecimento do glaciar.

O glaciar é capaz de elevar o nível do mar em alguns metros e está a erodir ao longo da sua base submersa, à medida que a temperatura do planeta aquece. Agora, graças a um novo estudo, sabe-se que está a derreter rapidamente de formas inesperadas.

Em dois estudos publicados esta quarta-feira na revista Nature, os cientistas revelaram que, embora o ritmo de derretimento debaixo de grande parte da plataforma de gelo seja mais lento do que se pensava, fendas profundas e formações de “escadas” no gelo estão a fazê-lo derreter muito mais rapidamente, revela a CNN.

Os resultados da investigação revelam “uma imagem muito matizada e complexa”, disse Peter Davis, autor principal de um dos artigos científicos.

Embora os cientistas tenham descoberto que o ritmo de derretimento debaixo de grande parte do glaciar é mais lento do que se pensava, Davis alerta que “o glaciar ainda está com problemas”.

“O que descobrimos é que, apesar de pequenas quantidades de derretimento, ainda há um rápido recuo do glaciar, por isso não parece ser preciso muito para desequilibrar o glaciar”, disse o autor do artigo à CNN.

Britney Schmidt, professora da Universidade de Cornell e autora do outro estudo, corroborou os resultados de Davis: “O glaciar não está apenas a derreter por dentro, está também a derreter para fora”.

Em 1973, os investigadores já se questionavam se o glaciar estaria em risco elevado de colapso. Quase uma década depois, descobriram que as correntes oceânicas quentes podem derreter o glaciar por baixo, perdendo estabilidade a partir do fundo.

Em 2021, um estudo mostrou que a plataforma de gelo do Thwaites, que ajuda a estabilizar o glaciar e a impedir que o gelo flua livremente para o oceano, pode desfazer-se no espaço de cinco anos.

“O Thwaites está realmente preso por um fio e devemos esperar grandes mudanças, ao longo de curtos espaços de tempo no futuro”, avisou o geofísico marinho Robert Larter, coautor de um estudo sobre o glaciar, publicado em setembro do ano passado.

Todos os anos, o “Glaciar do Juízo Final” lança milhares de milhões de toneladas de gelo no oceano, contribuindo com cerca de 4% para a subida anual do nível do mar. Os cientistas calculam que o nível global do mar poderá subir cerca de 3 metros se o glaciar colapsar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.