Gigantesca teia de aranha cobre praia na Grécia

Giannis Giannakopoulos / EPA

A teia tem cerca de 300 metros

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. 

A época de acasalamento das aranhas tornou esta praia no pior pesadelo de um aracnofóbico, uma vez que estes animais cobriram a vegetação junto à praia com teias.

De acordo com os especialistas, este é um fenómeno sazonal causado por aranhas tetragnatha, que são capazes de construir grandes ninhos durante os períodos de acasalamento. A BBC explica também que a população local de mosquitos pode ter potenciado o crescimento do número de aranhas na zona.

As aranhas tetragnatha são muitas vezes chamadas de “aranhas esticadas” devido aos seus corpos alongados e em forma oval. Por norma, vivem perto de habitats aquáticos e são exímios construtores de teias. Teias estas que são utilizadas para caçar as suas presas, bem como para acasalar.

Maria Chatzaki, professora de Biologia Molecular da Democritus University of Thrace, na Grécia, explicou que as temperaturas mais altas e as condições de humidade e alimentação criaram o ambiente ideal para que estes animais se reproduzissem em grande escala.

“É como se as aranhas se estivesse a aproveitar destas condições para fazer uma festa. As aranhas acasalam, reproduzem-se e criam uma geração completamente nova”.

No entanto, não há caso para alarmismos – as aranhas são completamente inofensivas. “Estas aranhas não são perigosas para os humanos nem causam danos à flora local. Assim que acabarem a sua festa, morrerão”, explicou.

Um vídeo, postado no YouTube por Giannis Giannakopoulos, mostra a cidade à beira-mar envolvida numa enorme teia.

Chatzaki recordou ainda que o fenómeno já tinha invadido a região em 2003. Na época, as aranhas acabaram por morrer rapidamente e a teia acabou por se degradar naturalmente, não causando quaisquer danos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …