Gestores da PT processados poderão ter que pagar prejuízos do próprio bolso

telecom.pt

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Henrique Granadeiro, 70 anos, ex-presidente Executivo da Portugal Telecom

Os responsáveis da Pharol, a antiga PT SPGS, avançaram com um processo contra os ex-administradores da empresa, Henrique Granadeiro, Luís Pacheco de Melo e Amílcar Morais Pires, reclamando uma indemnização pelos prejuízos resultantes do investimento em papel comercial do Grupo Espírito Santo.

A acção deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa na sexta-feira e intenta que os ex-administradores da PT paguem do seu próprio bolso os danos sofridos  com o investimento de 897 milhões de euros no papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo.

Segundo revela a empresa, citada pelo Dinheiro Vivo, a medida surge no âmbito da decisão tomada na Assembleia Geral de 31 de Julho.

O objectivo é receber uma “indemnização correspondente à diferença entre o valor de 897 milhões de euros e o que a Pharol venha a receber no âmbito do processo de insolvência da Rioforte”, bem como os eventuais danos que se venham a apurar.

A publicação frisa que a Pharol tem a expectativa de recuperar apenas 15%, o que significará que os ex-administradores da PT poderão ter que pagar do próprio bolso mais de 762 milhões de euros, caso venham a perder o processo.

Entretanto, a Pharol admite avançar com outros processos, nomeadamente contra Zeinal Bava, o antigo CEO da PT SGPS.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Até dava dinheiro só para ver a justiça a tirar dinheiro a estes senhores… havia de ser como nos eua, prisão… mais nada

RESPONDER

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …

O jogo em Macau também é uma vítima da covid-19

As receitas do jogo em Macau caíram 93,2% em maio, em relação a igual período de 2019, quando já se registavam fortes restrições nas fronteiras da capital mundial dos casinos para conter a pandemia da …