Gestores de balcão do BCP alvo de processos disciplinares por falsearem dados

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do Millennium BCP, Miguel Maya

Gerentes de balcão do Millennium BCP estão a ser alvo de processos disciplinares por terem falsificado a naturalidade de clientes oriundos de geografias consideradas de risco, de acordo com uma auditoria interna.

O Jornal Económico avança esta sexta-feira que há cerca de 10 gestores de balcão do Millennium BCP que enfrentam processos disciplinares após terem diso descobertos a falsearem a naturalidade de clientes oriundos de geografias consideradas de risco.

A alteração da naturalidade de clientes do BCP servia para acelerar o processo de contratação de crédito, uma vez que assim se evitava que o processo tivesse de subir ao departamento de risco. De acordo com os regulamentos, os clientes originários de países de risco têm de ser analisados pelo departamento de risco e de compliance do banco.



Segundo o mesmo jornal, o BCP descobriu casos em que os seus colaboradores alteravam a naturalidade de clientes nascidos na Índia, Angola, Moçambique ou Brasil para uma cidade portuguesa.

Após a aprovação, a naturalidade original dos clientes era reposta no seu processo.

Segundo uma fonte ouvida pelo Económico, as infrações terão sido motivadas pela pressão de demonstrar resultados comerciais.

O caso chegou ao conhecimento de Miguel Maya, presidente do BCP, que disse à Comissão de Trabalhadores (CT) do banco que “não haverá tolerância para ações que visem ‘enganar’ o sistema para alcançar objetivos comerciais”. “Estas ações prejudicam os trabalhadores que alcançaram os resultados honestamente, enganam o banco e causam perda de confiança por parte dos nossos clientes”.

Os dez colaboradores visados pelos processos disciplinares arricam despedimento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. infelizmente o BCP tem algumas pessoas pouco corretas e quando deixamos de trabalhar com eles os mesmos não se interessam nem valorizam as nossas justificações

RESPONDER

Medicamentos antipsicóticos simples passam a ser cedidos gratuitamente no SNS

Os medicamentos antipsicóticos simples passam a ser cedidos gratuitamente aos doentes seguidos em ambulatório no Serviço Nacional de Saúde, sendo a sua administração acompanhada pelos respetivos serviços de saúde mental, segundo um despacho hoje publicado …

Trabalhadores da Groundforce já receberam totalidade dos salários

A maior parte dos trabalhadores recebeu a remuneração de maio em duas partes. Já os administradores e diretores só começaram a ser pagos após os restantes trabalhadores já terem recebido a totalidade do ordenado. De acordo …

Maiores de 43 anos já podem agendar vacina contra a covid-19

Quem tem mais de 43 anos já pode marcar a toma da vacina contra a covid-19 no portal de auto-agendamento da Direção-Geral da Saúde. Até esta segunda-feira, o auto-agendamento estava apenas disponível para quem tem mais …

Pedro Nuno Santos lembra que despedimento coletivo na TAP “é uma hipótese desde o início”

O ministro das Infraestruturas reiterou hoje que o despedimento coletivo na TAP “é uma hipótese desde o início”, salientando que as negociações com os trabalhadores já permitiram reduzir de 2.000 para “cerca de 200” as …

Pneumologista Filipe Froes defende que Portugal deve “reservar agora” vacinas da gripe

O coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, Filipe Froes, defendeu hoje que Portugal deve "reservar agora" as vacinas da gripe para assegurar as doses necessárias, advertindo que são "escassas" e outros países …

Espanha passa a exigir teste negativo a quem vier de Portugal por via terrestre

Os viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da covid-19. A medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal. A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, quem viajar …

Sete países da UE já estão a usar o Certificado Digital Covid-19. Portugal não é um deles

O certificado digital ainda não está ativo em Portugal. Atualmente, o país integra um conjunto de países da União Europeia que estão “tecnicamente prontos” para começar a emitir certificados, mas que ainda não deram esse …

Ministério Público investiga perdão de 229 mil euros a hospital privado de Bragança

O Ministério Público desencadeou uma ação crime para investigar a legalidade do perdão de 229 mil euros de taxas municipais ao hospital privado que está a ser construído em Bragança envolto em polémica desde o …

Virologista belga na mira de um militar de extrema-direita

Vários cientistas sofreram ataques e ameaças durante a pandemia de covid-19. Mas o caso de Marc Van Ranst é mais sério do que a maioria. Marc Van Ranst tornou-se um rosto muito familiar na Bélgica durante …

Navalny foi transferido para o seu habitual local de detenção

O principal opositor russo, Alexei Navalny, foi transferido para o seu habitual local de detenção desde o hospital penitenciário onde estava sob observação após uma greve de fome, indicaram hoje os seus colaboradores e as …