Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é a “verdadeiro bitcoin” (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é a “verdadeiro bitcoin” – e explicou porquê.

O preço do ouro, “investimento-refúgio” racional para investidores em tempos de crise financeira, atingiu esta semana os 1.800 dólares a onça, o valor mais alto em nove anos, e muitos analistas dizem que este é apenas o início da tendência em alta do metal.

“Acredito que o ouro é a verdadeira bitcoin“, começou por dizer à emissora norte-americana Boris Schlossberg, diretor de estratégia de câmbio da BK Asset Management.

O mercado “está a aceitar apostas implícitas de que a inflação está a crescer novamente”, explicou, antes de dizer que “existem boas razões” para o mercado pensar desta forma.

Os estímulos dos bancos centrais que alimentam a expansão fiscal vão prejudicar a economia e impulsionar a inflação, previu. “Os bancos centrais manterão as taxas de juro num nível muito baixo, porque a sua primeira prioridade agora no mundo pós-covid é manter o ritmo e continuar a expandir o máximo possível”.

“Os bancos centrais vão suprimir as taxas de juro e a inflação ficará um pouco mais alta e, é claro, não há nada que o ouro ame mais do que taxas de juro reais a baixar mais e mais”, disse ainda aos microfones da CNBC.

O especialista disse ainda que se está a criar um ambiente favorável para que o ouro teste o seu máximo histórico, de 1.920,3 dólares a onça, alcançado em meados de 2011.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …