Geringonça já quis nacionalizar 20 empresas

António Cotrim / Lusa

Entre as empresas que este Governo já quis, e algumas chegou mesmo a nacionalizar, contam-se o TDT, o SIRESP, os CTT, a TAP, o Novo Banco, entre outras.

Desde que assumiu o poder, o Governo liderado por António Costa já reverteu cinco privatizações feitas pelo seu antecessor Pedro Passos Coelho.

Antes de ganhar as eleições (e de saber que teria que fechar acordo à esquerda), António Costa apontava, num debate televisivo, que o principal entrave à formação de um governo à esquerda era a nacionalização da banca proposta pelo Bloco. “Eu pergunto: quanto custa começar a nacionalizar a banca, nacionalizar a EDP, a REN e a Galp? O problema com a retórica é este. Temos de ter programas focados nas pessoas”, relembra o ECO.

O Governo foi cedendo aos parceiros à esquerda, mas se António Costa tivesse cedido ainda mais, 20 entidades já teriam sido nacionalizadas a pedido do PCP e do Bloco. A última foi proposta ainda na semana passada pelo BE a querer nacionalizar a gestão da rede básica de telecomunicações, onde se inclui a TDT e o SIRESP.

Ao saber da proposta, a Altice ficou indignada e pediu inclusive uma audição ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações à gestão da TDT ou do SIRESP.

Além disso, há projetos para trazer toda a estrutura da PT, e não apenas os serviços por ela prestados, de volta para o domínio público. Há outros casos não menos emblemáticos: TAP, CTT, Novo Banco e transportes públicos de Lisboa e do Porto, por exemplo. Desde setores inteiros, como o energético, até às Pousadas de Juventude, o dossier de reivindicações de nacionalizações por parte dos partidos da esquerda é extenso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Antes de ganhar as eleições ?! Então Costa não foi derrotado nas eleições legislativas ?!
    Realmente até confunde – ser derrotado e ser primeiro ministro ! Inédito em mais de 40 anos. Se não era esta safa da geringonça, o indiano Costa dizia adeus à política. Como as coisas são !…

  2. Qualquer nacionalização já vem tarde.
    Muitos dos serviços que têm vindo a ser privatizados só servem para roubar divisas do país.
    Metam todos os gatunos no tarrafal.

    • Bem dito! Querem que o mundo esteja na mão de uma elite minoritária de 1% da população mundial, enquanto que os 99% do resto da população fica pra mão de obra barata. Uma plantação de escravos moderna!

      Bom trabalho, Geringonça!

  3. Devem ser empresas falidas e onde deve haver greves frequentemente. O Zé Pagante que pague a fatura!! Mas pela vontade dos dois emplastros que estão à direita, até nacionalizavam tudo, penso eu de que…!!!

  4. Qual é o problema das nacionalizações? Pelo menos o estado volta a controlar empresas estratégicas que nunca deviam ter sido privatizadas. Olhem para os bancos que tiveram de ser regatados pelo estado, os “donos” roubaram tudo o que puderam aos seus próprios bancos e forçaram o estado a pagar as contas para evitar colapso da economia.

  5. “No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações…” Sr jornalista, e que tal fazer alterações ao texto?

RESPONDER

Afinal, centros de vacinação vão ser apenas 120 (e já não serão necessários tantos enfermeiros)

Inicialmente, previa-se que seriam abertos mais de 150 centros de vacinação rápida e maciça em todo o país, mas, afinal, serão apenas 120. De acordo com uma fonte ligada ao processo, ouvida pelo jornal Público, estes …

Subida do nível do mar está a matar árvores e a criar "florestas fantasma" visíveis do Espaço

A subida do nível do mar é prova de que as alterações climáticas estão a mudar as paisagens ao longo da costa. Este fenómeno está a matar árvores, criando "florestas fantasma". Como todos os organismos vivos, …

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros. A notícia …

Um morto e vários feridos em tiroteio numa escola no Tennessee

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu. “Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet …

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …