Entre as empresas que este Governo já quis, e algumas chegou mesmo a nacionalizar, contam-se o TDT, o SIRESP, os CTT, a TAP, o Novo Banco, entre outras.
Desde que assumiu o poder, o Governo liderado por António Costa já reverteu cinco privatizações feitas pelo seu antecessor Pedro Passos Coelho.
Antes de ganhar as eleições (e de saber que teria que fechar acordo à esquerda), António Costa apontava, num debate televisivo, que o principal entrave à formação de um governo à esquerda era a nacionalização da banca proposta pelo Bloco. “Eu pergunto: quanto custa começar a nacionalizar a banca, nacionalizar a EDP, a REN e a Galp? O problema com a retórica é este. Temos de ter programas focados nas pessoas”, relembra o ECO.
O Governo foi cedendo aos parceiros à esquerda, mas se António Costa tivesse cedido ainda mais, 20 entidades já teriam sido nacionalizadas a pedido do PCP e do Bloco. A última foi proposta ainda na semana passada pelo BE a querer nacionalizar a gestão da rede básica de telecomunicações, onde se inclui a TDT e o SIRESP.
Ao saber da proposta, a Altice ficou indignada e pediu inclusive uma audição ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações à gestão da TDT ou do SIRESP.
Além disso, há projetos para trazer toda a estrutura da PT, e não apenas os serviços por ela prestados, de volta para o domínio público. Há outros casos não menos emblemáticos: TAP, CTT, Novo Banco e transportes públicos de Lisboa e do Porto, por exemplo. Desde setores inteiros, como o energético, até às Pousadas de Juventude, o dossier de reivindicações de nacionalizações por parte dos partidos da esquerda é extenso.
Que comece o regabofe, que até já vem atrasado…
Antes de ganhar as eleições ?! Então Costa não foi derrotado nas eleições legislativas ?!
Realmente até confunde – ser derrotado e ser primeiro ministro ! Inédito em mais de 40 anos. Se não era esta safa da geringonça, o indiano Costa dizia adeus à política. Como as coisas são !…
Onde está a tua democracia???!!!
Nas ruas da amargura, já se vê. Ou melhor, nas ruas do ressabiamento.
Qualquer nacionalização já vem tarde.
Muitos dos serviços que têm vindo a ser privatizados só servem para roubar divisas do país.
Metam todos os gatunos no tarrafal.
Bem dito! Querem que o mundo esteja na mão de uma elite minoritária de 1% da população mundial, enquanto que os 99% do resto da população fica pra mão de obra barata. Uma plantação de escravos moderna!
Bom trabalho, Geringonça!
Devem ser empresas falidas e onde deve haver greves frequentemente. O Zé Pagante que pague a fatura!! Mas pela vontade dos dois emplastros que estão à direita, até nacionalizavam tudo, penso eu de que…!!!
Qual é o problema das nacionalizações? Pelo menos o estado volta a controlar empresas estratégicas que nunca deviam ter sido privatizadas. Olhem para os bancos que tiveram de ser regatados pelo estado, os “donos” roubaram tudo o que puderam aos seus próprios bancos e forçaram o estado a pagar as contas para evitar colapso da economia.
Nem mais!..
“No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações…” Sr jornalista, e que tal fazer alterações ao texto?