Geringonça já quis nacionalizar 20 empresas

António Cotrim / Lusa

Entre as empresas que este Governo já quis, e algumas chegou mesmo a nacionalizar, contam-se o TDT, o SIRESP, os CTT, a TAP, o Novo Banco, entre outras.

Desde que assumiu o poder, o Governo liderado por António Costa já reverteu cinco privatizações feitas pelo seu antecessor Pedro Passos Coelho.

Antes de ganhar as eleições (e de saber que teria que fechar acordo à esquerda), António Costa apontava, num debate televisivo, que o principal entrave à formação de um governo à esquerda era a nacionalização da banca proposta pelo Bloco. “Eu pergunto: quanto custa começar a nacionalizar a banca, nacionalizar a EDP, a REN e a Galp? O problema com a retórica é este. Temos de ter programas focados nas pessoas”, relembra o ECO.

O Governo foi cedendo aos parceiros à esquerda, mas se António Costa tivesse cedido ainda mais, 20 entidades já teriam sido nacionalizadas a pedido do PCP e do Bloco. A última foi proposta ainda na semana passada pelo BE a querer nacionalizar a gestão da rede básica de telecomunicações, onde se inclui a TDT e o SIRESP.

Ao saber da proposta, a Altice ficou indignada e pediu inclusive uma audição ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações à gestão da TDT ou do SIRESP.

Além disso, há projetos para trazer toda a estrutura da PT, e não apenas os serviços por ela prestados, de volta para o domínio público. Há outros casos não menos emblemáticos: TAP, CTT, Novo Banco e transportes públicos de Lisboa e do Porto, por exemplo. Desde setores inteiros, como o energético, até às Pousadas de Juventude, o dossier de reivindicações de nacionalizações por parte dos partidos da esquerda é extenso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Antes de ganhar as eleições ?! Então Costa não foi derrotado nas eleições legislativas ?!
    Realmente até confunde – ser derrotado e ser primeiro ministro ! Inédito em mais de 40 anos. Se não era esta safa da geringonça, o indiano Costa dizia adeus à política. Como as coisas são !…

  2. Qualquer nacionalização já vem tarde.
    Muitos dos serviços que têm vindo a ser privatizados só servem para roubar divisas do país.
    Metam todos os gatunos no tarrafal.

    • Bem dito! Querem que o mundo esteja na mão de uma elite minoritária de 1% da população mundial, enquanto que os 99% do resto da população fica pra mão de obra barata. Uma plantação de escravos moderna!

      Bom trabalho, Geringonça!

  3. Devem ser empresas falidas e onde deve haver greves frequentemente. O Zé Pagante que pague a fatura!! Mas pela vontade dos dois emplastros que estão à direita, até nacionalizavam tudo, penso eu de que…!!!

  4. Qual é o problema das nacionalizações? Pelo menos o estado volta a controlar empresas estratégicas que nunca deviam ter sido privatizadas. Olhem para os bancos que tiveram de ser regatados pelo estado, os “donos” roubaram tudo o que puderam aos seus próprios bancos e forçaram o estado a pagar as contas para evitar colapso da economia.

  5. “No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações…” Sr jornalista, e que tal fazer alterações ao texto?

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …