Geringonça já quis nacionalizar 20 empresas

António Cotrim / Lusa

Entre as empresas que este Governo já quis, e algumas chegou mesmo a nacionalizar, contam-se o TDT, o SIRESP, os CTT, a TAP, o Novo Banco, entre outras.

Desde que assumiu o poder, o Governo liderado por António Costa já reverteu cinco privatizações feitas pelo seu antecessor Pedro Passos Coelho.

Antes de ganhar as eleições (e de saber que teria que fechar acordo à esquerda), António Costa apontava, num debate televisivo, que o principal entrave à formação de um governo à esquerda era a nacionalização da banca proposta pelo Bloco. “Eu pergunto: quanto custa começar a nacionalizar a banca, nacionalizar a EDP, a REN e a Galp? O problema com a retórica é este. Temos de ter programas focados nas pessoas”, relembra o ECO.

O Governo foi cedendo aos parceiros à esquerda, mas se António Costa tivesse cedido ainda mais, 20 entidades já teriam sido nacionalizadas a pedido do PCP e do Bloco. A última foi proposta ainda na semana passada pelo BE a querer nacionalizar a gestão da rede básica de telecomunicações, onde se inclui a TDT e o SIRESP.

Ao saber da proposta, a Altice ficou indignada e pediu inclusive uma audição ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações à gestão da TDT ou do SIRESP.

Além disso, há projetos para trazer toda a estrutura da PT, e não apenas os serviços por ela prestados, de volta para o domínio público. Há outros casos não menos emblemáticos: TAP, CTT, Novo Banco e transportes públicos de Lisboa e do Porto, por exemplo. Desde setores inteiros, como o energético, até às Pousadas de Juventude, o dossier de reivindicações de nacionalizações por parte dos partidos da esquerda é extenso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Antes de ganhar as eleições ?! Então Costa não foi derrotado nas eleições legislativas ?!
    Realmente até confunde – ser derrotado e ser primeiro ministro ! Inédito em mais de 40 anos. Se não era esta safa da geringonça, o indiano Costa dizia adeus à política. Como as coisas são !…

  2. Qualquer nacionalização já vem tarde.
    Muitos dos serviços que têm vindo a ser privatizados só servem para roubar divisas do país.
    Metam todos os gatunos no tarrafal.

    • Bem dito! Querem que o mundo esteja na mão de uma elite minoritária de 1% da população mundial, enquanto que os 99% do resto da população fica pra mão de obra barata. Uma plantação de escravos moderna!

      Bom trabalho, Geringonça!

  3. Devem ser empresas falidas e onde deve haver greves frequentemente. O Zé Pagante que pague a fatura!! Mas pela vontade dos dois emplastros que estão à direita, até nacionalizavam tudo, penso eu de que…!!!

  4. Qual é o problema das nacionalizações? Pelo menos o estado volta a controlar empresas estratégicas que nunca deviam ter sido privatizadas. Olhem para os bancos que tiveram de ser regatados pelo estado, os “donos” roubaram tudo o que puderam aos seus próprios bancos e forçaram o estado a pagar as contas para evitar colapso da economia.

  5. “No entanto, o ECO relembra que esta já não é a primeira vez que o ECO propõe alterações…” Sr jornalista, e que tal fazer alterações ao texto?

RESPONDER

Novo método permite que painéis solares produzam mil vezes mais energia

Um novo método permite que os painéis solares produzam mais energia do que é habitual. A técnica passa pelo uso de cristais ferroelétricos, em vez de silício. Os investigadores da Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU) descobriram …

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …