Gerentes incluídos no novo apoio social. Proposta do PSD contou com o apoio de todos (menos do PS)

Os gerentes das micro e pequenas empresas que enfrentem uma quebra na faturação acima de 40% num dos meses do próximo ano vão poder aceder ao novo apoio social de 2021.

A proposta inicial do Governo e a versão final do PS não incluía um apoio específico para os gerentes, mas os empresários acabaram por ficar abrangidos graças à aprovação, já na quinta-feira, de uma outra iniciativa do PSD que contempla os gerentes prejudicados pela crise.

Depois de ver a sua proposta rejeitada na especialidade, o PSD chamou a iniciativa ao plenário e contou com o apoio das restantes bancadas. À exceção dos socialistas.

Desta forma, avança o Público, o apoio para os gerentes vai corresponder ao valor da remuneração registada como base de incidência contributiva (se for inferior a 658,22 euros) ou a dois terços da remuneração (se for igual ou superior a 658,22 euros). O apoio tem um teto máximo correspondente ao triplo do valor do salário mínimo que vigorar no próximo ano.

O diário informa ainda que neste apoio são abrangidos os gerentes que se encontrem em “paragem total” ou em quebra acentuada, “de, pelo menos, 40 % da faturação” nos 30 dias anteriores ao pedido apresentado na Segurança Social “com referência à média mensal dos dois meses anteriores a esse período, ou face ao período homólogo” de 2020.

O novo apoio vai abranger os desempregados sem acesso ao subsídio (trabalhadores por conta de outrem ou membros de órgãos estatutários); trabalhadores independentes e do serviço doméstico que enfrentam uma quebra na faturação; os estagiários; os gerentes das micro e pequenas empresas; e trabalhadores em situação de desproteção económica sem acesso a qualquer instrumento de proteção social.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E se o Senhor Rui Rio fosse 1º ministro também ia exigir que assinassem um documento como o senhor fez em 2006 quando as instituições da Cultura queriam o subsidio que o senhor tinha cortado.
    Publico dia 30 de Junho de 2006
    Câmara do Porto impõe lei da Rolha para atribuir subsídios, as instituições têm de assinar um contrato que as obriga a abster-se de criticar publicamente o município 30 de Junho de 2006.

RESPONDER

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …