Gelataria de Florença cobrou 25 euros a turista por um gelado. A multa foi de 2.000

Uma gelataria cobrou 25 euros por um gelado a um turista de Taiwan. Indignado, o turista queixou-se ao guia que o acompanhava, que chamou a polícia. O estabelecimento foi multado em dois mil euros.

Um turista de Taiwan pagou cerca 25 euros por uma bola de gelado em Florença, em Itália. O turista estranhou a quantia, ainda mais sendo a dose mais pequena, mas acabou por pagá-la. Mais tarde, porém, queixou-se ao guia turístico e o homem voltou para trás para fazer queixa do estabelecimento. A polícia foi chamada e a gelataria foi obrigada a pagar uma multa de dois mil euros.

Após o turista ter comentado a situação, o guia decidiu voltar à gelataria para exigir o preçário do estabelecimento, mas o pedido acabou por lhe ser negado. Perante a recusa dos responsáveis pelo estabelecimento, a polícia municipal foi chamada ao local e veio a comprovar que a tabela de preços estava atrás do balcão e não exposta à vista dos clientes, como manda a lei.

Questionados sobre os elevados preços praticados, os responsáveis pelo estabelecimento justificaram a “alta qualidade do produto”, conta o Observador. Ainda assim, a explicação de nada lhes valeu e foi cobrada um multa de dois mil euros.

Este não é caso único. Aliás, “esconder os preços é comum e um hábito que cria uma má impressão em todo o mundo, dado que os turistas são as principais vítimas”, referiu o polícia Elio Covino.

Em 2013, uma gelaria em Roma terá cobrado 54 euros a quatro turistas italianos. Já em agosto do ano passado, um casal italiano foi ao conhecido Gran Caffè Lavena, na Praça de San Marcos, e pagou 43 euros por duas garrafas de água e dois cafés.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olha lá até parece que por cá não fazem o mesmo, deve ser coisa latina, vejam quantas montras mostram o preçário do que têm à venda. Os anuncio de televisão muitos são os que não explicitam os preços até há um que os artigos têm 2 preços ou 30 euros ou muito menos do que está à espera.
    E nas prateleiras dos hipermercados muitos sem preço, artigos com preços trocados, promoções que na caixa passam a preço fora da dita promoção, outros com números só para quem vier munido de lupa, aldraba-se de qualquer maneira e feitio.
    Acho que a ASAE tornou-se numa equipa ou do relax ou recebe algum por fora para evitar esses locais.

  2. Em 2013 também paguei por uma bola de gelado 12€ em Florença. Reclamei e a senhora respondeu-me que eu era turista portanto era rico.

RESPONDER

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …

Galp recusou proposta para salvar empregos em Matosinhos (mas é Costa quem está "no olho do furacão")

O Governo tentou evitar o despedimento colectivo na refinaria da Galp em Matosinhos, desafiando a empresa a pagar uma formação feita "à medida" dos trabalhadores abrangidos. Mas a Galp recusou. Pelo meio, António Costa também …

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …