Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Mohammed Saber / EPA

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas.

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território.

Entretanto, Israel voltou a lançar ataques aéreos na Faixa de Gaza na noite desta quinta-feira, após ativistas do Hamas terem lançado balões incendiários em Israel pelo terceiro dia consecutivo, escreve o JN.



Segundo a agência Associated Press, não houve relatos de vítimas. Os militares disseram que aviões de combate atingiram “complexos militares e um local de lançamento de rockets do Hamas. Em cima da mesa está uma “variedade de cenários, incluindo a retoma das hostilidades“.

O lançamento de balões incendiários causou cerca de 20 incêndios no sul de Israel, de acordo com os bombeiros locais. Os ataques surgiram como resposta ao desfile de milhares de ultranacionalistas israelitas. O Hamas tinha ameaçado reagir à manifestação.

Este é o segundo conflito entre os dois territórios desde que o cessar-fogo foi acordado a 21 de maio, depois de 11 dias de confrontos que mataram mais de 200 palestinianos e 12 israelitas e fizeram muitos feridos.

O confronto surgiu na sequência de uma marcha em Jerusalém Oriental, ocorrida esta terça-feira e apelidada de Marcha das Bandeiras, feita por israelitas nacionalistas para celebrar a vitória do seu país na chamada Guerra dos Seis Dias, em 1967. Mais de 30 manifestantes palestinianos ficaram feridos e 17 pessoas foram detidas, tendo a polícia israelita disparado granadas e balas de borracha.

Este será um teste ao governo do novo primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, cuja coligação subiu ao poder no último domingo.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. São balões do Santo António e São João, são uns santinhos esses palestinianos, enquanto tiverem a gamela cheia à custa da comunidade internacional, jamais deixarão de provocar o vizinho!

RESPONDER

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …