Gatos podem apanhar e espalhar o novo coronavírus para outros gatos

Um novo estudo sugere que os gatos domésticos podem contrair e infetar outros gatos com o novo coronavírus, dois dias após terem sido expostos.

No entanto, nenhum dos animais de estimação observados no estudo ficou doente após ser infetado, o que insinua que talvez os gatos lidem melhor com o novo coronavírus do que os humanos.

Para efeitos de investigação, os cientistas expuseram seis gatos saudáveis ao SARS-CoV-2 através do nariz e da boca. Um dia depois, introduziram dois novos gatos ao grupo. Todos os gatos do primeiro grupo testaram positivo ao novo coronavírus dentro de dez dias após terem sido expostos. Os outros dois gatos apenas demoraram dois dias a ficarem infetados.

Os autores deste novo estudo, disponível para pré-visualização no portal bioRxiv, já submeteram o artigo para uma revista científica. Contudo, o estudo ainda não foi revisto por pares.

Segundo o Gizmodo, os investigadores concluem que “os felinos são suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2 e podem ser potenciais reservatórios do vírus”.

Embora os gatos ficassem infetados, não desenvolviam sintomas clínicos da doença. Apenas apresentaram ligeiros sinais, como por exemplo a inflamação nas vias respiratórias e nos pulmões. Os animais demoraram cerca de uma semana a desenvolver anticorpos contra o coronavírus.

Os resultados desta investigação corroboram as alegações de vários veterinários, que já diagnosticaram a covid-19 em alguns gatos domésticos, apesar de estes não apresentarem sintomas.

O próprio autor principal do estudo, Juergen Richt, diz que ainda há muito que não se sabe relativamente a como é que o coronavírus funciona nos gatos e noutros animais domésticos. O investigador apela a que se façam mais estudos para perceber melhor o possível risco que constitui para humanos e animais.

“A facilidade de transmissão entre gatos domésticos indica uma necessidade significativa de saúde pública para investigar a cadeia potencial de transmissão humano-gato-humano“, disse Richt. “Também é fundamental que os donos de animais sejam educados sobre os riscos e medidas preventivas para acalmar os medos e desencorajar o abandono dos animais”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É, toca a ter só cães.
    Sabiam também que quem tem gatos em casa não apanha o Coronavirus ?
    Cientistas, que cientistas ?
    Hipócritas.

    • Onde e em que é que se baseia nessas suas afirmações? Não é só mandar bitaites… É apresentar dados concretos disso…

RESPONDER

"É um título". Candidato liberal a Lisboa justifica declaração sobre nacionalização da TAP

Dias depois de terem sido recuperadas as declarações do candidato à Câmara Municipal de Lisboa pela Iniciativa Liberal sobre a TAP, Miguel Quintas justificou-as através de uma publicações no Facebook. No ano passado, questionado sobre até …

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …