Gatos podem apanhar e espalhar o novo coronavírus para outros gatos

Um novo estudo sugere que os gatos domésticos podem contrair e infetar outros gatos com o novo coronavírus, dois dias após terem sido expostos.

No entanto, nenhum dos animais de estimação observados no estudo ficou doente após ser infetado, o que insinua que talvez os gatos lidem melhor com o novo coronavírus do que os humanos.

Para efeitos de investigação, os cientistas expuseram seis gatos saudáveis ao SARS-CoV-2 através do nariz e da boca. Um dia depois, introduziram dois novos gatos ao grupo. Todos os gatos do primeiro grupo testaram positivo ao novo coronavírus dentro de dez dias após terem sido expostos. Os outros dois gatos apenas demoraram dois dias a ficarem infetados.

Os autores deste novo estudo, disponível para pré-visualização no portal bioRxiv, já submeteram o artigo para uma revista científica. Contudo, o estudo ainda não foi revisto por pares.

Segundo o Gizmodo, os investigadores concluem que “os felinos são suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2 e podem ser potenciais reservatórios do vírus”.

Embora os gatos ficassem infetados, não desenvolviam sintomas clínicos da doença. Apenas apresentaram ligeiros sinais, como por exemplo a inflamação nas vias respiratórias e nos pulmões. Os animais demoraram cerca de uma semana a desenvolver anticorpos contra o coronavírus.

Os resultados desta investigação corroboram as alegações de vários veterinários, que já diagnosticaram a covid-19 em alguns gatos domésticos, apesar de estes não apresentarem sintomas.

O próprio autor principal do estudo, Juergen Richt, diz que ainda há muito que não se sabe relativamente a como é que o coronavírus funciona nos gatos e noutros animais domésticos. O investigador apela a que se façam mais estudos para perceber melhor o possível risco que constitui para humanos e animais.

“A facilidade de transmissão entre gatos domésticos indica uma necessidade significativa de saúde pública para investigar a cadeia potencial de transmissão humano-gato-humano“, disse Richt. “Também é fundamental que os donos de animais sejam educados sobre os riscos e medidas preventivas para acalmar os medos e desencorajar o abandono dos animais”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É, toca a ter só cães.
    Sabiam também que quem tem gatos em casa não apanha o Coronavirus ?
    Cientistas, que cientistas ?
    Hipócritas.

    • Onde e em que é que se baseia nessas suas afirmações? Não é só mandar bitaites… É apresentar dados concretos disso…

RESPONDER

Sérgio Conceição sonha com o regresso de Herrera

Sérgio Conceição sonha com o regresso de Héctor Herrera, embora a transferência do jogador seja muito complicada. Um empréstimo seria a opção mais viável para os cofres portistas. O mexicano Héctor Herrera ainda deixa saudades no …

"Desespero e tirania". Trump não promete transição pacífica caso perca as eleições

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não promete uma transição pacífica na Casa Branco caso perca as eleições, agendadas para 3 de novembro. "Teremos de ver o que acontece. Sabem que me tenho queixado …

"Já nada me surpreende". Messi despede-se de Suárez com críticas ao Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi despediu-se esta quinta-feira do seu amigo e antigo companheiro de equipa Luis Suárez, que deixa agora o Barcelona para assinar pelo Atlético de Madrid. Recorrendo às redes sociais, Messi considera Luis …

Hortense Martins terá falsificado documento para não ser acusada no processo do marido

O Ministério Público (MP) acredita que a deputada e vice-presidente da bancada do PS na Assembleia da República Hortense Martins falsificou um documento para não ser acusada no processo do marido, Luís Correia, ex-presidente da …

Liga Europa. Sporting encontra velho conhecido e Rio Ave defronta gigante italiano

O Sporting CP vai receber os austríacos do LASK Linz, que apanharam na fase de grupos da edição passada. O Rio Ave vai defrontar o AC Milan, histórico emblema italiano. SL Benfica e Sporting de Braga …

Salário mínimo. Rio fala em "demagogia", Jerónimo exige que Governo cumpra acordo

O líder social-democrata considera que é "demagogia" querer aumentar o salário mínimo nacional. Já o secretário-geral do PCP diz que o Governo se prepara para não cumprir o valor do aumento do salário mínimo que …

Benfica empresta Florentino ao Mónaco

O futebolista português Florentino Luís vai jogar até ao final da temporada no Mónaco, por empréstimo do Benfica, informaram os dois clubes. "O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o Mónaco para …

Semedo permite a chegada de Dest

Há princípio de acordo entre Barcelona e Ajax. Jovem norte-americano também estava nos planos do Bayern Munique. Sergiño Gianni Dest deverá ser a próxima promessa do Ajax a deixar precocemente o plantel holandês. De acordo com …

Cemitério com "silhuetas de areia" fantasmagóricas pode pertencer a antigo reino

Construtores civis em Suffolk, Inglaterra, encontraram 200 sepulturas do século VII, que se acredita terem pertencido a um cemitério do reino anglo-saxão da Ânglia Oriental. A BBC escreve que muitos dos esqueletos ficaram reduzidos a manchas …

Rei da Noruega de 83 anos hospitalizado em Oslo

O rei da Noruega Harald V, de 83 anos, foi internado no principal hospital de Oslo, de acordo com o palácio real norueguês, que não forneceu mais detalhes sobre a saúde do monarca. O palácio real …