Gatos podem apanhar e espalhar o novo coronavírus para outros gatos

Um novo estudo sugere que os gatos domésticos podem contrair e infetar outros gatos com o novo coronavírus, dois dias após terem sido expostos.

No entanto, nenhum dos animais de estimação observados no estudo ficou doente após ser infetado, o que insinua que talvez os gatos lidem melhor com o novo coronavírus do que os humanos.

Para efeitos de investigação, os cientistas expuseram seis gatos saudáveis ao SARS-CoV-2 através do nariz e da boca. Um dia depois, introduziram dois novos gatos ao grupo. Todos os gatos do primeiro grupo testaram positivo ao novo coronavírus dentro de dez dias após terem sido expostos. Os outros dois gatos apenas demoraram dois dias a ficarem infetados.

Os autores deste novo estudo, disponível para pré-visualização no portal bioRxiv, já submeteram o artigo para uma revista científica. Contudo, o estudo ainda não foi revisto por pares.

Segundo o Gizmodo, os investigadores concluem que “os felinos são suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2 e podem ser potenciais reservatórios do vírus”.

Embora os gatos ficassem infetados, não desenvolviam sintomas clínicos da doença. Apenas apresentaram ligeiros sinais, como por exemplo a inflamação nas vias respiratórias e nos pulmões. Os animais demoraram cerca de uma semana a desenvolver anticorpos contra o coronavírus.

Os resultados desta investigação corroboram as alegações de vários veterinários, que já diagnosticaram a covid-19 em alguns gatos domésticos, apesar de estes não apresentarem sintomas.

O próprio autor principal do estudo, Juergen Richt, diz que ainda há muito que não se sabe relativamente a como é que o coronavírus funciona nos gatos e noutros animais domésticos. O investigador apela a que se façam mais estudos para perceber melhor o possível risco que constitui para humanos e animais.

“A facilidade de transmissão entre gatos domésticos indica uma necessidade significativa de saúde pública para investigar a cadeia potencial de transmissão humano-gato-humano“, disse Richt. “Também é fundamental que os donos de animais sejam educados sobre os riscos e medidas preventivas para acalmar os medos e desencorajar o abandono dos animais”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É, toca a ter só cães.
    Sabiam também que quem tem gatos em casa não apanha o Coronavirus ?
    Cientistas, que cientistas ?
    Hipócritas.

    • Onde e em que é que se baseia nessas suas afirmações? Não é só mandar bitaites… É apresentar dados concretos disso…

RESPONDER

PSD ignora decisão da concelhia na Guarda e escolhe candidato à revelia

A direção nacional do PSD é acusada de ter ignorado a decisão da concelhia na Guarda e ter escolhido um candidato às eleições autárquicas à revelia. Um grupo de militantes da Guarda apresentou uma queixa ao …

Medina apresenta auditoria sobre manifestações em Lisboa “nos próximos dias”

O Presidente da Câmara de Lisboa revelou que “na sequência da auditoria”, que será conhecida nos próximos dias, irá tomar “as medidas para assegurar que não voltam a acontecer” falhas na proteção de dados de …

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …