Gatos podem apanhar e espalhar o novo coronavírus para outros gatos

Um novo estudo sugere que os gatos domésticos podem contrair e infetar outros gatos com o novo coronavírus, dois dias após terem sido expostos.

No entanto, nenhum dos animais de estimação observados no estudo ficou doente após ser infetado, o que insinua que talvez os gatos lidem melhor com o novo coronavírus do que os humanos.

Para efeitos de investigação, os cientistas expuseram seis gatos saudáveis ao SARS-CoV-2 através do nariz e da boca. Um dia depois, introduziram dois novos gatos ao grupo. Todos os gatos do primeiro grupo testaram positivo ao novo coronavírus dentro de dez dias após terem sido expostos. Os outros dois gatos apenas demoraram dois dias a ficarem infetados.

Os autores deste novo estudo, disponível para pré-visualização no portal bioRxiv, já submeteram o artigo para uma revista científica. Contudo, o estudo ainda não foi revisto por pares.

Segundo o Gizmodo, os investigadores concluem que “os felinos são suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2 e podem ser potenciais reservatórios do vírus”.

Embora os gatos ficassem infetados, não desenvolviam sintomas clínicos da doença. Apenas apresentaram ligeiros sinais, como por exemplo a inflamação nas vias respiratórias e nos pulmões. Os animais demoraram cerca de uma semana a desenvolver anticorpos contra o coronavírus.

Os resultados desta investigação corroboram as alegações de vários veterinários, que já diagnosticaram a covid-19 em alguns gatos domésticos, apesar de estes não apresentarem sintomas.

O próprio autor principal do estudo, Juergen Richt, diz que ainda há muito que não se sabe relativamente a como é que o coronavírus funciona nos gatos e noutros animais domésticos. O investigador apela a que se façam mais estudos para perceber melhor o possível risco que constitui para humanos e animais.

“A facilidade de transmissão entre gatos domésticos indica uma necessidade significativa de saúde pública para investigar a cadeia potencial de transmissão humano-gato-humano“, disse Richt. “Também é fundamental que os donos de animais sejam educados sobre os riscos e medidas preventivas para acalmar os medos e desencorajar o abandono dos animais”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É, toca a ter só cães.
    Sabiam também que quem tem gatos em casa não apanha o Coronavirus ?
    Cientistas, que cientistas ?
    Hipócritas.

    • Onde e em que é que se baseia nessas suas afirmações? Não é só mandar bitaites… É apresentar dados concretos disso…

RESPONDER

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …

Governo espanhol avança com "plano de choque" para reduzir tarifas de eletricidade

Ministros do Governo de Sanchéz (PSOE) afirmam que o conjunto de medidas apresentadas conseguirão reduzir a fatura da eletricidade para os consumidores em 12% e reiteram a promessa feita de que o ano de 2021 …

Textor suspende compra de acções da Benfica SAD após dúvidas do clube (e Vieira diz que não recebeu a carta)

O empresário norte-americano John Textor anunciou que suspendeu o acordo com José António dos Santos, o "Rei dos Frangos", para a compra de 25% das acções da SAD do Benfica, até à realização das eleições …

Governo trava duplo combate à esquerda (e, em ano de eleições, há muitos "nós" para desatar)

Em ano de eleições autárquicas, com o PS a visar a manutenção da maioria das Câmaras do país, o Governo socialista enfrenta um duplo combate com os parceiros de esquerda, com a revisão da lei …

Porto quer nova companhia para substituir a TAP — e já enviou proposta para Bruxelas

A Associação Comercial do Porto (ACP) enviou uma proposta para Bruxelas a defender a "criação de uma nova companhia aérea para voos intercontinentais a partir de Lisboa e o apoio à captação de rotas para …

Mais de 84% dos jovens dos 12 aos 17 anos com pelo menos uma dose da vacina

Mais de 84% dos jovens entre os 12 aos 17 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, segundo dados da task force que coordena o processo de vacinação. Na segunda-feira, "cerca …

Seguido pelo Benfica, David Luiz explica porque assinou pelo Flamengo

David Luiz deu uma nega ao SL Benfica e optou pelo Flamengo. O defesa-central de 34 anos explicou a decisão que tomou de regressar ao Brasil. O Flamengo oficializou a contratação de David Luiz no sábado, …