Depois das agressões, surto de gastroenterite afecta curso da GNR

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O 40.º curso de formação de guardas da GNR que decorre em Portalegre, volta a ser notícia, depois do caso das agressões de instrutores a formandos. Agora, o problema é um surto de gastroenterite que afecta 27 militares.

Numa nota enviada à Rádio Renascença, o Comando Nacional da GNR refere que “um total de 27 guardas provisórios que se encontram a frequentar o 40.º curso, em Portalegre, apresentaram sintomas coincidentes com o quadro de gastroenterite”.

Os guardas “estão a ser avaliados clinicamente, estando a situação a ser acompanhada por uma equipa médica da GNR, em coordenação com a autoridade de saúde pública local”, refere a mesma nota.

A TSF apurou que esta “é a segunda vez em três meses” que o centro de formação da GNR em Portalegre vive um surto de gastroenterite. Em Outubro passado, as aulas terão mesmo sido suspensas, depois de 200 formandos terem revelado sintomas da doença de origem viral.

O curso de formação de guardas está a ser investigado pelo Ministério Público e pela própria GNR, depois de vários formandos terem sido espancados por instrutores, durante o módulo de “Bastão Extensível”.

Dez formandos terão recebido tratamento hospitalar com algumas mazelas graves, e alguns terão necessitado de realizar intervenções cirúrgicas.

Director do Curso exonerado de funções

O comandante do centro de formação já foi exonerado do cargo, na sequência do caso, como anunciou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

“Foi já aceite o pedido de exoneração do director do centro de formação de Portalegre da GNR, porque não é admissível a demora na notificação de factos relevantes”, referiu o ministro, criticando o tempo que demorou até ter conhecimento do sucedido.

Eduardo Cabrita referiu ainda que “a GNR facultará à investigação, quer do Ministério Público quer da IGAI (Inspecção Geral da Administração Interna), todas as imagens que são sempre realizadas nas acções de formação para que tudo possa ser adequadamente esclarecido”.

“Neste momento, devemos aguardar pelas conclusões sem nos precipitarmos”, acrescentou o governante, notando que “está a decorrer o inquérito” da IGAI e “a decorrer a averiguação interna pela GNR”. “O fundamental é apurarmos a totalidade da natureza dos factos”, sustentou.

Cabrita admitiu também ter ficado “desagradavelmente surpreendido” com o caso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Televisão pública do Alabama censura casamento homossexual em desenhos animados

A Alabama Public Television (APT), nos Estados Unidos, recusou transmitir um episódio de uma série de desenhos animados, no qual é representando um casamento homossexual, informa a BBC nesta terça-feira. Em causa está o primeiro episódio …

Johnny Depp acusa ex-mulher Amber Heard de ter pintado nódoas negras

O ator Johnny Depp acusou a ex-mulher, a atriz Amber Heard, de ter pintado nódoas negras com o objetivo de simular agressões físicas. O norte-americano frisa que nunca abusou de nenhuma mulher, prometendo negar as …

Dietas ricas em gordura causam sintomas de depressão

Dietas ricas em gordura podem causar sintomas de pressão. Isto pode explicar o porquê de pessoas obesas ou com excesso de peso não responderem tão bem aos antidepressivos como pessoas magras. Um novo estudo conduzido por …

Encontrados três testamentos de Aretha Franklin. Um estava escondido sob as almofadas da sala

Foram encontrados três testamentos de Aretha Franklin na sua casa em Detroit, meses depois da morte da rainha do soul. A cantora norte-americana faleceu em agosto de 2018 aos 76 anos. Franklin tinha 76 anos quando …

Ambulância envolvida em acidente mortal em Moura não tinha certificação do INEM

A ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa envolvida num acidente durante um serviço de emergência em Moura que provocou dois mortos não estava certificada pelo INEM e foi usada em substituição de outra que estava em …

Joana Ribeiro e Ana Padrão entram na série de Stephen King para a Amazon

As atrizes portuguesas Joana Ribeiro e Ana Padrão vão entrar na nova série baseada nos livros de Stephen King para a Amazon. De acordo com o Público, que avança com a notícia nesta terça-feira, a …

Chico Buarque é o Prémio Camões de 2019

O músico e escritor Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019, foi esta terça-feira anunciado na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, felicitou o músico …

Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram …

CDS usou símbolo do PS no Twitter. MP está a investigar "indícios de violação" da lei

O CDS-PP está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) depois de ter usado a sigla e o símbolo do PS numa publicação no Twitter. Em causa estão "indícios de violação" da lei eleitoral, conforme …

Muhlaysia foi espancada há um mês. Há dias mataram-na

Muhlaysia Booker, a mulher transgénero de 23 anos que foi espancada há um mês, foi morta a tiro. Para já, as autoridades descartam a possibilidade de o primeiro ataque e o homicídio estarem relacionados. A mulher …