Gastos em serviços e obras públicas subiram 29% em 2017

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em ano de eleições autárquicas, os gastos em obras públicas e na aquisição de bens e serviços subiram 29,1%, para 6,750 mil milhões de euros.

No ano passado, os organismos públicos publicaram 126.932 contratos de empreitadas de obras públicas e aquisição de bens e serviços no valor de 6.750 milhões de euros, mais 1.525 milhões do que em 2016.

Segundo a notícia publicada esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios, no espaço de um ano, os gastos do Estado com contratos públicos aumentaram significativamente para 29,1%.

Segundo a análise do jornal aos dados publicados em sínteses mensais sobre a contratação pública, divulgados pelo Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), entre 2016 e 2017, o número de contratos publicados aumentou 10,5% (12.079).

De acordo com o IMPIC, no ano passado, foram publicados 16.241 contratos de empreitadas de obras públicas no valor de 1.973 milhões de euros, mais 2.060 contratos (14,5%) e 490 milhões de euros (33%) do que em 2016.

Além disso, os dados revelam também que os organismos públicos continuam a optar pelo recurso ao ajuste direto na adjudicação dos contratos. Em 2017, foram publicados 103.598 contratos de empreitadas e aquisição de bens e serviços por ajuste direto no valor de 2.615 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este país não aprende. O número de funcionários públicos a aumentar, a despesa do Estado a aumentar, etc. É em tempos de vacas gordas que se tomam medidas de correção orçamental, para preparar o país para os tempos difíceis. Não é quando vem a crise que se anda num correrio a ver quem é que nos ajuda. Nessa altura é tarde. Depois a culpa é dos Alemães, que são uns mauzões e não nos querem dar dinheiro…

    • Tranquilo, para o ano que vem ou o outro, acaba-se o dinheiro que o Coelho amealhou, volta-se a pedir o auxílio externo, e para manter a tradição, o actual governo demite-se por falta de condições para governar.
      Desta vez cabe ao Rio vir dizer que “Portugueses, temos de apertar o cinto, sinto muito.”

      Sinceramente não me recordo de nenhum governo do PS que tenha acabado um mandato e saído porque perdeu as eleições.
      Rodrigues desistiu porque não tinha condições para governar, o Sócrates desistiu porque não tinha condições para governar (e tinha de fugir a polícia)

      E este vai pelo mesmo caminho, talvez sem a polícia, falta saber quanto estava no célebre cofre do coelho para saber quanto mais vai durar, se bem que acho este o mais inteligente dos ministros que o PS alguma vez criou.

      • Não podiam estar mais corretos. Este desgoverno que tanto mata, que tanto destrói, que não cuida da segurança dos seus cidadãos, que se deixar roubar, que nomeia incompetentes para cargos de responsabilidade, que cresce menos que a grande maioria dos nossos parceiros comunitários, que obtém um défice à custa de cativações, que é incapaz de assegurar serviços minimamente aceitáveis no domínio da educação e da saúde é um milagre ainda estar em funções.
        O povo, burro e desinformado, fica feliz por crescer 2,7% quando apenas cinco países cresceram menos do que nós da UE27. Todos os outros cresceram mais. Viva o PS, viva o saque ao país, viva a destruição do futuro de Portugal! Com este governo tão pouco importa que haja futuro, até porque infelizmente muitos portugueses nem lá chegarão, atendendo ao comportamento irresponsável no domínio dos incêndios, da segurança rodoviária, do roubo de armamento,…

  2. e assim se ganham eleiçoes….. infelizmente estes marxizados que agora comandam o covil do rato, esqueceram se que lutaram 30 anos contra a falta de eleiçoes livres no tempo do estado novo!!! juntando esta noticia á do aumento descarado dos funcionarios publicos .. todos ficam a saber como se manipula o voto do povo carente e semi analfabeto… nao e preciso ir a venezuela nem a cuba

  3. O problema não é a quantidade de dinheiro.
    O problema é esse dinheiro ser um gasto e não um investimento que, neste caso, teria um retorno a benefício do todo que é o conjunto dos cidadãos do PAIS.

RESPONDER

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …