Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos.

Como noticia o Jornal de Notícias, estes valores, porém, serão devolvidos quando as garrafas ou latas vazias forem entregues num dos pontos de retorno criados para o efeito no futuro sistema de depósito de embalagens de uso único, como supermercados ou lojas de bebidas.

A informação surge num relatório pedido pela Agência Portuguesa do Ambiente à 3drivers e à Nowa. No documento, vinhos e leite ficam para já de fora do sistema, por poderem gerar mau cheiro nas máquinas e nos locais de armazenamento das embalagens, escreve o diário.

Para reaver o dinheiro da tara, cobrado no momento da aquisição, é preciso devolver a embalagem num dos 10 a 20 mil pontos de retorno em todo o país.

As lojas com área superior a 200 metros quadrados terão de aceitar o retorno das garrafas e das latas, reembolsando os consumidores. As lojas entre 50 e 200 m2 só são obrigadas a ficar com as embalagens de bebidas que tenham para venda.

Por seu turno, os cafés, restaurantes e hotéis só dispensarão o pagamento do depósito se a bebida for consumida no estabelecimento. Já quando os clientes levarem os produtos para casa, o valor será exigido.

Para garrafas com menos de um litro, o estudo recomenda uma tara de cinco a dez cêntimos. Já para as embalagens entre 1 a três litros, varia entre os 10 e os 15 cêntimos. Por sua vez, os garrafões, irão continuar a ter de ser depositados nos ecopontos.

A embalagem pode ser trocada pelo dinheiro, ou a tara trocada na compra de uma bebida idêntica – ou descontada noutra compra.

Nas máquinas de recolha automática haverá ainda a possibilidade de creditar no Pay Pal, MB Way ou no cartão de cliente.

Pode ainda ser emitido um vale para trocar por dinheiro, ou doar o valor a instituições de solidariedade.

Para facilitar a vida do consumidor, as bebidas com tara obrigatória passarão a ter dois novos símbolos no rótulo: um referente à inclusão no sistema de depósito e outro referente ao valor da tara.

A medida, que poderá ser alargada às garrafas em vidro, está prevista para 2022, mas só chegará em 2023.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Caro konfrad

      Não sei se leu a notícia toda. Paga a taxa e depois recebe-a de volta quando devolver a embalagem. Não entendeu isso?

      É uma forma de o pessoal fazer o que não faz de outra maneira: reciclagem.

  1. Infelizmente esta é a única forma de motivar as pessoas a cumprir o mínimo que é exigido a cada um, que é reciclar os materiais no local correto. Não dá mais trabalho do que atirar para o lixo, é apenas um trabalho diferente.
    Na Alemanha o depósito por garrafa de plástico é 0,25 €. Na primeira vez que usei o sistema também achei estranho e aparentemente demasiado tecnológico, mas a partir da segunda garrafa não perdi mais nenhum cêntimo…
    Pena que não se consiga fazer o mesmo com outras outros materiais recicláveis. Só a educação pode fazer a diferença. Mas esse é um factor custa a mudar.

  2. Aqui na ilha da Madeira, a Empresa de Cervejas já o faz há muitos anos, com 0,3€ por garrafa.
    Existem até indivíduos que vasculham os contentores do vidrão à procura delas para as entregar no depósito.

  3. Já deviam ter feito isso às Máscaras, é uma vergonha o que andam pela rua. Se fossem vendidas a 0,20 cêntimos e trocadas por outras, agora oferecerem as máscaras s+o sem mais nada, é só lixo.

RESPONDER

Desvendada a origem misteriosa da aurora boreal

As partículas das tempestades solares são aceleradas pelo campo magnético da Terra e interagem com as partículas da atmosfera, criando o espetacular fenómeno da aurora boreal. Agora, e pela primeira vez, cientistas demonstraram o mecanismo …

Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso. Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data …

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …