Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos.

Como noticia o Jornal de Notícias, estes valores, porém, serão devolvidos quando as garrafas ou latas vazias forem entregues num dos pontos de retorno criados para o efeito no futuro sistema de depósito de embalagens de uso único, como supermercados ou lojas de bebidas.

A informação surge num relatório pedido pela Agência Portuguesa do Ambiente à 3drivers e à Nowa. No documento, vinhos e leite ficam para já de fora do sistema, por poderem gerar mau cheiro nas máquinas e nos locais de armazenamento das embalagens, escreve o diário.



Para reaver o dinheiro da tara, cobrado no momento da aquisição, é preciso devolver a embalagem num dos 10 a 20 mil pontos de retorno em todo o país.

As lojas com área superior a 200 metros quadrados terão de aceitar o retorno das garrafas e das latas, reembolsando os consumidores. As lojas entre 50 e 200 m2 só são obrigadas a ficar com as embalagens de bebidas que tenham para venda.

Por seu turno, os cafés, restaurantes e hotéis só dispensarão o pagamento do depósito se a bebida for consumida no estabelecimento. Já quando os clientes levarem os produtos para casa, o valor será exigido.

Para garrafas com menos de um litro, o estudo recomenda uma tara de cinco a dez cêntimos. Já para as embalagens entre 1 a três litros, varia entre os 10 e os 15 cêntimos. Por sua vez, os garrafões, irão continuar a ter de ser depositados nos ecopontos.

A embalagem pode ser trocada pelo dinheiro, ou a tara trocada na compra de uma bebida idêntica – ou descontada noutra compra.

Nas máquinas de recolha automática haverá ainda a possibilidade de creditar no Pay Pal, MB Way ou no cartão de cliente.

Pode ainda ser emitido um vale para trocar por dinheiro, ou doar o valor a instituições de solidariedade.

Para facilitar a vida do consumidor, as bebidas com tara obrigatória passarão a ter dois novos símbolos no rótulo: um referente à inclusão no sistema de depósito e outro referente ao valor da tara.

A medida, que poderá ser alargada às garrafas em vidro, está prevista para 2022, mas só chegará em 2023.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Caro konfrad

      Não sei se leu a notícia toda. Paga a taxa e depois recebe-a de volta quando devolver a embalagem. Não entendeu isso?

      É uma forma de o pessoal fazer o que não faz de outra maneira: reciclagem.

  1. Infelizmente esta é a única forma de motivar as pessoas a cumprir o mínimo que é exigido a cada um, que é reciclar os materiais no local correto. Não dá mais trabalho do que atirar para o lixo, é apenas um trabalho diferente.
    Na Alemanha o depósito por garrafa de plástico é 0,25 €. Na primeira vez que usei o sistema também achei estranho e aparentemente demasiado tecnológico, mas a partir da segunda garrafa não perdi mais nenhum cêntimo…
    Pena que não se consiga fazer o mesmo com outras outros materiais recicláveis. Só a educação pode fazer a diferença. Mas esse é um factor custa a mudar.

  2. Aqui na ilha da Madeira, a Empresa de Cervejas já o faz há muitos anos, com 0,3€ por garrafa.
    Existem até indivíduos que vasculham os contentores do vidrão à procura delas para as entregar no depósito.

  3. Já deviam ter feito isso às Máscaras, é uma vergonha o que andam pela rua. Se fossem vendidas a 0,20 cêntimos e trocadas por outras, agora oferecerem as máscaras s+o sem mais nada, é só lixo.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …