Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos.

Como noticia o Jornal de Notícias, estes valores, porém, serão devolvidos quando as garrafas ou latas vazias forem entregues num dos pontos de retorno criados para o efeito no futuro sistema de depósito de embalagens de uso único, como supermercados ou lojas de bebidas.

A informação surge num relatório pedido pela Agência Portuguesa do Ambiente à 3drivers e à Nowa. No documento, vinhos e leite ficam para já de fora do sistema, por poderem gerar mau cheiro nas máquinas e nos locais de armazenamento das embalagens, escreve o diário.

Para reaver o dinheiro da tara, cobrado no momento da aquisição, é preciso devolver a embalagem num dos 10 a 20 mil pontos de retorno em todo o país.

As lojas com área superior a 200 metros quadrados terão de aceitar o retorno das garrafas e das latas, reembolsando os consumidores. As lojas entre 50 e 200 m2 só são obrigadas a ficar com as embalagens de bebidas que tenham para venda.

Por seu turno, os cafés, restaurantes e hotéis só dispensarão o pagamento do depósito se a bebida for consumida no estabelecimento. Já quando os clientes levarem os produtos para casa, o valor será exigido.

Para garrafas com menos de um litro, o estudo recomenda uma tara de cinco a dez cêntimos. Já para as embalagens entre 1 a três litros, varia entre os 10 e os 15 cêntimos. Por sua vez, os garrafões, irão continuar a ter de ser depositados nos ecopontos.

A embalagem pode ser trocada pelo dinheiro, ou a tara trocada na compra de uma bebida idêntica – ou descontada noutra compra.

Nas máquinas de recolha automática haverá ainda a possibilidade de creditar no Pay Pal, MB Way ou no cartão de cliente.

Pode ainda ser emitido um vale para trocar por dinheiro, ou doar o valor a instituições de solidariedade.

Para facilitar a vida do consumidor, as bebidas com tara obrigatória passarão a ter dois novos símbolos no rótulo: um referente à inclusão no sistema de depósito e outro referente ao valor da tara.

A medida, que poderá ser alargada às garrafas em vidro, está prevista para 2022, mas só chegará em 2023.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Caro konfrad

      Não sei se leu a notícia toda. Paga a taxa e depois recebe-a de volta quando devolver a embalagem. Não entendeu isso?

      É uma forma de o pessoal fazer o que não faz de outra maneira: reciclagem.

  1. Infelizmente esta é a única forma de motivar as pessoas a cumprir o mínimo que é exigido a cada um, que é reciclar os materiais no local correto. Não dá mais trabalho do que atirar para o lixo, é apenas um trabalho diferente.
    Na Alemanha o depósito por garrafa de plástico é 0,25 €. Na primeira vez que usei o sistema também achei estranho e aparentemente demasiado tecnológico, mas a partir da segunda garrafa não perdi mais nenhum cêntimo…
    Pena que não se consiga fazer o mesmo com outras outros materiais recicláveis. Só a educação pode fazer a diferença. Mas esse é um factor custa a mudar.

  2. Aqui na ilha da Madeira, a Empresa de Cervejas já o faz há muitos anos, com 0,3€ por garrafa.
    Existem até indivíduos que vasculham os contentores do vidrão à procura delas para as entregar no depósito.

  3. Já deviam ter feito isso às Máscaras, é uma vergonha o que andam pela rua. Se fossem vendidas a 0,20 cêntimos e trocadas por outras, agora oferecerem as máscaras s+o sem mais nada, é só lixo.

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam concertação social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …