Depois do Santa Maria, Garcia de Orta passa a ter área de pré-triagem

Tiago Petinga / Lusa

Ambulâncias aguardam pela pré-triagem aos doentes à chegada ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa

À semelhança do que aconteceu no Hospital de Santa Maria, foi instalada uma área de pré-triagem de ambulâncias este domingo no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

De acordo com o Diário de Notícias, a nova área de pré-triagem tem como objetivo aliviar a pressão assistencial à covid-19, que já aumentou a taxa de ocupação do hospital para 323%.

A área conta com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e é muito semelhante à que foi instalada na passada sexta-feira no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

“Fizemos um apelo de colaboração à Proteção Civil e ao INEM para que nos viessem instalar um sistema de pré-triagem. Pensamos que seja útil. Não tem sido uma gestão fácil. A grande dificuldade que temos tido – apesar de todo o investimento feito na criação de enfermarias – é a pressão assistencial, que é muita e rapidamente as vagas ficam preenchidas”, referiu Nuno Marques, diretor clínico do HGO, ao diário.

Este domingo, a unidade hospitalar contava com 245 doentes internados, 27 dos quais em unidades de cuidados intensivos. O Garcia de Orta permanece no nível III do seu Plano de Contingência, mantendo a sobrelotação do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória.

À Lusa, o comandante regional da ANEPC, Elísio Oliveira, disse que o dispositivo instalado é uma forma de garantir que os doentes que chegam às urgências “são avaliados e apenas seguem para a parte hospitalar aqueles que realmente carecem desse tipo de cuidados”.

“A pré-triagem vai reduzir a pressão sobre o serviço de urgência, tentando auxiliar para acabar com estas filas de ambulâncias e as longas esperas junto ao serviço de urgência”, afirmou, adiantando que a parceria vai funcionar diariamente entre as 12h00 e as 20h00.

Este domingo, estiveram duas equipas constituídas por médico e enfermeiro do INEM na área de pré-triagem do hospital. A partir desta segunda-feira, junta-se uma terceira equipa proveniente do agrupamento de centros de saúde (ACES) de Almada-Seixal.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …