/

Depois do Santa Maria, Garcia de Orta passa a ter área de pré-triagem

Tiago Petinga / Lusa

Ambulâncias aguardam pela pré-triagem aos doentes à chegada ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa

À semelhança do que aconteceu no Hospital de Santa Maria, foi instalada uma área de pré-triagem de ambulâncias este domingo no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

De acordo com o Diário de Notícias, a nova área de pré-triagem tem como objetivo aliviar a pressão assistencial à covid-19, que já aumentou a taxa de ocupação do hospital para 323%.

A área conta com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e é muito semelhante à que foi instalada na passada sexta-feira no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

“Fizemos um apelo de colaboração à Proteção Civil e ao INEM para que nos viessem instalar um sistema de pré-triagem. Pensamos que seja útil. Não tem sido uma gestão fácil. A grande dificuldade que temos tido – apesar de todo o investimento feito na criação de enfermarias – é a pressão assistencial, que é muita e rapidamente as vagas ficam preenchidas”, referiu Nuno Marques, diretor clínico do HGO, ao diário.

Este domingo, a unidade hospitalar contava com 245 doentes internados, 27 dos quais em unidades de cuidados intensivos. O Garcia de Orta permanece no nível III do seu Plano de Contingência, mantendo a sobrelotação do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória.

À Lusa, o comandante regional da ANEPC, Elísio Oliveira, disse que o dispositivo instalado é uma forma de garantir que os doentes que chegam às urgências “são avaliados e apenas seguem para a parte hospitalar aqueles que realmente carecem desse tipo de cuidados”.

“A pré-triagem vai reduzir a pressão sobre o serviço de urgência, tentando auxiliar para acabar com estas filas de ambulâncias e as longas esperas junto ao serviço de urgência”, afirmou, adiantando que a parceria vai funcionar diariamente entre as 12h00 e as 20h00.

Este domingo, estiveram duas equipas constituídas por médico e enfermeiro do INEM na área de pré-triagem do hospital. A partir desta segunda-feira, junta-se uma terceira equipa proveniente do agrupamento de centros de saúde (ACES) de Almada-Seixal.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.